Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero construir um eletroímã pequeno mas potente eu preciso fazer vários deles para um se conectar magneticamente ao outro gostaria q fosse de 10x10 x2 cm apx. e preciso que ele inverta a polarização quando coloco uma carga difere-te ou que tenha algum modo de inverter a polarização do eletroímã, é para um projeto pessoal. ainda estou na parte de pesquisa e desenvolvimento teorico.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Um fio bem grosso enrolado num metal magnetizável e uma corrente bem alta você deve ter um eletroímã bem forte. Um cuidado com o aquecimento deve ser considerado. Calor e magnetismo não combinam. Pra inverter a polaridade, inverta a direção da corrente.

Um exemplo de um eletroímã forte é o que tem dentro do motor de arranque do fusca. Me lembro vagamente que ele tem duas etapas: uma primeira bem forte com fio grosso pra dar a puxada inicial pra vencer a tensão-pressão da mola de retorno e outra um pouco menos forte com fio menos grosso que só mantém a mola vencida e a engrenagem no lugar

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Um fio bem grosso enrolado num metal magnetizável e uma corrente bem alta você deve ter um eletroímã bem forte. Um cuidado com o aquecimento deve ser considerado. Calor e magnetismo não combinam. Pra inverter a polaridade, inverta a direção da corrente.

Um exemplo de um eletroímã forte é o que tem dentro do motor de arranque do fusca. Me lembro vagamente que ele tem duas etapas: uma primeira bem forte com fio grosso pra dar a puxada inicial pra vencer a tensão-pressão da mola de retorno e outra um pouco menos forte com fio menos grosso que só mantém a mola vencida e a engrenagem no lugar

obrigado ja esclareceu muita coisa

• Curtir 1
Postado
Em 15/03/2019 às 12:16, Isadora Ferraz disse:

Já viu aqueles eletro-imãs de porta? Tem uns que levantam até 600Kg 

Olha que só usa uns 12 watts. 

Eu vi o teste de um levantando uns 230Kg

https://www.youtube.com/watch?v=KGh7BK6JqQ8

Eu imagino que no eletro-ímã o importante é a densidade de corrente. 

10A passando em 10 espiras de frio 12 AWG ou 1A passando em 100 espiras de fio 22 AWG  é a mesma coisa. 

Nos dois casos você tem uma densidade de corrente de 100 amperes. 

Mas eu prefiro as 100 espiras em fio 22 AWG com 1A ao invés de 10 espiras de 12 AWG a 10A, pois fios mais finos parece ficam mais compactados.

O único problema é que o fio mais fino exigirá uma tensão um pouco maior para alcançar a corrente desejada. 

O link a seguir tem uma tabela de fio que informa as correntes máximas de cada bitola de fio: http://www.edufer.com.br/tabela-fios-magneticos/

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, albert_emule disse:

Já viu aqueles eletro-imãs de porta?

não. Mas teorizo que ele já tem um íma permanente pra dar reforço.

1 hora atrás, albert_emule disse:

100 espiras em fio 22 AWG com 1A ao invés de 10 espiras de 12 AWG a 10A

Teorizei isso também mas fiquei com meda do aumento da tensão...

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Teorizei isso também mas fiquei com meda do aumento da tensão...

Ola, eu não teorizei essa parte, fiz um experimento que me surpreendeu .

Usei uma bobina secundária de um trafo de microondas, o fio é fino como teia de aranha e tem milhares de voltas.

Recortei cuidadosamente o núcleo para remover o enrolamento primário e deixar a superficie lisa.

Coloquei um par de diodos em uma alimentação 110V AC ( para tornar DC ) 

Liguei o dito cujo, não esquentou e lembro que teve um consumo bem baixo .

Na época não tinha como medir a 'força'  magnética produzida, mas lembro que chegamos a mover um automóvel  sem que desgrudasse a chapa de metal atraída pelo miolo magnetizado.

Tal qual a trava magnetica citada pelo @albert_emule .

'_'

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
8 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

não. Mas teorizo que ele já tem um íma permanente pra dar reforço.

Eu achava que tinha imã forte e o eletro-imã apenas neutralizaria o imã permanente com um campo oposto.

Mas logo vi que não fazia sentido. 

Durante incêndio poderia ficar sem energia e faltar bateria. A pessoa ficaria presa no incêndio.

Pesquisando eu descobri que só tem um eletro-imã e nada mais😁.

Pesquisando um pouco mais descobri que o imã de neodímio mais forte que existe possui 5000 gauss de força de campo magnético.

Mas o limite de força de campo magnética de um eletro-imã está apenas limitada na saturação magnética do ferro que está na casa dos 12000 gauss, portanto mais que o dobro da magnetização de um ímã de neodímio.

É uma bobina de núcleo de ar que magnetiza o imã de neodímio mais forte que existe😁

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Tito Fisher disse:

Coloquei um par de diodos em uma alimentação 110V AC ( para tornar DC ) 

agora fiquei com medo do aquecimento

adicionado 3 minutos depois
5 horas atrás, albert_emule disse:

É uma bobina de núcleo de ar que magnetiza o imã de neodímio mais forte que existe😁

Ja vi um no history não me lembro do programa. Acho que planeta inovação

É um bom momento pra você linkar um dos seus tradicionais videos. Escolha um sem muita falação 😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...