Ir ao conteúdo

Proteção contra curto circuito em fonte ajustável.

Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Postado

então, estava pensa em como seria [ara por um circuito contra curto em fontes ajustaveis. eu pesquisei e me pareceu que para eu por um SCR eu preciso "settar" uma dada corrente, mas para isso preciso de um tensão de referencia, mas se essa tensão for variavel?

• Membro VIP
Postado

Esta do scr é a mais legal e minimalista, ao meu ver. E não precisa V referência. Desde que não precise de precisão absurdamente absoluta, a própria Vgk geralmente 0,6V é a sua ref. Algo como: precisa de limitar a 2A? Um r de 0,33ohms x 2W resolve. Publique o esquema que você achou que deve ser.

abç

Postado

tava lendo que eu poderia botar o circuito do scr antes da etapa de saida da fonte no caso, depois da ponte retificadora? o circuito deveria ser para 10A ou mais... achei esse aqui tyn410.. o R2 seria de 2 ohms para 10A? a fonte tem como tensões 1.25-35V

art2340_0002.jpg

• Membro VIP
  • Solução
Postado

9 minutos atrás, Hudsonkem disse:

tava lendo que eu poderia botar o circuito do scr antes da etapa de saida da fonte no caso, depois da ponte retificadora?

Sim leu corretamente.

11 minutos atrás, Hudsonkem disse:

achei esse aqui tyn410.. o R2 seria de 2 ohms para 10A?

Amigo, vi no d.s. que o tic106 tem 0,6V de Vgt (e não k como disse). De fato varia de 0.4 a 1.0V. É a tensão de trigger ou disparo dele. Já o do TYN410 vi que é de 1.5V. Então a conta é simples R=V/I. Seu R vai ser de 1.5/10 = 0.15Ohms.  Ele precisa de uma corrente maior no gate pra disparar mas penso que isso não deve ser problema imediato

Bateu na trave...

15 minutos atrás, Hudsonkem disse:

R2 seria de 2 ohms para 10A?

16 minutos atrás, Hudsonkem disse:

a fonte tem como tensões 1.25-35V

Ok.. isso não entra na conta.

Dica: coloque um outro R duns 47..100 Ohms em série pro gate. Meio que pra protegê-lo, entende?

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Hudsonkem disse:

minima de 0.2v. no caso devo optar pela maxima

Dica-prática: faça pela V média ou típica e coloque um trimpot pra ajuste. Claro a corrente alta não deve passar pelo trimpot. P.ex. ele em paralelo com o gate catodo com um R que te falei em série.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!