Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Todos a estações de trabalho (PC+Monitor) possuem fonte com PFC ativo, entretanto estamos enfrentando muita problema com falta de energia, precisamos de um nobreak que tenha autonomia de 1 hora.

Em virtude, de utilizar fonte com PFC ativo não podemos utilizar nobreak  onda senoidal por aproximação?

Qual nobreak devemos utilizar?

Obrigado!

Postado

Essa onda por aproximação de fato é uma onda quadrada e é um veneno para as fontes. Veja os tópicos em destaque deste fórum que detalham o assunto. Para não estressar as fontes deve usar nobreak senoidal puro ou um nobreak senoidal puro de maior potência que alimente uma rede estabilizada para todos os computadores.

Postado

No caso seria um senoidal, online de dupla conversao. A autonomia depende da capacidade do no-break e da carga do que esta ligado a ele esteja puxando... Sites geralmente dao estimativa de autonomia, ex: Carga maxima 3000VA com 2100w = 4 minutos... Com isso tens como ter uma base de quanto tera de autonomia...

Postado

Entao acho q a unica opcao restante e os offline, onda por aproximacao... Eu usei um por 4 anos sem problemas + n quer dizer que sera o mesmo com você... N sei c minha fonte e forte ou tolerante suficiente e aguentou o trabalho dobrado sem apresentar problema ou algo na minha rede eletrica, nao sei. + assim que tive o conhecimento que eles nao sao bom pra fonte PFC ativo, troquei pra um dupla conversao. Sim sao muito caros e muito pior ainda c for conectar multiplos PCs... Pra ter uma idea, meu antiga era de 1800VA num PC que puxava 400-500w e segurava uns 15min durante queda de luz. Pra você ter uma autonomia de 1 hora, acho q teras q comprar um modelo que suporte bateria externa pois pra segurar por 1 hora sem auxilio tem q ser algo super potente, provavelmente nivel impresarial, conectado a um pc que puxa pouca energia...

Postado
15 horas atrás, OGSnow disse:

Entao acho q a unica opcao restante e os offline, onda por aproximacao... Eu usei um por 4 anos sem problemas + n quer dizer que sera o mesmo com você... N sei c minha fonte e forte ou tolerante suficiente e aguentou o trabalho dobrado sem apresentar problema ou algo na minha rede eletrica, nao sei. + assim que tive o conhecimento que eles nao sao bom pra fonte PFC ativo, troquei pra um dupla conversao. Sim sao muito caros e muito pior ainda c for conectar multiplos PCs... Pra ter uma idea, meu antiga era de 1800VA num PC que puxava 400-500w e segurava uns 15min durante queda de luz. Pra você ter uma autonomia de 1 hora, acho q teras q comprar um modelo que suporte bateria externa pois pra segurar por 1 hora sem auxilio tem q ser algo super potente, provavelmente nivel impresarial, conectado a um pc que puxa pouca energia...

O antigo participante " rau " também usava desse nobreak comum com fonte de PFC ativo e não se queixava.

Agora, você chegou a deixar esse nobreak barato desplugado da rede elétrica fazendo a bateria dele alimentar essa fonte com PFC ?

Acho que o risco só é maior para PCs gamers que consomem muito quando o nobreak entra em modo de bateria.

13 horas atrás, luiz humberto disse:

Vou colocar um nobreak para cada estação.

Testa um desses comuns baratos ( pode comprar um usado baratinho e depois a bateria nova pra ele ) com uma bateria de 12V 9A ( 34W ) em um desses PCs pra ver se te atende.

Quando a bateria estiver 100% carregada você despluga da parede o nobreak e deixa ele alimentando o PC até se esgotar que deve dar por volta de uma hora de autonomia como acontece com o meu.

Compre só bateria CSB para nobreak ( cuidado pois existem para brinquedos e alarmes que são diferentes e não servem ) que deve durar por volta de 5 anos caso não haja muitos apagões. As outras chegam a durar só 2 anos mas costumam ser mais baratas.

Postado
3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Agora, você chegou a deixar esse nobreak barato desplugado da rede elétrica fazendo a bateria dele alimentar essa fonte com PFC ?

Jamais. Sempre e sempre plugado na rede. So desplugava quando comecava trovao dai tirava td da tomada mesmo... Ate hoje penso como minha fonte aguento 4 anos... E ainda e da AeroCool qe e marca "meh". Nao so isso como também e descrevida como "fonte gamer" o que o pessoal sempre diz q e cilada bino... E a fonte do meu perfil... Apesar do tipo de no-break q eu usava nao ser recomendado, me serviu muito bem.. + fonte hoje descansa com um dupla conversao.. chega de trabalho dobrado..

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Ricardov disse:

@luiz humberto no site que indiquei tem no-breaks individuais também. Essas estações são de telemarketing, tem configuração simples?

Não são de telemarketing, entretanto possui configuração simples que não chega a consumir 200w.

Esses no-break mais em conta qual a marca que indicam?

Postado
10 horas atrás, luiz humberto disse:

Não são de telemarketing, entretanto possui configuração simples que não chega a consumir 200w.

Esses no-break mais em conta qual a marca que indicam?

Conheço um ou outro da SMS e da APC e funcionam bem ( tenho 2 SMS há mais de 15 anos que nunca deram defeito ).

Hoje, se eu fosse comprar ia direto aos usados do OLX e compraria uma bateria nova pra ele tendo uma boa economia no gasto total.

Postado
Em 28/01/2019 às 05:10, Henrique - RJ disse:

Conheço um ou outro da SMS e da APC e funcionam bem ( tenho 2 SMS há mais de 15 anos que nunca deram defeito ).

Hoje, se eu fosse comprar ia direto aos usados do OLX e compraria uma bateria nova pra ele tendo uma boa economia no gasto total.

Qual modelo da SMS e APC indica comprar?

Qual modelo e marca de bateria deve ser colocado nesses no-break, quando houver necessidade de troca-las.

Temos alguns modelos da SMS NET 4 + 1400 VA, há alguns anos nunca me deram problema, porém quando finaliza o expediente tenho que desligar os disjuntores das estações, porque se passar alguns dias ligado mesmo o pc estando desligando fora o horário de expediente passa um tempo que o PC não liga, tenho que trocar o cabo de energia para poder ligar.

Por outro lado tivemos dois no-break online senoidal, que em menos de dois apresentaram defeitos que o conserto é quase o preço de um novo.

Postado

Eu se fosse comprar nobreak hoje escolheria da SMS de 600VA usado e compraria bateria CSB que parece estarem durando em torno de 5 anos ( mês passado comprei duas ).

Eu não compraria nobreak com mais de 600/700VA para usar em escritório pois não há necessidade a não ser que os PCs tivessem placa de vídeo off e rodassem programas que exigem muito dos processadores.

Não compraria nobreak online senoidal que acho serem mais necessários para ambientes médicos que dizem serem muito sensíveis.

É a minha opinião me baseando por experiência própria e de leituras de muitos anos tanto aqui no fórum quanto fora.

Postado
Citação

Eu não compraria nobreak com mais de 600/700VA para usar em escritório pois não há necessidade a não ser que os PCs tivessem placa de vídeo off e rodassem programas que exigem muito dos processadores.

Precismos de uma autonomia de 1h com a falta de energia e para os equipamentos ligados o SMS NET 4+ 1.4KVA atende, porém todos as estações são fonte PFC ativo e alguns falam que este tipo de fonte deve ser usado apenas com no-break nobreak online senoidal.

Postado

Situacao difícil... Pra autonomia de 1 hora necessitara de bateria externa e um no-break que disponibiliza o uso de uma... Quanto ao tipo dele... E complicado... E recomendado usar senoidal com fonte de pfc ativo + tecnicamente nao e obrigatorio porém poderas por os PCs em risco dependendo da sua sorte. Eu usei um no-break por aproximacao durante 4 anos numa fonte pfc ativo sem problemas mas como eu disse, n quer dizer que sera o mesmo com você... Idealmente o senoidal seria a escolha porém o preco pode ficar tenso... Eu sendo consumidor residencial minha escolha e + fácil. Pois todo o equipamento e a responsabilidade do mesmo pertence a mim e quaisquer danos nao afetara outros alem de mim o que e diferente do seu caso... =/

Postado
1 hora atrás, luiz humberto disse:

Precismos de uma autonomia de 1h com a falta de energia e para os equipamentos ligados o SMS NET 4+ 1.4KVA atende, porém todos as estações são fonte PFC ativo e alguns falam que este tipo de fonte deve ser usado apenas com no-break nobreak online senoidal.

Eu faria um teste.

Usaria um nobreak de 600/700VA já usado. que possui apenas uma bateria. Compraria para ele uma bateria de 12V 9A ( 34W ) e testaria um desses PCs nele simulando a falta de energia elétrica. Você iria assim conseguir mais de uma hora de uso do PC só na bateria isto caso o mesmo não seja utilizado para programas pesados. Se tudo correr bem você já terá o resultado

final na prática.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...