Ir ao conteúdo

Fonte com maior número de volts melhora o desempenho?

Ir à solução Resolvido por Samuel SC,

Posts recomendados

Postado

Olá à todos, eu tenho uma dúvida, é o seguinte:

Eu usava aqui no meu pc uma fonte de 150w, eu tenho uma outra que tem 650w, instalei essa de 650w aqui no meu pc e tal, até agora está tudo bem, mas a minha duvida é se a maior tensão pode melhorar o desempenho do pc? E nessa fonte tem uma fan emendada com um cabo que não sei do que se trata, ela está funcionando e tudo mais, com uma fan instalada eu sei que vai melhorar a refrigeração do pc, mas a minha duvida mesmo é se a fonte mais potente vai ajudar, lembrando que não tenho placa de vídeo e ambas as fontes, pelo que pesquisei, são genéricas.

Aguardo uma resposta :)

Postado
3 minutos atrás, Samuel SC disse:

não muda o desempenho, e você não aumentou a tensão, e sim a potencia, a tensão não pode aumentar, será sempre 12 volts...

muito obrigado, mas sobre a tensão, eu coloquei "v o l t a g e m" e postei, li o post e estava escrito v o l t a g e m, não me lembrava de ter escrito isso, corrigi colocando "v-o-l-t-a-g-e-m" novamente e apareceu tensão novamente, muito estranho, e não estou no celular pra ter corretor, mas mesmo assim, muito obrigado.

adicionado 1 minuto depois

tive que escrever separado, ele continua corrigindo não sei por que.

Postado

É sempre bom ter uns volts a mais guardado. Nunca se sabe quando c vai precisar. Caro queira dar um overclock ou pega uma placa de vídeo ou processador mais pocante. Eu pessoalmente prefiro uns 200 + ou - a mais do que meu sistema precisa. Pior que irá acontecer é você gastar uma graninha a mais na fonte e a energia adicional que ela não vai usar que vai virar calor na tomada na parede que basicamente não serve pra nada.

Postado
1 hora atrás, NícolasFontes147 disse:

muito obrigado, mas sobre a tensão, eu coloquei "v o l t a g e m" e postei, li o post e estava escrito v o l t a g e m, não me lembrava de ter escrito isso, corrigi colocando "v-o-l-t-a-g-e-m" novamente e apareceu tensão novamente, muito estranho, e não estou no celular pra ter corretor, mas mesmo assim, muito obrigado.

adicionado 1 minuto depois

tive que escrever separado, ele continua corrigindo não sei por que.

V O L T A G E M é o termo errado para tensão é isso.. e eu acho que você está confundindo tensão com potência.. tensão é diferença de potencial, potencia é a quantidade de energia por quantidade de tempo..  PC precisa somente de 12v, 5v e 3.3v (com uma margem de 5% pra mais ou pra menos) se você coloca ainda mais tensão por exemplo 24v na linha de 12 o PC queima (ou entra em proteção).. por esse motivo todas as fontes de PC tem as mesmas tensões na saída.. a potencia (em Watts) é tensão (em Volts) x corrente (em Amperes)  que é a energia total que a fonte realmente fornece.

sobre a sua fonte de supostos 650w é o seguinte.. qual é o modelo e marca da fonte e as configurações do PC?

Postado
1 hora atrás, OGSnow disse:

É sempre bom ter uns volts a mais guardado. Nunca se sabe quando c vai precisar. Caro queira dar um overclock ou pega uma placa de vídeo ou processador mais pocante. Eu pessoalmente prefiro uns 200 + ou - a mais do que meu sistema precisa. Pior que irá acontecer é você gastar uma graninha a mais na fonte e a energia adicional que ela não vai usar que vai virar calor na tomada na parede que basicamente não serve pra nada.

Estou querendo muito fazer um upgrade no pc, mudar muita coisa nele, mas ainda tenho que arrumar dinheiro, coisa que não ganho com frequência, mas mesmo assim, muito obrigado.

adicionado 10 minutos depois
15 minutos atrás, XtremeXX disse:

tensão é o termo errado para tensão é isso.. e eu acho que você está confundindo tensão com potência.. tensão é diferença de potencial, potencia é a quantidade de energia por quantidade de tempo..  PC precisa somente de 12v, 5v e 3.3v (com uma margem de 5% pra mais ou pra menos) se você coloca ainda mais tensão por exemplo 24v na linha de 12 o PC queima (ou entra em proteção).. por esse motivo todas as fontes de PC tem as mesmas tensões na saída.. a potencia (em Watts) é tensão (em Volts) x corrente (em Amperes)  que é a energia total que a fonte realmente fornece.

sobre a sua fonte de supostos 650w é o seguinte.. qual é o modelo e marca da fonte e as configurações do PC?

muito obrigado pelo esclarecimento, minhas configs são as seguintes:

Placa-mãe:VS-G31T-M

CPU:Intel Core 2 Duo E7200 @2.56GHz

Memória:2Gb DDR2 667MHz (se não me engano)

Gráficos:Intel G33/G31 (tristeza em "pessoa")

Fonte:Mtek ATX-650 P2L 650W

Sei que é uma config terrível pra 2018, mas é o que tem, até tenho um melhorzinho mas fiz a burrada por ser curioso de ver o processador (já faz bastante tempo) e colocar o dedo nos pinos e ainda colocar o processador errado, resultado, queimei a placa-mãe, não lembro o modelo mas é uma de socket 1150 ou 1151 ddr3, até dava pro gasto.

Postado
10 horas atrás, NícolasFontes147 disse:

Estou querendo muito fazer um upgrade no pc, mudar muita coisa nele, mas ainda tenho que arrumar dinheiro, coisa que não ganho com frequência, mas mesmo assim, muito obrigado.

adicionado 10 minutos depois

muito obrigado pelo esclarecimento, minhas configs são as seguintes:

Placa-mãe:VS-G31T-M

CPU:Intel Core 2 Duo E7200 @2.56GHz

Memória:2Gb DDR2 667MHz (se não me engano)

Gráficos:Intel G33/G31 (tristeza em "pessoa")

Fonte:Mtek ATX-650 P2L 650W

Sei que é uma config terrível pra 2018, mas é o que tem, até tenho um melhorzinho mas fiz a burrada por ser curioso de ver o processador (já faz bastante tempo) e colocar o dedo nos pinos e ainda colocar o processador errado, resultado, queimei a placa-mãe, não lembro o modelo mas é uma de socket 1150 ou 1151 ddr3, até dava pro gasto.

o importante é que é seu, tem várias pessoas que sonham com um pc qualquer e não tem...hehe

• Membro VIP
Postado

@NícolasFontes147 , qual o outro computador? É apenas a placa-mãe que falta para que ele funcione?

E, quanto a pergunta, fontes de qualidade operam em full range, ou seja, aceitando voltagens entre aproximadamente 90V-260V. Qualquer variação ai, não fará diferença. A unidade de energia que precisa de destaca é a potência em Watts (W). E não, a potência não determina qual a melhor fonte e nem resume se entregará melhor desempenho. Fontes ruins, por exemplo, costumam rotular potência que são incapazes de fornecer, pura picaretagem, e - do pouco que entregam - ainda correndo risco de danificar os componentes. A mesma coisa faz um estabilizador, entrega energia inadequada e tende a danificar eletrônicos.

Postado
13 horas atrás, Samuel SC disse:

o importante é que é seu, tem várias pessoas que sonham com um pc qualquer e não tem...hehe

Realmente.

adicionado 18 minutos depois
10 horas atrás, Bakura Ryo disse:

@NícolasFontes147 , qual o outro computador? É apenas a placa-mãe que falta para que ele funcione?

E, quanto a pergunta, fontes de qualidade operam em full range, ou seja, aceitando voltagens entre aproximadamente 90V-260V. Qualquer variação ai, não fará diferença. A unidade de energia que precisa de destaca é a potência em Watts (W). E não, a potência não determina qual a melhor fonte e nem resume se entregará melhor desempenho. Fontes ruins, por exemplo, costumam rotular potência que são incapazes de fornecer, pura picaretagem, e - do pouco que entregam - ainda correndo risco de danificar os componentes. A mesma coisa faz um estabilizador, entrega energia inadequada e tende a danificar eletrônicos.

eu lembro bem pouco daquele computador, ele está aqui guardado na minha esperança de comprar outra placa-mãe pra ele, eu lembro que ele era um processador dual core, não me lembro qual, 2GB RAM DDR3 e uma onboard intel HD Graphics Family, não sei o "modelo", não sei se é assim que se chama, também não era lá aquelas coisas, ele era um daqueles comprados em lojas comuns, na época eu também achava ele horrível pois as coisas novas que eu queria jogar ficavam com lag, hoje em dia eu sei o que perdi, antes era com lag, hoje tem uns que nem abrem porque a onboard desse pc é pixel shader 1.4 e directx 8.1, o antigo também era bem ruinzinho pra hoje em dia, porém era mais aberto a upgrades, eu sei que tem i3's, i5's e até i7's que usam o socket, do qual eu acho que errei o socket, eu quis dizer 1150 ou 1155, mas em quanto a pergunta sobre ser apenas a placa-mãe, acredito que seja apenas ela que falta pra ele funcionar sim, tem uma pequena chance do processador ter queimado, pois eu li que quando não há pinos suficientes pra passar energia ao processador ele pode acabar queimando, mas se não me engano eu tinha pedido pra um tio meu testar os outros componentes e eles estavam ok.

Os computadores que eu tive nunca foram lá aquelas coisas, sempre foram só pra me entreter na internet, e eu nunca fiz nenhum upgrade pra nenhum computador meu também, mas eu ainda estou resolvendo sobre eu arrumar um emprego e começar a fazer upgrades em pc's, eu gosto muito disso, desde meus 3~4 anos eu uso computadores, por mais que uma boa parte da minha vida tenha sido aprendendo com os erros enchendo os pc's de virus, mas hoje em dia eu tenho noção do que estou fazendo. Eu acho que já ficou longo de mais e já fugiu do assunto, me empolguei, mas bem que eu ouço dizer volta e meia que é pecado economizar em fonte na hora de montar um pc. Qualquer coisa que queiram saber mais é só perguntar, numa boa.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não vou comentar sobre o outro setup, sem saber quais componentes.

41 minutos atrás, NícolasFontes147 disse:

hoje tem uns que nem abrem porque a onboard desse pc é pixel shader 1.4 e directx 8.1

Contanto que esteja usando fonte decente, uma placa de vídeo já consegue te dar acesso a uma gama variada de jogos. Uma GTX 750/Ti usada, por exemplo, costuma ser encontrada por aproximadamente R$250. Esse Core 2 Duo pode estar muito ultrapassado, mas certamente não está morto. Não critique tanto suas posses, afinal são suas.

44 minutos atrás, NícolasFontes147 disse:

pois eu li que quando não há pinos suficientes pra passar energia ao processador ele pode acabar queimando

Nunca ouvi ou li esta afirmação. Um número menor de pinos apenas impediria que o processador ligasse, ao meu entender.

45 minutos atrás, NícolasFontes147 disse:

Os computadores que eu tive nunca foram lá aquelas coisas, sempre foram só pra me entreter na internet, e eu nunca fiz nenhum upgrade pra nenhum computador meu também, mas eu ainda estou resolvendo sobre eu arrumar um emprego e começar a fazer upgrades em pc's, eu gosto muito disso, desde meus 3~4 anos eu uso computadores, por mais que uma boa parte da minha vida tenha sido aprendendo com os erros enchendo os pc's de virus, mas hoje em dia eu tenho noção do que estou fazendo.

Uso computador desde meus 7 anos de idade, quando ficava de castigo na secretaria e, pela amizade que minha família tem com as pessoas da minha antiga escola, acabava ficando no Paint - belíssima punição. Depois um curso de informática básica, nessa mesma idade, me apaixonei. Não tive más experiências com vírus, sempre fui muito cauteloso. Porém já tive que resolver vários problemas causados pelo meu irmão. Bom, não sei de tudo mas gosto de aprender e compartilhar o pouco que sei. E também uso um setup humilde, Pentium E2180, irmão menor de seu Core 2 Duo, com uma G210. Meu caso, no entanto, é a gama variada de paixões que tenho, que acaba me custando caro às vezes. Ao meu ver, dando para jogar DOTA 2 já é o bastante.

Obs.: Peço que não responda o relato, senão isto vai se tornar em um bate-papo. Apenas quis lhe mostrar que não está sozinho nessa, cada um de nós tem um pequena historinha a contar a respeito de nossos interesses e hobbies, neste caso sendo computadores e eletrônicos. Às vezes nem acredito que me tornei moderador do Fórum que admirei de longe por tanto tempo, por mais bobo que seja isto. :P

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!