Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

3) sim. Muito legal. você tem um dom. Seu esquema tá muito bem feito (desenhado): bem distribuído. Só troque o simbolo do terra pro correto pois há uma chance do seu professor perceber. E de fato não vale a pena simular.

1) sim. Deixe o dissipador o maior possível: a altura da caixa

2) sim. Perceba que o fluxo de  ar não vai passar direito por entre as aletas mas já é alguma coisa.

Concluindo a sessão elogios, sua fonte tá bem simples,funcional, sem frescura de chaveamento, aumento de corrente, eficiência e etc. Bem... só mencionei isso pois tenho uma de 1981 linear cujo controle é o neandertal lm723 com estas mesmíssimas características e funciona até hoje.... Sério..

Menores frascos, melhores perfumes.

Sucessos

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
21 horas atrás, Dobro disse:

Ele calculou 22W no LM317 e utilizou apenas este dissipador, me surgiram dúvidas:

Bela montagem !  Mas o autor também sabia que não tinha como dissipar isso tudo, e que a proteção térmica iria atuar...

Mas em várias situações será possível conseguir uma corrente boa, acima de 1A, apenas quando a tensão de saída for muito baixa que a coisa complica...

Paulo

• Curtir 1
Postado

Uma dúvida que está me incomodando.

Ao invés de montar a fonte simétrica, por que então não montar duas fontes que dividem a potência?

Qual a vantagem em montar a simétrica ao invés de usar duas?

• Membro VIP
Postado

🤔Esta dúvida incomoda muita (e muito a) gente pois... você vai montar algo que nem sabe pra quê serve ou onde/como vai usar??!! Meio que zoei mas foi o que entendi de imediato. Perdão mas digamos que foi exatamente esta sua inquietação:

A fonte simétrica (+ gnd - ) tem seu lugar. P.ex. a V+ e V- de um circuito com ampop; ou quando p.ex. você precisa de 36V pra alimentar um led mas você só tem +20 e -20, basta-lhe aplicar o led entre o +20 e -16 pois 20 -(-16)=36 e um monte de etc que não me vem a mente agora.

Mas se isso soa óbvio d+, sorry.

Se você não for usar a V negativa, é mesmo bom rever o projeto.

Mas de fato duas fontes tende a ser mais vantajoso pra quando não precisar da outra (negativa): uma na gaveta, outra na bancada: vai ligar uma fonte só; quem tem duas tem uma, quem tem uma não tem nenhuma;  E pode aumentar a corrente (potência) se ligar em paralelo. E ligando em série tem V maior. Ou seja, tem que colocar isso na balança.

abç

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

você vai montar algo que nem sabe pra quê serve ou onde/como vai usar??!!

Admito que é verdade.
Atualmente como estudante do 2º período de engenharia mecatrônica não tenho necessidade alguma de possuir essa fonte. Mas já obtive e irei obter muito mais conhecimento com sua montagem. A necessidade futura da fonte é inquestionável, e como já disse, a ideia em montar ela veio da disciplina, então por conveniência, o momento é oportuno para sanar uma necessidade futura.

Se você não for usar a V negativa, é mesmo bom rever o projeto.

Quando pensei nas especificações, pensei em uma "fonte coringa".

O fato dela ser simétrica é por pura conveniência, sei que serve para amplificadores operacionais, e acredito que algum dia vou precisar, mas não faço ideia de qual tensão ou quanto de corrente irei precisar, mas creio que essa configuração basta.

Ou seja, tem que colocar isso na balança.

É exatamente isso que estou fazendo, pois apenas com a simétrica, não existe uma associação em paralelo para obter maior corrente, já o restante, obter maior tensão, simetria, dois canais (apesar de ser mais confuso na simétrica); ambas possuem.

É por isso da pergunta, ao meu ver, analisando ambas, a simétrica possui apenas a vantagem de entregar tensão negativa de forma direta e com a possibilidade do aterramento real (correto?). Mas desvantagem em não oferecer dois canais de forma direta e não possibilitar a associação em paralelo para aumento da corrente.

Estou pesando em montar uma fonte com dois canais, não exatamente duas fontes iguais, assim pretendo diminuir sua especificação de 1,5A para 1A, e existindo a necessidade maior que 1A, posso ter 2A.

383945854_Semttulo.png.26cafc33687eaac853ac0dff93d70da9.png

• Membro VIP
Postado

Excelente evolução tecnológica amigo. De fato a fonte acima em @Dobro é melhor, mais flexível, mais configurável e etc. E sim, configurável pra simétrica também, claro.

20 minutos atrás, Dobro disse:

a simétrica possui apenas a vantagem de entregar tensão negativa de forma direta e com a possibilidade do aterramento real (correto?). Mas desvantagem em não oferecer dois canais de forma direta e não possibilitar a associação em paralelo para aumento da corrente.

correto. Basta-te ligar o + e uma no - da outra e este ponto passa a ser seu terra 'real'. Só em paralelo vão aparecer questões semiobscuras mas nada que um ajuste de tensões iguais não resolva. Talvez um R +- baixo em cada saída pra dar uma equilibradinha básica mas talvez nem. Mas penso que este ainda não é seu momento. Um outro momento que ainda não é o seu - mas vai ser - é a questão da segurança contra curtos. Aguarde-o.

• Curtir 1
Postado

Apenas uma observação:

Curso de Mecatrônica envolve motores / servos .... o correto seria uma fonte com maior capacidade de corrente, pelo menos nos 12V ....

Paulo

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Só em paralelo vão aparecer questões semiobscuras

Acredito que já estou a par dessa situação, não que esteja totalmente confiante, mas tenho consciência dos cuidados que terei que ter.

Tanto é que já está na lista de compras, potenciômetros multivoltas.

29 minutos atrás, aphawk disse:

o correto seria uma fonte com maior capacidade de corrente, pelo menos nos 12V

A expectativa inicial era apenas uma fonte ajustável até 36V com algum valor razoável de corrente, mas conforme fui sendo apresentado os problemas dessa corrente razoável (componentes compatíveis, custos, tamanho, peso, dissipação de calor) as especificações foram diminuindo, tanto é para manter a confiabilidade da fonte para com a alimentação dos circuitos eletrônicos, pois apesar de existirem motores, acredito de início a boa maioria será de baixa potência.

É por isso que a ideia ainda se prende em uma simétrica ou uma dupla, pois além de serem coringas, posso ter até 40V se necessário, e se a fonte for dupla, associar os canais em paralelo para aumentar a corrente.

Ficaria contente em fazer a simétrica, pois já tenha uma boa consciência de seu funcionamento. Mas ainda não estou seguro sobre a mudança para a fonte dupla: posso usar apenas um transformador com derivação central? Teria algum problema que não percebi? ou é melhor usar dois transformadores? mas se for usar dois transformadores, talvez fosse mais confortável fazer então duas fontes (duas peças)...

Vou pensar, analisar e pesquisar mais um pouco.

Ficarei grato com qualquer sugestão/indagação/problema.

Postado

@Dobro ,

Mecatrônica não é Eletrônica!

Essa fonte que você projetou é boa para Eletrônica. A parte simétrica basta uma saida fixa de +- 15V/ 1A e será mais que o suficiente, a menos que você pretenda montar um bom amplificador transistorizado de média ou alta potência.

Mas a sua sorte na Mecatrônica é que hoje pode-se comprar uma fonte chaveada de 12V / 5A por um preço bem camarada, e 95% de seus possíveis problemas con fontes estão resolvidos.

Fique com o transformador de derivação central.

Paulo

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Dobro disse:

Teria algum problema que não percebi?

sim... talvez.

10 horas atrás, aphawk disse:

transformador de derivação central

Para a última foto do autor, o correto é dois trafos ou um trafo com duas saídas independentes. E não consigo ver muita diferença entre com e sem center tape. Só uma bem distante do momento do autor: com center tape, o terra fica "amarrado" diretamente no trafo dando-lhe uma espécie de "blindagem" mais eficiente ... ou no mínimo mais "elegante"

Meu voto vai para...

11 horas atrás, Dobro disse:

é melhor usar dois transformadores

inconscientemente sua boa intuição te fez criar seu nick ... (af fraquinha eu sei...)

abç

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...