Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sei que existem vários comentários a respeito disso na internet, porém analisando a grande maioria, ainda não consegui chegar a uma conclusão, afinal de contas qual o melhor plano de energia para o windows, quando se está utilizando um processador Ryzen 5 1600? "AMD Ryzen Balanced" ou "Equilibrado" do próprio windows, lembrando que meu windows 10 está totalmente atualizado, utilizo a versão Home.

** No plano AMD Ryzen Balanced a frequência do processador e o Vcore ficam sempre no máximo, mesmo que você não esteja fazendo nada no PC, já no plano equilibrado do windows, a frequência / vcore só sobem caso realmente seja necessário.

Obs.: Bem que a AMD poderia se pronunciar a respeito disso, pois muita gente está com a mesma dúvida.

Postado

Eu deixo sempre no "AMD Ryzen Balanced" e o desempenho fica ótimo, com baixa temperatura, fica bem equilibrado. Também uso o Windows 10 Home.

Postado
43 minutos atrás, simforoso disse:

Eu deixo sempre no "AMD Ryzen Balanced" e o desempenho fica ótimo, com baixa temperatura, fica bem equilibrado. Também uso o Windows 10 Home.

Eu também estava utilizando o Amd ryzen balanced, até perceber que a frequência do processador e o vcore ficam sempre no máximo, mesmo você não fazendo nada no PC, já no plano equilibrado a frequência / vcore só sobe quando necessário, por isso me surgiu a dúvida, será que vale a pena deixar o processador sempre no máximo ao invés de utilizar o plano de energia equilibrado do windows ? eu sei q esse plano era necessário assim que o ryzen foi lançado, para acabar com problemas de stuttering e etc, porém será que ainda é necessário ? essa é minha dúvida.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, leonardo162 disse:

Eu também estava utilizando o Amd ryzen balanced, até perceber que a frequência do processador e o vcore ficam sempre no máximo, mesmo você não fazendo nada no PC, já no plano equilibrado a frequência / vcore só sobe quando necessário, por isso me surgiu a dúvida, será que vale a pena deixar o processador sempre no máximo ao invés de utilizar o plano de energia equilibrado do windows ? eu sei q esse plano era necessário assim que o ryzen foi lançado, para acabar com problemas de stuttering e etc, porém será que ainda é necessário ? essa é minha dúvida.

É uma dúvida interessante, vou dar uma pesquisada ver se acho algo. Mas nunca tive problemas com esse perfil criado pelo driver do chipset AMD. Uso o cooler box da AMD mesmo, e a temperatura não passa de 60ºC nunca em nenhum jogo, nada. Se eu descobrir algo te informo. Abraço.

Postado
2 minutos atrás, Shaman93 disse:

Eu deixo um atalho pras 3 opções no menu iniciar. Boto Equilibrado pra uso leve; Ryzen Balanced pra uso moderado; e Performance pra uso intenso.

image.png.630da07fa9c07f17a571aeaf3d472b8f.png

Olá, mas na prática você sente alguma diferença mudando o plano de energia ? pois aqui pelo menos testando os dois no Cinebench r20, o resultado foi idêntico em ambos os planos... o desempenho do PC no geral continua o mesmo também

• Membro VIP
Postado

Eu utilizava o equilibrado reconfigurado. Não curto o CPU quase próximo aos 100% em idle (na verdade o balanced deixava mínimo de 90%). Antigamente existiam problemas em subir o clock dos 1ª geração quando exigido (os P-States não estavam otimizados), daí esta "gambiarra". Se você tá com BIOS atual eu deixaria no default do sistema e monitoraria os clocks em games, se estiverem subindo de boa deixaria assim.

Postado
agora, Phoenyx disse:

Eu utilizava o equilibrado reconfigurado. Não curto o CPU quase próximo aos 100% em idle (na verdade o balanced deixava mínimo de 90%). Antigamente existiam problemas em subir o clock dos 1ª geração quando exigido (os P-States não estavam otimizados), daí esta "gambiarra". Se você tá com BIOS atual eu deixaria no default do sistema e monitoraria os clocks em games, se estiverem subindo de boa deixaria assim.

A frequência do processador pelo menos no Apex legends, fica a mesma tanto no plano da amd quanto no equilibrado.

Postado
29 minutos atrás, leonardo162 disse:

Olá, mas na prática você sente alguma diferença mudando o plano de energia ? pois aqui pelo menos testando os dois no Cinebench r20, o resultado foi idêntico em ambos os planos... o desempenho do PC no geral continua o mesmo também

Cinebench vai medir o desempenho exigindo o máximo do processador, como todos os modos estão em 100% de uso máximo não é pra dar diferença mesmo. A única diferença objetiva que eu percebi foi num programa que uso pra renderizar neurônios. Eu boto um macro pra ir renderizando fatia a fatia enquanto gira tridimensionalmente o neurônio e salva as imagens, então o uso do processador varia de 0 (com a fatia pronta e salvando) a 100% (enquanto renderiza a próxima fatia) em cada etapa do giro. Do equilibrado pro ryzen balanced dá uns 5% de diferença de tempo e do balanced pro alto desempenho uns 3%. Em jogos pesados sinto qualitativamente uma leve redução nos micro stutters, mas provavelmente é puro placebo. Na prática acabo deixando em equilibrado a maior parte do tempo até porque quando vou renderizar pesado faço um overclock de 3.85 a 4.0 GHz, o que acaba me poupando algumas horas.

• 7 meses depois...
Postado
Em 27/03/2019 às 16:47, Shaman93 disse:

Eu deixo um atalho pras 3 opções no menu iniciar. Boto Equilibrado pra uso leve; Ryzen Balanced pra uso moderado; e Performance pra uso intenso.

image.png.630da07fa9c07f17a571aeaf3d472b8f.png

como criou esses perfis no iniciar do windows de  Perfomace, Ryzen Balanced e Equilibrado?.. obrigado desde ja

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!