Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos,

Estou com um problema em minha residência que nunca me deparei antes, já fiz esse procedimento de ACCESS POINT com outros roteadores e funcionou normalmente mas dessa vez parou de vez e não foi somente com um roteador e sim com dois.

Tenho um roteador TP-link WR941ND onde utilizo como ACCESS POINT, tenho um cabo RJ45 que sai de outro quarto da casa onde está conectado ao meu roteador principal(HUMAX da NET). Dele eu puxo o cabo e mando pro TP-link, a bronca é a seguinte sigo exatamente como os tutoriais na net como no próprio site da TPLINK tem e não funciona, configuro tudo certo e no final de tudo quando desligo o DHCP do Tplink(como manda o tutorial) o meu pc pega um IP e Mask Rede sem sentido.
    Endereço IPv4 de Configuração Automática. . : 169.254.80.220
   Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . ................: 255.255.0.0

onde deveria estar   IP: 192.168.0.x / Mask : 255.255.255.0.0

Alguém já se deparou com isso ? tem uma luz pra resolver?.  

OBS: nem Smartphone consegue conectar também.

• Membro VIP
Postado

Você está errando em algum ponto da configuração ou o aparelho pode estar com algum problema. O cabo que chega ao TP-Link, é conectado na porta WAN ou LAN?

Postado
4 horas atrás, ciro-mota disse:

Você está errando em algum ponto da configuração ou o aparelho pode estar com algum problema. O cabo que chega ao TP-Link, é conectado na porta WAN ou LAN?

Então, o processo está normal segui esse tutorial da TP link, sempre usei ele na verdade e nunca deu problema. o cabo que vem do outro roteador (INTERNET) vai na porta LAN.

Postado
Em 03/02/2019 às 02:09, Jotaah disse:

o meu pc pega um IP e Mask Rede sem sentido.
    Endereço IPv4 de Configuração Automática. . : 169.254.80.220
   Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . ................: 255.255.0.0

onde deveria estar   IP: 192.168.0.x / Mask : 255.255.255.0.0

Olá

Esses não são endereços sem sentido. Endereços nesse intervalo, 169.254.X.Y são reservados para oferecer um endereço IP quando o cliente DHCP em seu adaptador de rede não consegue localizar um servidor DHCP e são atribuídos quando você não configurou um endereço alternativo nas propriedades do TCP/IP v4 nessa tela, e normalmente não se faz isso. São conhecidos como endereços de configuração automática e rodando ipconfig/all em windows você vê se a opção está habilitada. Esse é o padrão.

Para ajudar a encontrar o problema em sua casa: 

- seu segundo roteador, ligado na porta LAN do seu roteador primário,  não está conseguindo acessar o servidor DHCP do seu roteador primário

- me desculpe se eu falar algo que pareça óbvio, mas se ligar esse mesmo cabo em um PC ele consegue acessar o roteador primário, recebendo um endereço nessa rede 192.168.0.X?

- supondo que o endereço LAN do seu roteador primário seja 192.168.0.1 e o intervalo de endereços do servidor DHCP seja 192.168.0.100 até 192..168.0.199, você tem os endereços fora desses 100 livres para usar se precisar. Separe então um desses, por exemplo 192.168.0.10 e configure como endereço LAN de seu WR941ND antes de desativar o DHCP. Assim não perderá acesso a ele pela sua rede e poderá continuar configurando o ponto de acesso  a partir de qualquer PC ligado no roteador primário acessando

http://192.168.0.10

Para testar a conexão sem contar com o servidor DHCP original pode usar a mesma técnica: configure um endereço alternativo ou fixo em um pc usando um desses endereços livres, tipo 192.168.0.11 seguindo o exemplo que te dei. Ligue esse PC numa porta LAN do roteador principal e ele deve se conectar a rede sem problemas. Aí conecte numa porta LAN do TP-Link e veja se tem conexão. Se não tiver, conecte no cabo que vem do roteador principal e veja o que acontece. Assim terá isolado seu problema.

Ficou mais confuso? Escreva de novo

Boa sorte

ipv4-1.jpg

ipv4-2.jpg

Postado
12 horas atrás, arfneto disse:

Olá

Esses não são endereços sem sentido. Endereços nesse intervalo, 169.254.X.Y são reservados para oferecer um endereço IP quando o cliente DHCP em seu adaptador de rede não consegue localizar um servidor DHCP e são atribuídos quando você não configurou um endereço alternativo nas propriedades do TCP/IP v4 nessa tela, e normalmente não se faz isso. São conhecidos como endereços de configuração automática e rodando ipconfig/all em windows você vê se a opção está habilitada. Esse é o padrão.

Para ajudar a encontrar o problema em sua casa: 

- seu segundo roteador, ligado na porta LAN do seu roteador primário,  não está conseguindo acessar o servidor DHCP do seu roteador primário

- me desculpe se eu falar algo que pareça óbvio, mas se ligar esse mesmo cabo em um PC ele consegue acessar o roteador primário, recebendo um endereço nessa rede 192.168.0.X?

- supondo que o endereço LAN do seu roteador primário seja 192.168.0.1 e o intervalo de endereços do servidor DHCP seja 192.168.0.100 até 192..168.0.199, você tem os endereços fora desses 100 livres para usar se precisar. Separe então um desses, por exemplo 192.168.0.10 e configure como endereço LAN de seu WR941ND antes de desativar o DHCP. Assim não perderá acesso a ele pela sua rede e poderá continuar configurando o ponto de acesso  a partir de qualquer PC ligado no roteador primário acessando

http://192.168.0.10

Para testar a conexão sem contar com o servidor DHCP original pode usar a mesma técnica: configure um endereço alternativo ou fixo em um pc usando um desses endereços livres, tipo 192.168.0.11 seguindo o exemplo que te dei. Ligue esse PC numa porta LAN do roteador principal e ele deve se conectar a rede sem problemas. Aí conecte numa porta LAN do TP-Link e veja se tem conexão. Se não tiver, conecte no cabo que vem do roteador principal e veja o que acontece. Assim terá isolado seu problema.

Ficou mais confuso? Escreva de novo

Boa sorte

ipv4-1.jpg

ipv4-2.jpg

Boa noite arfneto,

Então realizei o teste um pouco diferente do proposto devido a minha disponibilidade no momento, coloquei ip fixo no pc e liguei o cabo no modem (net) direto no pc e funcionou (com ip fixo 192.168.0.50 GW: 192.168.0.1 ou tudo automatico). quando coloquei o cabo do modem(net) na port LAN do roteador(ja configurado sem DHCP, ip LAN roteador 192.168.0.5) a partir dai não consigo mas sinal somente acesso o roteador (ip fixo 192.168.0.50/ GW:192.168.0.1(5) ) no automatico nao consigo acessar nada nesse caso. realizei o teste assim hoje mas amanhã vou tentar realizar como disse de uma porta do pc para modem e o roteador para o modem.

Postado
20 horas atrás, Jotaah disse:

Boa noite arfneto,

Então realizei o teste um pouco diferente do proposto devido a minha disponibilidade no momento, coloquei ip fixo no pc e liguei o cabo no modem (net) direto no pc e funcionou (com ip fixo 192.168.0.50 GW: 192.168.0.1 ou tudo automatico). quando coloquei o cabo do modem(net) na port LAN do roteador(ja configurado sem DHCP, ip LAN roteador 192.168.0.5) a partir dai não consigo mas sinal somente acesso o roteador (ip fixo 192.168.0.50/ GW:192.168.0.1(5) ) no automatico nao consigo acessar nada nesse caso. realizei o teste assim hoje mas amanhã vou tentar realizar como disse de uma porta do pc para modem e o roteador para o modem.

Olá

O teste que precisa fazer é ligar o pc no modem da net pelo cabo que usa para conectar o roteador WR941ND e ver o que acontece. 

Ai você configura seu WR941ND com algum endereço livre da rede do modem da NET, ex. se o intervalo DHCP dele for de 50 a 200 você usa algum outro IP, como 192.168.0.11 como endereço LAN dele.

Confirme que o DHCP está desabilitado. Pode funcionar com os dois servidores DHCP mas no seu caso você só precisa estender a rede então esqueça isso porque iria te dar dor de cabeça.

Citação

Note que o software desse roteador TP-Link 941ND não é dos mais primários e permite entre outras coisas que na configuração DHCP dele você digite o endereço do gateway, Veja a imagem correspondente. Isso torna trivial usar por exemplo 2 desses na sua rede com todos usando DHCP. E na opção Advanced Routing tem umas tabelas de roteamento que facilitam resolver alguns problemas comuns em pequenos negócios e são bem baratinhos. Só 300mbits no wi-fi no entanto. E sem gigabit na LAN ou WAN

Pra que esse endereço fixo? Só pra você poder acessar com facilidade de qualquer equipamento ligado na rede do roteador da NET, que usa DHCP para colocar todos os dispositivos conectados nessa rede 192.168.0.0/255.255.255.0. Anote em algum lugar esse endereço para poder acessar esse roteador se o outro (da NET)  falhar :) ou se você levar esse TP-Link pra outro lugar: é melhor que ter que voltar pra configuração de fábrica

.

Ligue o cabo que vem do modem da NET numa das portas LAN do TP-Link. Também funciona ligando na WAN mas vai ser útil em (muitos) outros casos, não no seu. É um outro cenário.

É só isso. Vai funcionar. Desse WR941ND você só vai usar o switch e o ponto de acesso WiFi. Salve o endereço deles no micro que você mais usa nessa rede pra poder acessar os dois em, no exemplo, 192.168.0.1 e 192.168.0.11

arfneto - TP-Link WR941ND DHCP settings.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!