Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Uso um notebook Dell Inspiron 15 (Modelo I15-5558-B40) para trabalho (uso de funções básicas) e de uns dois meses pra cá ele passou a ter comportamento estranho, com excesso de travas, lentidão, mesmo sendo uma máquina média, porém acima da capacidade para o que eu preciso usar nela.

Deste tempo pra cá, passei a receber um aviso da BIOS ao ligar o notebook (segue imagem anexo), de algo dizendo que o tipo do adaptador não pode ser definido. Já consultei todos os tipos de 'planos de energia' no Note e nenhuma mudança surtiu efeito. Sem querer, descobri que o Notebook funciona perfeitamente bem (voando), quando não está conectado na energia, porém, é só conectar a bateria para que ele pare completamente de funcionar (demora para executar processos, lentidão, fica péssimo demais), o que me faz crer que é algum problema físico com o carregador, pois quando conecto novamente, além das travas já mencionadas, eu recebo o aviso de que possuo X % de bateria restante, acompanhado do adendo (Conectada, mas não carregando). Uma hora a bateria acaba e não sei o que fazer. Ora carrega, ora não.

Alguém tem alguma ideia do que eu possa fazer? Mando anexo uma foto do carregador e uma foto da mensagem que recebo ao ligar o PC.

Obrigado desde já!!

carregador dell.jpg

Dell.jpg

Postado

Veja na configuração de energia se não está habilitado o modo "economia de energia" que costuma "castrar" o processador principalmente, causando lentidão. Outra causa de lentidão é o excesso de temperatura. Veja se seu equipamento está livre de poeira, com a pasta térmica em ordem e não ressecada, pois no momento que você tem os dissipadores/fan sujos e entupidos de poeira, a CPU aquece e como forma de se autoproteger, ela reduz o clock pouco a pouco, daí a lentidão acontece mesmo.

Postado

O que parece que está acontecendo é que o notebook não consegue determinar a fonte que está conectada (pode ser que ela esteja com defeito, enviando uma corrente ou tensão menores que o notebook exige) e então reduz o clock/consumo do processador para evitar danos. Você pode confirmar isso abrindo o Gerenciador de Tarefas e na aba Desempenho, verifique o uso de CPU e o clock que ela fica quando conectado no carregador.

Experimente tentar utilizar outra fonte, atualizar a BIOS ou se não resolver, pode contornar o problema usando o programa ThrottleStop. Ele vai forçar o processador a trabalhar nos clocks mais altos.

Postado

Verifiquei e não está habilitada a opção. Parece que é de Lua, por que hoje, conectado na fonte ele está funcionando normalmente. Ora vai, ora não...não sei exatamente o que acontece...

• 3 meses depois...
Postado

Bom dia, estou com um problema semelhante. Tenho um Notebook Dell Inspiron 15R 5548 (abaixo colocarei as especificações). De um tempo de uso pra cá, começou a dar esse mesmo problema: ao conectar o carregador na tomada, o notebook perde TODO desempenho e também recebo o aviso de que possuo X % de bateria restante, acompanhado do adendo (Conectada, mas não carregando), também passei a receber um aviso da BIOS ao ligar o notebook dizendo que o tipo do adaptador não pode ser definido. É algo IMPOSSÍVEL de não notar...

Já levei em algumas assistências técnicas, mas nenhuma soube resolver o problema. Também pesquisei em alguns fóruns, mas não consegui achar nada que resolvesse o problema; o mais próximo disso foi um relato de um rapaz aqui mesmo do fórum que disse que soldou a GPU, só que pouco tempo depois ele relatou que o problema voltou. 

O que já realizei para tentar arrumá-lo: 

- Atualizei todos os drivers 

- Já mexi nas configurações de energia (deixei tudo no full: alto desempenho tanto para sem fonte, tanto para com fonte)

- Tentei fazer cold reset (vi um cara dizendo em um tópico que talvez poderia ajudar)

- Reset da BIOS

- Troquei o carregador

- Troquei a bateria

- Depois de um tempo com esse problema, vez ou outra ele volta a funcionar normalmente conectado na fonte

Nada disso resolveu, o problema ainda continua o mesmo... O notebook funciona perfeitamente sem o carregador, mas quando conecta fica um lixo.

Se você ou alguém do fórum conseguir achar uma solução, por favor mande aqui pra mim tentar no meu também, obrigado desde já!

Configurações:

Windows 10 Pro

Processador: Intel Core i7-5500U 2.4GHz

Memória: 8GB

Placas de vídeo: AMD Radeon R7 M260 e Intel(R) HD Graphics 5500

• 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...