Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola.

Supondo que eu queira montar uma placa para instalar em um carro, como se aciona a buzina que é alimentada pela bateria?

Eu imagino duas possibilidades:

- O positivo da bateria fica conectado em um dos fios da buzina, e a placa chaveia o negativo com um transistor tipo N no outro fio.

- O negativo da bateria fica conectado em um dos fios da buzina, e a placa chaveia o positivo com um transistor tipo P no outro fio.

É de alguma dessas formas ou outra? Ou pode acontecer os dois casos?

 

Outra duvida: a buzina tem polaridade? Ou é como a bobina de um relé que não importa a polaridade?

 

Cunprimentos a todos, Jeferson

Postado

Ola

 

Normalmente é um circuito simplinho com relê.

 

Um dos fios da buzina fica conectado direto no negativo da fiação ( ou no chassi )  e o fio positivo fica com contato aberto no relê.

 

Quando o cidadão aciona o circuito no volante ele fecha o contato do relê e então a buzina recebe a tensão da bateria .

 

Normalmente as buzinas de moto e carro não tem polaridade, e caso exista vai aparecer os sinais (  + )  e  ( - )  na carcaça dela . 

 

'_'

 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Se depender de minha fraca memória, me lembro que a do fusca era o [+] [fusível] [+ buzina] e o [- buzina] seguia até o volante onde era chaveado pro terra num baita 'botão' push botom fazendo parte do volante.

No seu caso a princípio vislumbro um relé. Como alternativa, um mosfet duns 30A

  • Obrigado 1
Postado

Nas duas respostas que temos, no fusca o fio que é chaveado é o negativo, e na outra resposta é o positivo que é chaveado na buzina para aciona-la.

 

Será que existe um padrão de instalação para carros e motos mais novos, tipo dos anos 90 ou 2000 em diante? Será que na maioria dos casos o negativo da buzina vai ligado direto no negativo da bateria, e o positivo da bateria é chaveado no positivo da buzina com relé ou transistor?

 

Abraços, Jeferson 

 

  • Membro VIP
Postado

Talvez alguém de autoelétrica possa lhe informar melhor. Mas qual a origem e destino de tua inquietação? Queres elaborar algum sistema 'buzinal' universal? E deixar os 'velhinhos' de fora?

Postado

Dependendo do tipo de automóvel temos as duas situações que você descreveu.

 

Em alguns a buzina tem só o positivo, o negativo vai direto na carcaça do carro pelo próprio parafuso que a sustenta.

Então para o acionamento temos duas situações:

A primeira é o fio do positivo da bateria passando apenas pelo botão e indo direto ao positivo da buzina, num circuito série tradicional.

 

A segunda consiste no acionamento via relé, onde o botão também tem um dos terminais conectado a carcaça do automóvel. Sendo assim o outro terminal da bobina do relé vai ao positivo junto com o contato. As vantagens disso é levar somente um fio ao volante, aproveitando o terra geral e também diminuir a corrente que irá passar pelo interruptor.

 

Existe também as buzinas com dois terminais, tendo a carcaça isolada. Com esta se faz o acionamento pelo negativo sem o uso do relé.

 

1 hora atrás, Jeferson Pehls disse:

Nas duas respostas que temos, no fusca o fio que é chaveado é o negativo, e na outra resposta é o positivo que é chaveado na buzina para aciona-la. 

 

Será que existe um padrão de instalação para carros e motos mais novos, tipo dos anos 90 ou 2000 em diante? Será que na maioria dos casos o negativo da buzina vai ligado direto no negativo da bateria, e o positivo da bateria é chaveado no positivo da buzina com relé ou transistor?

Não segue padrão nenhum, cada fabricante usa uma das tres maneiras que eu citei acima. Depende do que for mais cômodo a eles.

Nem o Fusca seguiu padrão em seus vários anos de fabricação, alguns tem a buzina chaveando no negativo, e outros chaveiam no positivo com o relé.

Transistor é só para os circuitos da injeção eletrônica onde se precisa de velocidade, sempre é relé.

3 horas atrás, Jeferson Pehls disse:

Outra duvida: a buzina tem polaridade? Ou é como a bobina de um relé que não importa a polaridade?

Como já foi dito, não tem polaridade. Afinal ela é uma bobina que nem o relé.

  • Obrigado 1
  • 2 anos depois...
Postado

Olá amigo! Para responder suas dúvidas, acesse o site das buzinas BZM - www.powerparts.ind.br Lá você vai encontrar esquemas de instalação para todos os tipos de buzinas. Buzina não tem polaridade por seu princípio de funcionamento ser um campo de bobina. Um Abraço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...