Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
5 horas atrás, Gu1426 disse:

Meu multímetro é um DT830B, o mesmo não faz "beep" na escala de continuidade, onde eu devo ligar o piezoelétrico na placa dele?

Em lugar nenhum. 

Precisa ter um circuito adicional pra fazer apitar conforme a continuidade. 

Não é tão simples assim. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
                   3V
                   o
                   |
              +----+
              1    |
              0    | e
    led       k  |/
   +-|<-[4k7]-+--|bc558
   |             |\
<---               | c 
ponteira           -/|
<---                 |buzzer ativo
   |               -\|
   |               |  
   +---------------+
         gnd

um buzzer 1/2 boca conceitual (que já fiz) minimalista que só bipa bem quando ponteiras em contato direto. p.ex.: não bipa com diodo pois não vence barreiras vbe do tr e vak do led. Mas o led pode acender indicando algum contato não curto. Substitui 1/2bocamente o do multímetro que só bipa com R<70.

Ok.. é de pobre (e de onde venho) mas o que tenho a oferecer. É simples mas é de coração. E pode não ser totalmente inutil... e não use led verde.

abç

• Curtir 2
  • 5 anos depois...
  • Membro VIP
Postado

No YouTube há um punhado de vídeos de perda de tempo: fantasiar o multímetro com um buzzer e uma chave ligados à bateria através das pontas de prova.

Ocorre-me ser adequado deixar de pretender modificar o multímetro com tamanha gambiarra, e optar por fazer um pequeno dispositivo à parte, como o proposto por @.if.

Em 09/11/2018 às 09:36, .if disse:

não bipa com diodo

Em 09/11/2018 às 09:36, .if disse:

Substitui meia-bocamente o do multímetro [vindo de fábrica], que só bipa com R < 70 Ohms.

É o único problema a se resolver.

Update

Eis imagem com pixels, de um circuito irmão:

clip_image0022.jpg.3c4136e41306b452335891c9d8643604.jpg

Fonte: blog Eletrônica Armando

@.if, estou tendo dificuldade para "decodificar" seu ASCII. O que quer significar a indicação de "auto-oscilante"?

Update 2

Interpretei assim:

(edição: conforme salientou @.if, na minha ilustração a seta do transistor ficou errada, para o lado errado)

Imagemcompleta24-06-202411_172.jpg.07e809649646700b71db76fdc8e7d9c2.jpg

@.if, é isso mesmo?!

Se for, ficaria ainda mais grato recebendo um pouco de texto explicativo.

Qual é a serventia de ser LED? Pois os 380 uA não irão acendê-lo.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

é isso mesmo?!

Bateu na trave amigo. O transistor é um PNP ou seja setinha apontando pra base bc558 p.ex.

dificuldade para "decodificar" seu ASCII

Desculpe amigo. É que naquela [antiga] data foi a 1ª coisa que apareceu na cabeça. Hoje em dia eu iria de buzzer ativo (clique)

E só porque você falou, resolvi usar meus superpoderes de edição do passado... Veja lá. Na vida bem que poderia ter esta possibilidade hein..?  😁

Ah sim, o funcionamento é simples: basta uma corrente mínima de base, deve acender um pouco o led de alto brilho e esta provoca uma correntona no coletor que vai acionar o buzzer. De quebra você visualiza (e ouve) o funcionamento básico de um transistor.

De fato aquilo pode ser anabolizado com um capacitor em série pra se "ver" um sinal ac. Algo como um osciloscópio muuuuito pobre, de pobre e para pobre mesmo. Num futuro crio algo do gênero

• Obrigado 2
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

questões com este circuito mais simples

Prós:

-mais barato

-buzzer mais alto

-led mais brilho

Nem tanto:

-considera que tem que haver um curto pra funcionar a contento: bip e led no máximo. Aquele [100%] meu: R "alta" ele aciona

Melhoria: coloque 9V nele também e coloque mosfet no lugar o bjt: aciona com 2 varetas metálicas na água. De fato [é sério!] já fiz um trem deste quando o tanquinho transbordou há alguns biênios. Deu meio que certo comigo. Projeto [e produto] não totalmente inútil, "vendi" no boteco uma vez...Ouvi [voz de bêbado] algo como "faz um que eu compro docê!" . Só ficou nisso kk

Qualquer momento "desenho" ele por cá. Se bem que acho que já o fiz... Faço de novo, coincidentemente = a num tópico recente 🙃

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
49 minutos atrás, .if disse:

considera que tem que haver um curto pra funcionar a contento: bip e led no máximo

Diodo como objeto de teste já altera suavemente o resultado. Mas LED altera muito mais. Requer tensão maior. "Resultado" é comportamento, intensidade da saída. De fato o simples só serve a escopo de testes bem menor.

O resumo é este: o projetinho com MOSFET amplia o escopo ao máximo.

Tem um detalhe. O teste de continuidade que vem embarcado nos multímetros é definido numa fronteira. Você mencionou 70 Ohms.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O teste de continuidade que vem embarcado nos multímetros é definido numa fronteira. Você mencionou 70 Ohms.

Não é necessariamente uma regra nem valor preciso. Acima disso não bipa. É conhecimento empírico.

Diodo como objeto de teste

É melhor usar multímetro mesmo.

De fato o simples só serve a escopo de testes bem menor.

De fato é mais pra teste de continuidade passa/não passa tipo fio arrebentado.

Como disse, olha este "osciloscópio" conceitual minimalista com led  [abaixo do nível da linha da extrema pobreza]:

+---|<---+   led
              100nF |        |
sinal lógico----||--+        +---+
                    |        |   |                                  
               led  +--->|---+   |                                
                                 |
ref--------[1k]------------------+                          

Com ele dá pra ver p.ex. se sinal pwm no gate de algum mosfet/igbt está presente. Que acho que já "desenhei" por estas bandas. 🙃

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
56 minutos atrás, .if disse:

Como disse, olha este "osciloscópio" conceitual minimalista com led [...]

dá pra ver p.ex. se sinal pwm no gate de algum mosfet/igbt está presente

O capacitor em série deixa passar AC. Mas PWM seria DC oscilante.

"ref" é GND?

Por que LED para a ida e para a volta?

Aliás, como usa?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

O capacitor em série deixa passar AC. Mas PWM seria DC oscilante.

Pro capacitor tudo é a lesma lerda. Alternando ou oscilando ele enxerga do mesmo jeito. Alternar não precisa ser considerado como vai e vem mas algo que se altera com a passagem do tempo. Ou seja, seu "DC oscilante".

23 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

O capacitor em série deixa passar AC

Eu (eu) gosto de dizer que o capacitor deixa passar o momento de transição, tanto faz indo e vindo ou aumentando e diminuindo. Já falei que ele é o componente mais filosófico da eletrônica 😁, bloqueia ruídos, aplaina oscilações, detecta transições, e etc e o mais legal, o mais simples até pra construir e desenhar: duas placas paralelas, duas linhas paralelas.🙃

27 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

"ref" é GND?

Pode considerar sim. No entanto eu tive o cuidado de remover o termo GND pois pra ver acionamento de gate de mosfet/igbt p.ex. a ref nem sempre é o gnd mas sim o Source que numa configuração push pull, o de cima não está no gnd.

30 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Por que LED para a ida e para a volta?

Pra carregar E descarregar o capacitor. Elevando o patamar da coisa, olha isso...

230-V-AC-Main-Operated-LED-Powerfull-NIG

Se fosse só um ele ia piscar só uma vez quando na carga e ia manter o cap carregado e a corrente não fluiria mais. .. algo como um retificador meia onda sem carga.

32 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

como usa?

Aí envolve conhecimentos adicionais bem como o do circuito a ser avaliado. Tem-se que saber de antemão onde estaria o sinal a ser avaliado... como no ex. o pwm entre gate e source de um mosfet.

Como supramencionei, este meu (meu) circuito nem sempre pode ser colocado com relação ao gnd

Infineon_Introduces_650V_High-Side_And_L

Se for avaliar o sinal ac de acionamento do mosfet de cima e estiver no gnd, vai aplicar 650V no tadinho. Importante também ser alimentado por bateria/pilha pra melhorar a isolação.

😜

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Por que não se pratica comercialmente?

Quem disse que não?! Há anos, uma de minhas primeiras compras da china foi um pacotão de lâmpadas led que era apenas uma ponte, capacitor e leds. Quase este daí de cima...

15 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Por que não se pratica comercialmente?

Teorias:

-Não é bivolt... ou fullrange

-queima fácil os leds (as minhas queimavam rapidão e eu trocava um ou + led. ainda tenho algumas)

-O preço dos drivers bivolt caiu muito.

-Preferiu-se uma mínima melhora da qualidade.

-normas com relação ao f.p. A sem driver tinha baixo f.p.

-etc: eis o motivo 🤪

• Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...