Ir ao conteúdo

Excel Soma entre listas suspensas no Excel

Ir à solução Resolvido por Patropi,

Posts recomendados

Postado

Boa noite 

Quero fazer uma tabela para soma inteligente no Excel, criei uma lista suspensa com datas/nomes (ex:01/05,02/05,03/05...) mas quero que os valores das células fiquem ocultos em relação ao nome (ex:01/05 vale 15 R$, 02/05 vale 7R$,03/05 vale 18R$) e depois usuario possa ver a tabela com os nomes mas sem saber os valores e possa escolher na lista a sua data atual e data de prazo para saber os valores totais (ex: em uma célula pergunte em que dia você está? então o usuário escolhe 01/05 como data atual, e em outra célula pergunte que dia você deseja sair? então o usuário escolhe 03/05 e o resultado seja a da data de entrada mais a data de saída e o que estiver entre ambas as datas escolhidas 01/05+02/05+03/05 ou 15R$+7R$+18R$=40R$) mas eu não sei como fazer a parte de atribuir valores aos nomes das datas e soma-las.

Minha intenção é saber quais comandos tenho que usar e como usa-los.

Postado

Muito obrigado isso é exatamente o que eu quero fazer, mas é possível deixar oculto os valores dos dias? Porque na minha tabela são 70 células e isso vai ficar muito grande e também como deixar a barra da lista suspensa mais grossa? E é claro quais comandos eu uso agora para aplicar na minha tabela? E por fim é possivel colocar ao lado da tabela do valor dos dias uma tabela de água usada por exemplo, e soma-las pela lista suspensa e os resultados aparecerem em células diferentes?🤔

ex:01/05 vale 15 R$, 02/05 vale 7R$,03/05 vale 18R$ = 40R$

01/05 vale 150 L, 02/05 vale 70 L,03/05 vale 185 L = 405 L

• Membro VIP
Postado

Boa tarde @Ceifador1998

Citação

é possível deixar oculto os valores dos dias? 

Sim, basta você clicar com o lado direito do mouse no cabeçalho da coluna, no caso do exemplo é a coluna AU e selecionar a opção -->Ocultar.

como deixar a barra da lista suspensa mais grossa?

Selecione as células e clique com o lado direito do mouse --> selecione a opção --> Formatar Células --> Bordas --> escolha o estilo que desejar.

Citação

E é claro quais comandos eu uso agora para aplicar na minha tabela?

Selecione as células que você irá utilizar como lista de validação com as datas --> Guia Dados --> Validação de dados --> Em permitir --> escolha --> Lista --> clique com o cursor em fonte --> selecione as células da coluna onde estão digitadas as datas --> OK e tá pronto.

Como você vai arrastar a formula para outras linhas, então temos que travar os intervalos das células (com cifrões) para ela não atualizar.

A formula travada irá ficar assim:

=SOMARPRODUTO(($AU$1:$AU$306>=$A3)*($AU$1:$AU$306<=$B3)*($AV$1:$AV$306))

Essa última parte eu não entendi muito bem, por isso, o ideal é você postar uma planilha de exemplo, digitando manualmente o resultado esperado.

Se for só controlar os dias de consumo, insira uma coluna após as colunas da data do meu exemplo e digite a fórmula abaixo:

=B3-A3

Não se esqueça de clicar em Curtir.

[]s

• Curtir 1
Postado

Eu alterei bastante o projeto, ao abrir clique em Adventure e depois na célula E5, algo de errado não está certo se eu somo da números aleatórios ou zero.

SSPD.xlsx

Citação

Essa última parte eu não entendi muito bem, por isso, o ideal é você postar uma planilha de exemplo, digitando manualmente o resultado esperado.

Na célula F5 quero colocar a soma dos "Indian" como você poderá ver na tabela ao lado.

Muito obrigado pela ajuda eu consegui entender o funcionamento da lista mas infelizmente está ocorrendo este erro.

• Membro VIP
Postado

@Ceifador1998

Se você selecionar uma opção com texto, como ela é unica, o Excel só retorna o valor dela mesmo pois Level 2 5/15 é diferente de 06/15.

Para a fórmula funcionar perfeitamente não misture texto com números, afinal cálculos são com números

image.png

• Curtir 1
Postado

não entendi, mudei a tabela nos niveis tudo para texto mas ainda assim não funcionou, a coluna dos niveis não são numeros eu não quero calcula-las só quero usa-las como referencia para saber o quanto vai ser gasto.

• Membro VIP
Postado

@Ceifador1998

Mas essa referência é usado na formula onde é colocado o valor inicial e o valor final, portanto, se é valor é número.

Como o Excel vai calcular um texto inicial e outro final???

Coloque o cursor na célula S3 e observe que na barra de formulas irá ser mostrado o número 105 e não o que aparece na célula, pois apliquei uma mascara através de formatação.

Para ver como foi feito ---> clique com o ad direito do mouse na célula S3 --> Formatar células

[]s

• Curtir 1
Postado
  • Eu numerei as células de 1 a 76 ao invés do que estava antes e deu certinho mas surgiu um novo problema.
  • Entendi o problema da lista, mas e agora como eu faço para que a lista suspensa continue com aqueles "números" que na verdade são textos (EX: nível 2, 03/05) como estão na lista suspensa mas mudar as células de origem para a sequencia de 1 a 76 (que é o número de células) para dar certo o resultado da conta.
  • OBS: não quero mudar os nomes na lista suspensa, pois aqueles "números" são para referência e se eu mudá-los fica difícil a compreensão na hora de escolher qual é o nível.

Postado

Ainda tem um "erro" nessa formula =SOMARPRODUTO((S3:S78>=D2)*(S3:S78<=I2)*(T3:T78)).

•  Eu quero que a formula não some o primeiro número, exemplo: quando escolhido na lista flutuante o “level 1 2/05” e na outra o “level 1 3/05” o resultado deve ser 30, mas a formula está somando os 15 juntos e a resposta da 45. 
  • Uma solução que eu pensei seria sempre subtrair o valor da primeira célula escolhida, exemplo: quando escolhido na lista flutuante o “level 1 2/05” e na outra o “level 2 5/15” o resultado seria ((T4+T5+T6+T7)-T4) observe que eu subtrai o “T4” somente porque ele foi a primeira célula a ser escolhida, ou ((15+30+45+60)-15) então a conta daria 135 o resultado certo mas pela formula que estou usando daria 150 pois soma o valor da primeira mais o valor da segunda e assim sucessivamente.
  • Eu não sei como inserir essa parte na formula, eu já tentei fazer isso (((S3:S78>=D2)*(S3:S78<=I2)*(T3:T78))-T3:T78=D2) mas não deu certo (Obs. o “D2” representa a primeira célula escolhida na lista flutuante) eu acho que nesse caso o erro acontece porque a célula “D2” está com o valor das células da coluna “S” então teria que entender o valor da célula “D2” como o valor das células da coluna “T” isso sem perder o nome de “level 1/01” na lista flutuante e assim respectivamente (acho que esse não seria o melhor caminho).

• Então o objetivo é melhorar a formula mesmo subtraindo o valor da primeira célula escolhida.

• exemplo.PNG.d49f53488544e2be2107677417258840.PNG

• Observação o valor que está do lado da célula representa o quanto de "coins" é necessário para chegar nela exemplo: se estou no "level 1 1/05" e quero ir para o "level 1 02/05" eu preciso somente de 15 coins.

•  É a primeira vez que estou usando o Excel para alguma coisa então pode ser que eu esteja usando de “forma complicada” e talvez houvesse um jeito mais fácil para resolver o meu problema. Mas mesmo assim eu agradeço pela ajuda que vocês me dão e sou muito grato por isso.😉 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...