Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, adquiri um novo computador já tendo em mente a segurança dos componentes, comprei uma boa fonte (Corsair TX 750W 80 Plus Gold), e para que ele tenha uma proteção ainda maior, cogitei a compra de um filtro de linha Clamper, no entanto me deparei com o seguinte problema: Minha casa não possui aterramento (padrão anos 80/90). Tendo em vista que não possuo recursos para uma reforma elétrica no momento, pensei em fazer um aterramento individual, ligando uma haste de aterramento diretamente ao neutro da tomada onde o filtro de linha seria conectado.

Sei que não é a forma de proteção mais adequada, mas gostaria de saber se isso resolveria momentaneamente meu problema, ou seja, meu computador estaria protegido? Ou existe o risco do filtro de linha não funcionar como deveria neste tipo de aterramento?

Postado

@Matheus Willyan Pegue a mesma ideia que teve e transforme ela.

Veja bem, a sua ideia é ligar o fio terra no neutro da tomada.

Vamos mudar.

Troque só o a tomada em que vai usar o pc com filtro, sendo assim a nova tomada terá 3 pinos, no pino Terra da tomada coloque o fio de Terra que vai na haste.

Assim será melhor.

Além disso lembre que o cabo de energia que vai até a fonte deve ter 3 pinos também.

O citado aqui sai barato e funciona, além de que você pode fazer por conta própria e é melhor do que aterrar da maneira que foi citada.

• Curtir 2
Postado

@Elder Nauvirth Eu fiquei um tempo raciocinando para perceber as diferenças no nosso pensamento, até me tocar que havia escrito neutro onde deveria ter colocado terra. Uma palavra faz toda a diferença, muito obrigado pela correção.

Agradeço sua resposta, foi de grande ajuda para mim e creio que também será para os próximos que buscarem uma alternativa viável e segura.

• Curtir 2
Postado

eu faria um aterramento básico aí pra sua tomada, se morar em casa fica "fácil", um buraco de 1 metro, com sal no fundo, coloca a haste de cobre, e liga o fio (terra), e faz o aterramento na sua tomada, quanto menos gambiarra melhor.

qq dúvida consulta as normas técnicas brasileiras (ABNT).

• 1 ano depois...
Postado

Olá, tenho interesse em fazer aterramento, mas queria tirar algumas dúvidas antes. Minha casa fica na zona rural e a incidência de raios é enorme, ainda mais este ano. Temos o costume de retirar tudo das tomadas quando começam os temporais, visto que realmente são muitos raios e muito fortes. Não bastando isto, minha casa é bastante antiga, nem mesmo quanto a companhia elétrica está devidamente ajustada (aqui em minha região é a CEEE que modernizou o sistema colocando a caixa de luz na rua e com um aterramento de neutro se não me engano).
Com todos estes problemas eu queria apenas mais uma segurança para meu computador, pra caso ocorra algum problema a mais. Bastaria fazer uma tomada com 3 pinos e levar um fio até a rua, cravar uma estaca de cobre e pronto? O amigo acima falou em usar sal. É necessário, se sim porque, quais as quantidades e tudo mais que puder ser aconselhado.

Toda esta minha dúvida fica por conta de um amigo que me contou um relato que me deixou com medo e, apesar de eu não acreditar, não tenho confiança em meus conhecimentos elétricos para desacreditar. Ele falou que fez exatamente isto, estaca cravada na rua e "piorou" a situação. Ele disse que vários equipamentos queimaram e que aconteceu de "puxar" raios para o aterramento.

Bom, sei que o texto está grande mas espero que não incomode e que vocês possam me ajudar. Obrigado!

Postado
5 horas atrás, Appcr4sh disse:

Olá, tenho interesse em fazer aterramento, mas queria tirar algumas dúvidas antes. Minha casa fica na zona rural e a incidência de raios é enorme, ainda mais este ano. Temos o costume de retirar tudo das tomadas quando começam os temporais, visto que realmente são muitos raios e muito fortes. Não bastando isto, minha casa é bastante antiga, nem mesmo quanto a companhia elétrica está devidamente ajustada (aqui em minha região é a CEEE que modernizou o sistema colocando a caixa de luz na rua e com um aterramento de neutro se não me engano).
Com todos estes problemas eu queria apenas mais uma segurança para meu computador, pra caso ocorra algum problema a mais. Bastaria fazer uma tomada com 3 pinos e levar um fio até a rua, cravar uma estaca de cobre e pronto? O amigo acima falou em usar sal. É necessário, se sim porque, quais as quantidades e tudo mais que puder ser aconselhado.

Toda esta minha dúvida fica por conta de um amigo que me contou um relato que me deixou com medo e, apesar de eu não acreditar, não tenho confiança em meus conhecimentos elétricos para desacreditar. Ele falou que fez exatamente isto, estaca cravada na rua e "piorou" a situação. Ele disse que vários equipamentos queimaram e que aconteceu de "puxar" raios para o aterramento.

Bom, sei que o texto está grande mas espero que não incomode e que vocês possam me ajudar. Obrigado!

Boa noite

Jamais se deve usar sal para melhorar o aterramento pois ele vai corroer o cobre

O que se recomenda é fincar várias hates e interligar elas com fio de cobre nu (isso mesmo, pois toda malha de cobre vai estar aterrada no chão) de 25mm

cabo-de-cobre-nu-para-aterramento-16mm-n

Pode usar cabo de 10mm comum interligando as hastes? pode, mas nao faz muito sentido em área rural e em regiões onde você precisa baixar a impedância. 

Se a compania entregou a caixa de luz da entrada do padrão com neutro aterrado, ótimo, mas nao mexa nele, deixa o neutro do padrão como está.

Depois de fincar umas 6 hastes de 3 metros separadas por 3 metros, interligar o cabo de cobre nu entre elas usando o conector adequado, você leva esse cabo para o quadro de distribuição (quadro dos disjuntores). Se não há espaço, coloca um quadro novo ao lado onde vai estar esse cabo de aterramento ali. Depois que você fizer isso posso te ajudar a te dar as dicas com vídeo  para fazer um TN-S ou um TT. Lembrando que somente depois do TN-S ou TT você vai puxar um cabo para cada tomada. O fio da última haste  até o teu quadro dentro de casa deve ser de 16mm  da cor verde de preferência

https://www.santil.com.br/produto/cabo-flexivel-16mm-750v-verde-vendido-por-metro-sil/1493705/

Essa imagem abaixo é um rascunho só com 3 hastes (ideal em area rural é 6 ou mais) pra te mostrar como vai ser

GmaPuwK.png

Lembrando que seja em TT ou TN-S você vai precisar de um IDR além do disjuntor

Postado

Em área rural tem que ter certos cuidados mesmo. Qual a distância do transformador até a casa?. E o neutro atualmente não está aterrado? Esclareça esses pontos, se possível coloque fotos da instalação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...