Ir ao conteúdo

Liguei a geladeira logo após o transporte.

Ir à solução Resolvido por Jun Ho Won,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal.

Hoje recebi uma geladeira nova Brastemp modelo BRE59AE 110V.

E liguei ela na tomada logo após o recebimento (sei que tá errado, mas só descobri depois).

Liguei ela por volta das 15:40, e umas 19:30 eu vi que não estava gelando nada (apenas o freezer estava gelando).

Então após algumas pesquisas na internet, resolvi desligar ela (umas 19:50) e aguardar algumas horas (3-4 horas) antes de religá-la.

Mas agora fiquei na dúvida se eu ter ligado ela logo depois do transporte possa ter causado algum tipo de dano permanente nela.

Aguardar essas 4 horas antes de religá-la já vai normalizar tudo?

Obrigado desde já!

Postado

Se o freezer estava gelando é menos mal. Geralmente quando se liga a geladeira logo após o transporte corre-se o risco de queimar o compressor, porque se a geladeira foi deitada o lubrificante do compressor sobe pelos dutos, deixando o compressor com pouca lubrificação, fazendo-o queimar.

Alguns indicam até aguardar 24 hs antes de se ligar uma geladeira que foi transportada. Esse tempo de espera faz com que o lubrificante vá voltando para o compressor, mas como ele é viscoso é necessário todo esse tempo para que ele escorra de volta pelos dutos.

Postado

@BCP  Entendi! Vou aguardar até amanhã pra religar ela então! Espero que não tenha causado danos.

Obrigado pela resposta.

adicionado 1 minuto depois

@Erso Então vou esperar um bom tempo antes de religá-la.

No meu caso, não senti nenhum cheiro de queimado.

Mas as laterais da geladeira ficaram bem quentes.

Você acha que já causou algum dano?

Obrigado pela resposta!

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Jun Ho Won disse:

Mas as laterais da geladeira ficaram bem quentes.

Normal. Em volta da porta tem uma espécie de aquecedor, serve pra que o frio fique somente dentro da geladeira.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Galera.

Só pra atualizar o ocorrido e deixar futuros noobs de geladeira informados.

Após deixar a geladeira "descansar" por aproximadamente 16 horas, eu religuei ela na tomada.

Depois de 4 horas verifiquei a temperatura. Agora está funcionando perfeitamente, o refrigerador e freezer estão normais.

Então fica a referência pra alguém que cometer o mesmo erro que eu futuramente.

Obrigado pra quem respondeu no tópico.

Abraços!

• Curtir 2
  • 6 anos depois...
Postado

@Jun Ho Won Aconteceu o mesmo cmg , só fui saber disso depois de ter ligado. Eu vi que ela veio em pé no caminhão , só foi deitada rapidamente para subir as escadas e depois colocada em oe novamente. Estou preocupada também se deu algum problema,o freezer está funcionando perfeitamente e o refrigerador está mais devagar mas também está resfriando. Não sei se desligo como você fez ou se deixo do jeito que está.

Postado
5 horas atrás, Taís Castro disse:

,o freezer está funcionando perfeitamente e o refrigerador está mais devagar mas também está resfriando. Não sei se desligo como você fez ou se deixo do jeito que está.

Há muitos anos, eu transportei uma geladeira deitada sobre o rack do automóvel, por cerca de 100km.

Instalei em uma casa de praia. 

Ao ligar ela não gelava, o que depois de saber o motivo, seria óbvio. Desliguei a geladeira antes de sair.

Retornei no fim-de-semana seguinte e liguei a geladeira. Ela voltou a funcionar corretamente.

Agora um detalhe, que nem sei se as geladeiras atuais possuem.

Pode haver uma espécie de janelinha regulável entre a parte traseira do congelador e a parte superior do refrigerador.

Verifique se a sua geladeira possui esta janelinha. Fica no fundo superior da parte do refrigerador. Quase que imperceptível. Caso afirmativo, ela pode ter sido alterada com a vibração do movimento que sofreu.

MOR_AL

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...