Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Construção de crossover passivo

Matthwus

Posts recomendados

Gente seguinte, meu som esta quase pronto, falta apenas as caixas, minha potencia é de 800wrms (2x400w) um lado dessa potencia pretendo utilizar para tocar subgrave, e o outro lado full range, quero fazer mais ou menos isso:

LADO DO SUBGRAVE

pretendo passar o sinal que vem da mesa por um crossover ativo, com o corte mais ou menos em 100hz

vão ser dois falantes selenium 15px (200w 8 ohms 15 polegadas) esse falante deve responder até os 100hz

LADO FULL RANGE

no outro lado da potencia vai sair full range e pretendo utilizar crossover passivo, seria um woofer de 12pol 200w e um driver titanium 75w.

pretendo cortar o woofer de 100hz a 1.2khz

o driver pretendo cortar a cima de 1.2k.

Ainda não decidi o falante e nem o modelo de driver a ser usado, mas me restam umas dúvidas:

1- se o alto-falante for de 8 ohms e o driver também de 8 ohms, se ligados em paralelo vai cair para 4 ohms, teria como fazer esse sistema ficar em 8 ohms com os dois ligados em paralelo, vi alguns crossovers no mercado livre que o vendedor disse que mesmo em paralelo fica em 8 ohms por conta do crossover ?

2- será que mesmo sem a utilização do tweeter o driver de titanium consegue reproduzir bem até uns 5khz ?

3- se possível casa o woofer+driver e manter 8 ohms como devo fazer a construção desse crossover ?

4- será que esses cortes estão bons tanto para o woofer quanto para o driver ?

Montando esse circuito abaixo eu tenho um filtro high pass, e invertendo a posição do capacitor/resistor eu tenho um filtro low pass ?

filtro.jpg?1550231520

A frequência de corte é determinada por FC= 1/2pi r c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Matthwus disse:

Ok, mas acha que apenas isso serviria como um bom crossover ? um simples resistor e capacitor ?

Eu prefiro algo mais elaborado, no caso um circuito ativo com amplificador operacional antes do amplificador de potência. 

Como seu amplificador é muito potente esse resistor e capacitor de passa baixas na saída não vai dar muito certo. 

Para o passa altas ainda vai porque é só o capacitor em série. 

Link para o comentário

1 hora atrás, Mestre88 disse:

Eu prefiro algo mais elaborado, no caso um circuito ativo com amplificador operacional antes do amplificador de potência. 

Como seu amplificador é muito potente esse resistor e capacitor de passa baixas na saída não vai dar muito certo. 

Para o passa altas ainda vai porque é só o capacitor em série. 

Igual o que vou fazer com o grave, mas o problema é que ai precisaria de mais amplificador, o que não tenho disponível

adicionado 5 minutos depois

Um capacitor e um indutor não consigo fazer um passa faixa para cortar entre 100hz a 1.2khz ?

Link para o comentário

• Membro VIP

Permita-me uma opinião neutra...

Há um problema em tratar os sinais de áudio na saída. Tudo tem que ser muito parrudo e brutal. Algo como fazer uma pessoa velha  e turrona mudar de ideia. Há muito gasto de energia. Pra valer a pena, a música tem que ser muito mas muito boa mesmo. E claro, possuir bons ouvidos pra perceber detalhes sonoros. Mas a 800W... afff... tá com cara de funk...

9 minutos atrás, Matthwus disse:

Um capacitor em série com um indutor não consigo fazer um passa faixa para cortar entre 100hz a 1.2khz ?

sim teoricamente consegue atenuar esta faixa. Mas pra esta potência toda ... não sou da sonorização...

• Haha 1
Link para o comentário

1 minuto atrás, Isadora Ferraz disse:

Permita-me uma opinião neutra...

Há um problema em tratar os sinais de áudio na saída. Tudo tem que ser muito parrudo e brutal. Algo como fazer uma pessoa velha  e turrona mudar de ideia. Há muito gasto de energia. Pra valer a pena, a música tem que ser muito mas muito boa mesmo. E claro, possuir bons ouvidos pra perceber detalhes sonoros. Mas a 800W... afff... tá com cara de funk...

sim teoricamente consegue atenuar esta faixa. Mas pra esta potência toda ... não sou da sonorização...

kkkkkkkkkkkk funk não ta doido

adicionado 3 minutos depois

Achei essa tabela um quanto tanto interessante:

tabela2.jpg

tem os cortes que eu preciso, entre 100hz e 1.2khz, mas como calcular o valor do indutor com núcleo de ar ?

adicionado 12 minutos depois

De acordo com essa tabela seria mais ou menos isso ?

cross.jpg?1550248961

• Curtir 2
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!