Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, eu estava vendo alguns tópicos aqui e vi algo sobre "dual channel" e um cara falou que se o cara colocasse uma memória em cada slot, daria um buff melhor, ai eu fiquei meio na dúvida, pois sou leigo nesses assuntos de hardware, enfim, gostaria de saber qual a diferença em eu por uma memória de 8gb em um único slot da placa-mãe e colocar duas de 4gb em 2 slots diferentes da placa-mãe, eu uso 4gb em cada slot da placa-mãe, isso quer dizer um dual channel? 

Postado

A diferença é de que, o dual channel são 2 canais independentes de comunicação de memórias.

Então na teoria 2 canais de 2400 seriam 4800, melhores do que somente um pende de 8gb de frequência maior.

Espero não ter falado alguma m*. haha

Postado

@theleigo Um pc que usa o vídeo integrado do processador terá melhor desempenho com o dual channel.

Ou seja, colocar 4gb em cada slot será melhor do que apenas 8gb em slot único.

O dual channel vale mais a pena quando não vai usar placa de vídeo offboard, claro que não tem nenhuma regra que diga ser proibido fazer o mesmo quando se tem placa de vídeo.

No dual channel você pode colocar 2x4gb 2400Mhz e assim terá 8gb tranquilamente, e cada memória trabalhará a 2400Mhz apenas, os Mhz não irá ser somado, apenas soma o tamanho de ram, no caso 4+4=8.

O dual channel pode ser feito com qualquer ram, seja ela de 4gb, 8gb, 16gb e 32gb, também é feito com valores menores, como 2gb e 1gb.

Postado
agora, DaianS disse:

@Elder Nauvirth Sim mas ai no single seriam 1 canal 2400 e no dual seria 2 canais de 2400 certo?

Isso.

Mesmo em dual channel, a unica soma feita é a capacidade de ram, não a velocidade de operação dela.

Com 2, elas ainda funciona cada uma a 2400Mhz sem alteração, a unica coisa que vai mudar mesmo é que será 8gb e os 2400Mhz procede sem alterar, no caso não soma para 4800Mhz, isso seria overclock.

Postado
4 minutos atrás, DaianS disse:

Sim mas quis referir como sendo a largura  total da memórias, tipo seriam 2x2400. 

Na teoria seria 2x2400 exatos, e somando isso daria 4800Mhz, teórica mente claro.

Na pratica mesmo seria 2x4gb de 2400Mhz cada uma e somando apenas o tamanho delas 2x4=8.

Vi um outro tópico que usuário tinha essa mesma duvida na questão de somar os Mhz da ram, não lembro quem era e qual o tópico, mas a explicação foi a mesmo, os Mhz da ram não é somado, apenas é somado a capacidade delas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...