Ir ao conteúdo

i5-8400 "preso" a 3,1GHz

Ir à solução Resolvido por Igor Andreati,

Posts recomendados

Postado

Acabei de montar um pc com um i5-8400 e estou achando o comportamento dele muito estranho:

-Durante stress, ele trava na casa dos 3,1GHz. Seja em jogo, teste de stress ou o que seja. Testei com vários programas e é perceptível a queda de desempenho em relação ao que era esperado do sistema. Indica esse valor no Gerenciador de tarefas, no Afterburner e no Cpu-z.

-Sem stress, ele fica variando entre 3,2 e 3,5GHz, sem a menor necessidade.

-Na BIOS aparece exatamente 2800MHz, embora eu não tenha certeza se estou vendo a informação no lugar correto (talvez isso seja só uma indicação padrão).

O padrão desse CPU é de 2,8GHz com 4,0GHz em turbo. Coloquei uma comparação com o que era esperado dele abaixo.

O que eu SEI que não está errado:

-Temperatura. Tenho um water cooler que herdei do meu velho i7 overclockado... com um i5 stock as temperaturas não passam de 55ºC de jeito nenhum. Fica na casa dos 40ºC em jogo e abaixo de 35ºC idle.

-Controle de energia do Windows. Está em 100% para máximo desempenho, 5% para mínimo e política ativa de resfriamento.

-Controle de energia da BIOS. Já testei no modo automático e no modo alto desempenho. No modo alto desempenho ele nunca sai dos 3,1GHz. No modo automático ele chega nos 3,5Ghz, quando NÃO está sob stress (sic). Sob stress trava nos 3,1 de novo.

O que eu não sei se está errado:

-Se existe algum driver de processador ou coisa assim que eu deva atualizar... tudo que tem no site da intel é um negócio pra quem faz streaming.

-Encontrei uma atualização de BIOS... mas tudo que os gênios da Asus colocaram na descrição é "Updated uCode for the latest Intel processor". Imagino que é alguma coisa relativa à 9ª geração, que não me adianta de nada...

Minha placa-mãe não suporta overclock, e de maneira geral está tudo em "automático" na BIOS. Além do controle de energia, testei colocar no perfil XMP. Também testei deixar o turbo boost em ativado, desativado e auto... nada deu resultado...

Se alguém puder me dar uma luz sobre como pelo menos identificar a fonte do problema... se precisar de mais informação é só pedir... tenho tudo que é teste baixado aqui 😅

Core i5-8400

Asus Prime H370m-plus

2x8gb ddr4 2400mhz Corsair

Rtx 2060

Ssd

Corsair CX 650M

Windows 10 original

333.thumb.jpg.dce84a72b4939425b3d1019f9f776b0f.jpg

Sistema idle

444.thumb.jpg.e3cd49e6464d2abd35e40a81c252b08e.jpg

Sob stress

111.thumb.jpg.931a27103fb2c8c6c93a0b7e88b1de5e.jpg

Comparativo meu pc (esq.) X benchmark de um sistema parecido (dir.)

222.thumb.jpg.c5cfc20c71c4dc99bc506697d0969e06.jpg

Resultados no PassMark. O meu é o da esquerda, os outros são testes comuns de outras pessoas.

Muito obrigado!

Postado

Sobre o turbo boost no Core i5-8400:

4000 MHz (1 core)
3900 MHz (2, 3 or 4 cores)
3800 MHz (5 or 6 cores)

Tenta dar um reset na BIOS ou olhar as configurações do turbo, caso não esteja chegando a 3.8 GHz com 6 cores ativos.

Postado
27 minutos atrás, grievous disse:

A Intel não deixa claro mas o Turbo Boost do i5 8400 é de 4ghz apenas em um núcleo, eu diria que seu PC está normal.

Em todos os núcleos ele chega nos 3.8 GHz jogando. Mesmo no melhor caso dele ali ta bem abaixo.

@Igor Andreati

Bem, eu tentaria voltar a BIOS pros padrões de fábrica, talvez até um reset CMOS.

Se não der certo, atualiza a BIOS.

7 horas atrás, Igor Andreati disse:

-Encontrei uma atualização de BIOS... mas tudo que os gênios da Asus colocaram na descrição é "Updated uCode for the latest Intel processor". Imagino que é alguma coisa relativa à 9ª geração, que não me adianta de nada...

As fabricantes não deixam claro o que exatamente a versão da BIOS está atualizando mas COM CERTEZA não é só isso não. Eles só colocam o mais importante.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Igor Andreati disse:

111.thumb.jpg.931a27103fb2c8c6c93a0b7e88b1de5e.jpg

Comparativo meu pc (esq.) X benchmark de um sistema parecido (dir.)

Nestes casos, benchmark nunca condiz com a real experiência dos jogos. Jogo base normalmente sofre atualizações e tal, o que causa um grande impacto no desempenho.

Se prestar atenção aos número, verá que o uso de CPU de seu PC nem atingiu alto uso em % para justificar aumento também no clock. Ao meu ver, está tudo normal.

E outra, vídeos de internet, resultados em sites não muito famosos ou com resultados genéricos (como userbenchmark, por exemplo) não dá para se acreditar em tudo que vê. Normalmente espere uma diferença de uns 10% de desempenho.

Aliás, sua média de FPS está até um pouco acima do teste feito aqui no CdH em The Witcher 3:

• Curtir 1
Postado

Galera não vamos confundir por favor.

Independe de resultado de benchmark, da placa de vídeo que ele está usando ou se o jogo é leve ou pesado. O comportamento normal do i5 8400 é chegar pelo menos a 3.8 GHz. Mesmo se o cara estiver jogando apenas LoL, por exemplo. E ele disse que mesmo em stress 100% o processador dele mal chega a 3.1.

O processador/placa-mãe dele estão claramente com algum problema.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, Narak13 disse:

E ele disse que mesmo em stress 100% o processador dele mal chega a 3.1.

Utilizando somente 1 core? Então tem algo estranho...

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, lnpott disse:

Utilizando somente 1 core? Então tem algo estranho...

Pelas fotos que ele mandou, usando todos os cores. Mas mesmo assim está muito abaixo do que o processador oferece.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Narak13 Não é bem assim que funciona o turbo boost, é de acordo com a necessidade de processamento e uma série de parâmetros é utilizado pela placa-mãe pra aplicar ou não overclock. Se você abre o campo minado pra rodar o processador não vai subir pra 4ghz.

No fim eu sugiro fazer testes, rodar uns benchmarks, cinebench, passmark, blender, etc e ver se os resultados batem com os de outros reviews como esse do hardware unboxed:

• Curtir 2
Postado

@grievous

Ele postou imagens de testes que fez em programas de stress e no The Witcher 3, são programas que elevam o clock do processador até o máximo que ele consegue se não houver nenhuma limitação na BIOS.

Ao menos 3.8GHz ele chega até mesmo em CS:GO, e vendo gameplay da galera no youtube com esse processador dá pra perceber isso, todos ficam em 3.8GHz enquanto o dele está travado em 3.1 GHz.

Então tipo, não é como se ele estivesse postado uma foto rodando campo minado.

• Curtir 2
  • Solução
Postado

Pessoal, obrigado pelas respostas.

Realmente, tinha algo de errado com o CPU. O boost dele era para chegar nos 3.8GHz com todos os cores e até passar de 4.0GHz quando em apenas 1 (vi vários e vários benchmarks, desde sites especializados até aqueles feitos por algum ucraniano que mora num porão). O meu não saia de 3.1GHz não importava o que eu fizesse, todo tipo de teste imaginável eu tentei. Fora isso, aquele valor que os benchmarks usam para dar "nota" ao processador estava beeem abaixo do que era pra ser. Comparando com outros i5-8400, ele ficava entre os 5% piores. No PassMark por exemplo, ele marcava 8.000 pontos, enquanto a média normal do processador é na casa dos 11.000.

Felizmente consegui encontrar uma solução, apesar de não ter entendido o porquê de ter dado problema: vi uns gringos falando alguma coisa sobre o ratio dos cores se "alinharem" e o processador não entrar em boost direito (desculpem, não encontrei palavras melhor para descrever). A solução foi mudar manualmente na BIOS o "CPU Core Ratio", que estava em Auto para Manual por Core, e colocar 40 (o valor máximo permitido). Não sei por que, mas funcionou. Suponho que se eu tivesse resetado a BIOS como sugerido também funcionaria... Vou colocar fotos abaixo do antes e depois, caso alguém tenha esse problema.

Após mudar a Core Ratio, o CPU atingia normalmente os 3.8GHz em load. Persistia o problema de ficar constantemente em 3.4GHz em idle. A solução foi bem simples, apenas mudar o estado de energia do Windows... estava em alto desempenho, passei para equilibrado... a configuração do painel de controle dá a entender que essas opções mudam pouca coisa (como tempo inativo para desligar o monitor e os famosos estado mínimo/máximo da CPU), mas aparentemente mudam muito mais coisa... no modo alto desempenho ele fica forçando o CPU a entrar em boost mesmo sem necessidade...

Segue fotos do antes (esq.) e depois (dir.)

idle.thumb.jpg.6a9e5b99c346779009369968d5723ce7.jpg

Idle

load.thumb.jpg.a6dcda6d471c3d4dbb730a58140ea2f6.jpg

Load simulado

Wit.thumb.jpg.b51e03bd9114ba23f7d32588ded94b2c.jpg

Load real

Obrigado novamente pelas respostas.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!