Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá à todos do fórum!

Tenho interesse em montar um computador para rodar jogos em 1080p ou mais.

Olhando aqui em casa, tenho as seguintes peças de meu antigo pc:

- 4 módulos Kingston DDR3 1600mhz (KVR16N11S8/4)

- Fonte PcYes Elecro V2 400w 80 Plus white

- Gabinete XPredator Cube

- HDs de 500gb e 1tb

Estava observando o potencial da antiga plataforma X79 e gostaria de saber com os que conhecem, se as memórias que já tenho são compatíveis com algum modelo de placa com socket 2011?

Caso não seja, quais recomendações de processador + placa-mãe seriam aconselháveis ao meu caso?

Agradeço à ajuda de todos!

• Membro VIP
Postado

Compatível é, agora tem que ver quanto você vai pagar em uma X79 e quanto vai pagar nestes processadores LGA 2011.
Mais fácil vender as memórias, comprar DDR4 e montar um micro novo.

Ou, se quer insistir, procurar um Xeon e uma boa placa no Aliexpress para reaproveitar estas memos.

Postado
Postado
6 minutos atrás, Manoel Fernando disse:

Eu curto essas lasanhas do LGA2011, deu até vontade de arriscar aqui.

• Membro VIP
Postado

Em stock? Para jogos? Eu empurraria no mínimo para 4GHz.
Sim, ele suporta memórias não ECC. Qualquer processador de servidor suporta memórias não ECC, o que não ocorre é o inverso.

Tenso é esta placa-mãe xing ling até o talo, não tenho ideia se presta... rs

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Tenso é esta placa-mãe xing ling até o talo, não tenho ideia se presta... rs 

Quero ver entrar na bios e trocar o idioma...hauhauhauhaha

adicionado 1 minuto depois

@Manoel Fernando  PS: Tem umas mobo QuadChannel por um preço próximo vio.

• Membro VIP
Postado

@Pietro Luigi Esta aí já é quad channel. Eles apenas limparam tudo, é quase uma H110, deixaram apenas 4 slots de RAM por obrigação do quad channel. Codec de audio deve ser bem tabajara tmb, olha a quantidade de portas SATA, enfim.

Mas é o que tem pra hoje, por ~600 mangos a config é interessante sim, só pesquisaria uma mobo melhor mesmo que fuja um pouco do valor.

Postado

Existem algumas particularidades para escolher uma mobo, meu gabinete só comporta o padrão micro ATX e vou usar portas USB 3.0.

Usando o PcPartPicker, tive como resultado as seguintes mobos:

- ASRock X79 EXTREME4-M

- Asus Rampage IV Gene

- MSI X79MA-GD45

O problema é achar num preço bacana...

Mesmo sendo Xing Ling raiz, esse combo saindo por 700 me chama muita atenção, pelo reviews que vi, esse Xeon E5 2650 V2 têm desempenho perto do Ryzen 5 2600, com um preço bem mais interessante.

• Membro VIP
Postado

@Manoel Fernando Isso se não for superior, afinal são 8 cores e 16 threads, é um monstrinho. Mas teria que levantar este clock pra ficar competitivo nos games hein.

Mas agora fiquei na dúvida do quadchannel, na descrição da placa diz suportar dual channel, vai ver é erro.

@Manoel Fernando Edit: Tem um canal de um australiano que gosta de montar estas lasanhas tmb, pesquise por "Tech Yes City". Em um dos vídeos ele pegou processador similar e uma placa destas aí, só que com slots de RAM em verde limão se não me engano, da Maxsum. Fez OC e tudo, ficou filé o bichinho. Talvez você possa pegar dicas neste vídeo, dá uma pesquisada.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Phoenyx disse:

@Manoel Fernando Edit: Tem um canal de um australiano que gosta de montar estas lasanhas tmb, pesquise por "Tech Yes City". Em um dos vídeos ele pegou processador similar e uma placa destas aí, só que com slots de RAM em verde limão se não me engano, da Maxsum. Fez OC e tudo, ficou filé o bichinho. Talvez você possa pegar dicas neste vídeo, dá uma pesquisada.

Achei o vídeo: 

A placa é de uma empresa chamada HUANANZHI, tem site (todo em chinês) e parece ser uma grande empresa lá na terra do sol nascente. Achei engraçado que a bios rechonhece o modelo da placa como "desconhecido".

O problema é que a marca não têm nenhuma mobo micro atx com 4 slots DDR3😭

http://www.huananzhi.com/html/1/100/176/index.html?categoryid=150&title=X79

Vou ter que tomar essa decisão: Comprar um modelo Huananzhi ATX e trocar meu gabinete (ele ainda tá na caixa), ou arriscar geral e pegar aquela Xing Ling raiz pra ver o que acontece...

Decidindo e comprando, volto aqui pra contar o que rolou.✌

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Não é esta placa que me referi (inclusive é um Sandy e Junior e não Ivybridge), mas é isso aí, tem que ver como é o BIOS e o VRM disso. Ele tem muitos videos com estas perolas, procura que tu acha.

Postado
16 horas atrás, Phoenyx disse:

Mas agora fiquei na dúvida do quadchannel, na descrição da placa diz suportar dual channel, vai ver é erro.

Acho que não é erro não, dos poucos vídeos que achei, esse aqui, aos 9:50 min dá pra ver o CPU-Z indicando que as memórias estão trabalhando como Dual, mesmo com quatro módulos.

Vou descartar essa opção de placa-mãe e optar por essa aqui, uma tal de Jingsha X79M-M.2+ Plus pois me pareceu melhor construída, o USB 3.0 da placa está em uma posição melhor, os capacitores me parecem melhor distribuídos (depois tenho que dar um jeito de dissipá-los), sem falar em um slot M.2 que posso usar futuramente (hehe). No primeiro vídeo, é possível ver aos 4:52 min, o CPU-Z indicando que as memórias estão trabalhando como Quad neste modelo:

https://pt.aliexpress.com/item/X79-motherboard-LGA2011-E5-2680-v2-USB3-0-SATA3-PCI-E-NVME-M-2-SSD-processador/32977963812.html?spm=a2g0s.8937460.0.0.816c2e0eUuGivL

https://www.ebay.com/itm/Motherboard-X79-LGA2011-Micro-ATX-PCI-E-NVME-M-2-SSD-Support-REG-ECC-Memory-L1L6/362517361153?hash=item5467b7f201:g:~SAAAOSw5wNcIdCt

Como disse antes, depois volto aqui para postar resultados! Valeu!✌️

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Esta placa parece melhor mesmo, só pelas saidas de audio já deu uma animada, parece melhor construida. Quanto a dissipar os capacitores, não vejo sentido nisso. Já tem dissipador nos mosfets que é o que realmente frita nas placas.

Edit: No Ali não vem com dissipador nos mosfets, saquei, você se confundiu. Bom, seria realmente muito interessante dissipá-los, até mesmo pra pensar em fazer over.

Boa sorte!

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, Manoel Fernando disse:

Como disse antes, depois volto aqui para postar resultados! Valeu!✌️

To aguardando pra quando a lasanha chegar. Não esquece de voltar hein.

22 minutos atrás, Phoenyx disse:

Edit: No Ali não vem com dissipador nos mosfets, saquei, você se confundiu. Bom, seria realmente muito interessante dissipá-los, até mesmo pra pensar em fazer over.

Só comprar ums dissipadores e colar nos mosfets. Eu fui ali na rua dos Arduínos perto da Santa Efigência, comprei uns 15 por R$0,50 cada, e eles ainda vem com aquele adesivinho térmico na base.

Aqui no meu kit, mesmo com WC só de colar eles nos VRM já ajudou a baixar as temps.

Postado
15 horas atrás, Phoenyx disse:

Olha aqui uma placa melhor já com dissipadores, foi esta aí que o australiano tmb pegou:

Kllisre

Também observei esse modelo da Kllisre, pois já testei as memórias ram que a empresa fabrica:

https://pt.aliexpress.com/item/Kllisre-X79-ATX-motherboard-LGA2011-USB3-0-SATA3-NVME-M-2-PCI-E-SSD-suporte-ECC/32969830382.html

Assim como as Huanan, parecem ser de boa qualidade, mas o que me impede de escolhê-la é o tamanho, meu Xpredator Cube só comporta Micro Atx😥

• 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

@Joh Gonçalves Do que já vi em alguns youtubes russos(que são os maiores consumidores desses produtos alternativos) algumas placas tem problemas de bios para placas RADEON novas. As Nvidias rodam sem problema. Mas que geralmente é uma questão de bios. E que há diversos BIOSmod sendo desenvolvidos pra resolver esses problemas. Porém é uma questão de sorte. Entrando em contato com a fabricante pelo chat de vendas do Aliexpress a mesm me informou que o produto não faz RAID0. Porém em videos russos o produto faz RAID0. Logo é uma questão de sorte da qualidade de BIOS que você recebe. Não há um padrão adotado por todas as x79

adicionado 4 minutos depois

A propósito comprei o kit do vídeo do Miguel. uma placa-mãe killsre, um E5-2650 v2 e 16 gigas de memória ECC de 1866mz em 2 pentes de 8 e futuramente comprar mais 2 pra fazer 32 gigas. Também um m.2 gamer da ADATA de 3000mb de leitura. 
Gastei 1000 taokeys pra uma máquina que me custaria uns 3000 taokeys no BRA. Vamo ver se chega tudo direitinho em menos de 3 meses. 

• Obrigado 1
Postado

@Joh Gonçalves Editando que me enganei. Tem russos com biosmod dessa placa. Provavelmente você acha a solução por lá. Mas é uma questão de sorte porque s bios dessas X79 2011 são randomicas. Vem de tudo um pouco.  

Se bem que o consenso é que os china estão majorando o preço da plataforma. A custo benefício mais eficiente é a RAIZEN. Tem placa-mãe boa a preço bom na TERABYTE. Processador e memórias na China. Assim bate também o kit do Miguel WM. Comprando tudo aqui a plataforma RAIZEN não consegue bater o custo benefício

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Comprei o kit que vi com o Miguel MW informática a placa KLLISRE x79 Xeon e5 2650 V2 e 2 x 8gb  DDR3 1866 veio tudo certinho e funcionando perfeitamente só andei fazendo umas cagadas eu acho ou eu que não estou sabendo mexer na bios, andei fazendo umas modificações lá e agora o processador só trabalha em Stock ele é de 2,60 e chegava a 2993mhz com seu turbo bust e agora só fica nos 2600mhz mesmo em teste de stress ja resetei a BIOS e nada. Se alguém puder me orientar eu agradeço muito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...