Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá à todos!

Essa semana, adquiri uma GA-B75M-D3V rev 1.1, comprei junto algumas outras peça e combinei com outras que já tinha, segue o restante da configuração:

Fonte PCYes! Electro V2 White 400w

CPU Core i3 3220

Ram Kingston 4gb 1600mhz

HD Seagate 160gb (sistema)

Ocorreu o seguinte, pc novo, coloquei o DVDRW pra instalar o Windows no HD de 160, placa-mãe ligou de boa, cliquei no "Load Optmize Default" na bios só pra garantir e o pc já deu boot pelo DVD, comecei a instalação, HD reconhecido com sucesso, começou a copiar os arquivos do sistema.... e pah! Desligou.😢😭

Dei um tempo, liguei de novo, fonte, coolers, HDs, tudo rodando e nada da placa dar vídeo.

Pensei ser uma questão de temperatura, limpei a placa (já tava limpa), troquei a pasta térmica do chipset por uma de nitrato de prata e após nova tentativa, pc ligou, deu vídeo, fui verificar na bios as temperaturas:

CPU: 40°~44°  (cooler intel à 1400rpm)

Chipset: 31°~33°

Aparentemente, normal, fui tentar dar boot mais uma vez e novo desligamento.

Agora a o computador fica ligando, sem dar vídeo.

Tentei colocar uma VGA, mas não deu video.

Testei a memória e tudo ok.

Se alguém souber de mais alguma dica, agradeço desde já!

Postado

Pessoal, uma atualização, após torcar a bateria da placa por uma nova e testar com outras duas fontes (Seventeam e Seasonic), a situação continua na mesma, pc desligando depois de 4~5 minutos ligado.

Olhando a BIOS durante esse tempo, notei uma queda na tensão 12 volts, estava caindo para 8.6 volts, estranhei e testei a fonte PCYes! Electro V2 White em outro setup aqui de casa, e nenhuma alteração na tensão 12 volts foi detectada após 10 minutos de atividade.

Abaixo seguem vídeos dos testes:

Será que essa queda de tensão está impedido o sistema de funcionar?

• 2 semanas depois...
Postado

Olá Pessoal, uma atualização, procurei um técnico na promoinfo para reparar a B75M-D3V, após averiguar, o camarada apontou os mosfets como causadores da queda de tensão, segundo ele, esses componentes estão falhando e não estão segurando a carga necessária.

Até aí, beleza, o problema é que o cara não têm peça pra substituir.😭

Ele me recomendou conseguir uma placa de mesmo modelo, mas com defeito para reaproveitar peças ou tentar achar os tais mosfets.

Eis minhas dúvidas:

Onde eu acho o tal mosfet K0393 2L1 RA19 (está escrito em cima do mosfet)?

O técnico cobrou 70,00 reais para reparar, será que devo buscar algo mais profissional? Uma loja ou algo de maior porte?

E o principal, vale a pena insistir no reparo da placa?

Agradeço a atenção de todos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...