Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite,pessoal a uns dias atrás eu em um tópico questionei o funcionamento de uma fonte de 50hz ligada em 60hz,o material no caso ( fonte ) foi comprada em um lote de restos de leilão,nesse lote vinham varias fontes,e essa foi uma que não funcionou,eu abri ela e me deparei com dois diodos em curto ( diodos retificadores da parte primaria ) e eu troquei eles, o fusivel da fonte também queimado,enfim fiz a rápida análise visual e algumas mediçoes,e liguei a fonte,fiz um quebra galho no fusivel só para testar,e a questão é,a parte primaria tem tensão,mas na secundaria não tem nada..coloquei para medir a saida do trafo na secundaria,não tem nenhuma tensão,já medi e tem resistencia normal..só não tem tensão,ai me deparei com um Diodo,até nem sabia que era um diodo Schottky,fui ver pesquisando..ele não tem nenhuma resistencia ,medi de varias formas,o diodo é um MBR20100,será que pode ser ele,a parte primaria funciona normal,chega tensão no trafo,porém não sai tensão para secundaria...pode ser esse diodo,ou ele não interfere ? se for vou achar ele com facilidade ? ou posso substituir por outro ?

• Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Willian_Souza disse:

.ele não tem nenhuma resistencia ,medi de varias formas

Meça o diodo na escala de ... diodo. Tem um simbolozinho no multímetro.

• Amei 1
Postado
9 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Meça o diodo na escala de ... diodo. Tem um simbolozinho no multímetro.

Desculpa não é resistência, é continuidade * usar multímetro eu sei hahsha o diodo no multímetro é chamado da famosa continuidade..foi exatamente o que eu fiz, medi nessa estava de várias formas, e nada, aliás minha dúvida é, por ele ser um Diodo Schottky,com certeza não deve ser como testar um trânsistor... Como realmente devo testar esse diodo? Ou o teste é como testar um trânsistor? Não sei se vai ser fácil achar ele ou eu poderia substituir por outro? 

• Membro VIP
Postado

De todos, o diodo é o item mais fácil de testar pois sua escala é única (neste momento eu chamo de escala de diodo mesmo) além de ter só duas condições: de um lado dá "0.600" +- 30% e do outro "1.   ". Um diodo rápido ou shóc... dá menos.

Substituir... uma alternativa é tirar do secundário de outra fonte chaveada. P.ex. as de pc que você deve ter algumas sucatinhas aí...

• Amei 1
Postado
3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

De todos, o diodo é o item mais fácil de testar pois sua escala é única (neste momento eu chamo de escala de diodo mesmo) além de ter só duas condições: de um lado dá "0.600" +- 30% e do outro "1.   ". Um diodo rápido ou shóc... dá menos.

Substituir... uma alternativa é tirar do secundário de outra fonte chaveada. P.ex. as de pc que você deve ter algumas sucatinhas aí...

Tenho várias, já que é diodo acredito que seja mais simples de achar, ou precisa ser a mesma numeração? 

E outra pergunta, eu não sei se realmente esse diodo é o causador, pois como comentei a fonte não tem tensão na saída do secundário, aliás tem continuidade na bobina mas não tem tensão, e medindo a entrada de tensão do transformador ele chega tensão normal, só não está saindo, será que esse trafo aí queimou? 

Postado

Uma coisa é ter tensão no primário do transformador, outra é ter transferência para o secundário. Disse ter medido continuidade no secundário. Faça o mesmo no primário.  Só haverá transferência para o secundário se houver chaveamento. Se o transistor que chaveia estiver aberto ou o circuito de controle danificado...

Só se falou na potência mas tb temos o controle. A informação de tensão costuma ser feita por opto-acoplador que vem do secundário e no controle do primário o opto vai elevando a tensão no pino FB do controlador na tensão setada. Se não há tensão na saída então o pino FB terá que estar com tensão baixa. Identifique no datasheet quem é o pino FB e sua tensão de referência.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Willian_Souza disse:

precisa ser a mesma numeração? 

Não precisa. basta que ele esteja em posição e função semelhante nas fontes. Pra saber, penso que você precisa de mais algum tempo e experiência.

De fato a presença (perigosa) de Vdc no primario e não no secundário é insuficiente pra um diagnóstico acertado. No primario ou melhor em cima do C grandão deve dar de 160 a 300Vdc. Este, como disse o amigo Serjão, vão ser chaveados pra passar pelo trafo até o secundário (dc não passa). Algo como você despejar areia numa peneira. Com ela parada a areia não passa. Tem que chacoalhar. Esta chacoalhada é o chaveamento do Serjão. E quem faz isso é um servente de pedreiro transistorzão no dissipador e sob comando e autorização de um ci controlador pwm, o pedreiro. A patroa é a tensão de saída que só conversa com o pedreiro através do capataz acoplador ótico... Ok... fraquinha mas dá um tempo... hoje é sexta pow!

• Amei 1
  • Haha 2
Postado
10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Não precisa. basta que ele esteja em posição e função semelhante nas fontes. Pra saber, penso que você precisa de mais algum tempo e experiência.

De fato a presença (perigosa) de Vdc no primario e não no secundário é insuficiente pra um diagnóstico acertado. No primario ou melhor em cima do C grandão deve dar de 160 a 300Vdc. Este, como disse o amigo Serjão, vão ser chaveados pra passar pelo trafo até o secundário (dc não passa). Algo como você despejar areia numa peneira. Com ela parada a areia não passa. Tem que chacoalhar. Esta chacoalhada é o chaveamento do Serjão. E quem faz isso é um servente de pedreiro transistorzão no dissipador e sob comando e autorização de um ci controlador pwm, o pedreiro. A patroa é a tensão de saída que só conversa com o pedreiro através do capataz acoplador ótico... Ok... fraquinha mas dá um tempo... hoje é sexta pow!

Excelente explicação hsaushuahsuahus,queria ter essa facilidade que vocês tem para compreender as coisas..mas enquanto isso vou quebrando a cabeça para aprender com sua explicação que já me abriu a mente..eu retirei o diodo da secundaria,e já que retirei ele vou fazer a troca,achei um 16F020C que retirei de uma sucata de fonte atx aqui...pelo que vi no datasheat é um diodo,estou verificando e vou colocar ele,e já trocar o transistor do primario..vamos ver o que vai da,pois já que explicou dessa forma entendo que talvez a fonte não esteja chaveando,por isso vou trocar o transistor da primaria,e detalhe,o fusivel da fonte estava queimado quando abri..

• Membro VIP
Postado
18 horas atrás, Renato.88 disse:

Sem retorno no opto acoplador a fonte não chaveia

... corretamente. Uma chaveadinha básica ela dá e tem que dar se não o trem não parte. Claro, considerando que a ...

18 horas atrás, Renato.88 disse:

tensão no diodo

... em questão seja no secundário. Se for a do primario, geralmente eu (eu) prefiro o termo V no capacitorzão por isso a (minha) confusão:confused:

11 horas atrás, Willian_Souza disse:

o fusivel da fonte estava queimado quando abri

Se queimou o controlador, da quei de onde estou talvez valha a pena dar tchau pra fonte. Defeitos deste tipo só vale a pena se a fonte for única ou pra aprendizado mesmo... seu caso😁

• Curtir 1
Postado
51 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

em questão seja no secundário. Se for a do primario, geralmente eu (eu) prefiro o termo V no capacitorzão por isso a (minha) confusão:confused:

Mas estamos falando é da saída mesmo, já que a pergunta é sobre o diodo schottky. 

As fontes que já vi com defeito nesse diodo funciona por 1 segundo e desliga, pois o opto acoplador não "fecha o contato". 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

opto acoplador não "fecha o contato"

ok. Então estamos falando do opto do onoff de uma fontinha secundaria de uma fonte de pc. Este  sim só abre e fecha. O outro de controle trabalha meio que linear. Este nem precisa de V na saída pra começar a operar. Se assim fosse, jamais operaria a contento pois Vt0=0V.

ah...

8 horas atrás, Renato.88 disse:

funciona por 1 segundo e desliga

agora sim fez sentido

4 horas atrás, Willian_Souza disse:

o teste de chaveamento com meu multímetro e nada, não está chaveada

Não sei como fizeste tal teste. Momento pensar em ter um osciloscópio. Mas algo me diz que o ci controlador já era.

• Curtir 1
Postado
Em 06/04/2019 às 17:56, Isadora Ferraz disse:

ok. Então estamos falando do opto do onoff de uma fontinha secundaria de uma fonte de pc. Este  sim só abre e fecha. O outro de controle trabalha meio que linear. Este nem precisa de V na saída pra começar a operar. Se assim fosse, jamais operaria a contento pois Vt0=0V.

ah...

agora sim fez sentido

Não sei como fizeste tal teste. Momento pensar em ter um osciloscópio. Mas algo me diz que o ci controlador já era.

Então, e o famoso teste com multímetro? Tem vários vídeos no YouTube, já vi técnicos em eletrônica testar o mosfet com multímetro e dentre eles o teste de chaveamento que é o mais famoso.. Agora fiquei confuso 

• Membro VIP
Postado

Perdão amigo mas o abre e fecha me referi a uma chave liga desliga e não ao chaveamento da fonte. É que fonte de pc se você desmontar uma geralmente vai ver 2 optos: 1 é o LD - tipo pra quando você manda o pc desligar só com o mouse - e o outro, por onde passa a informação da regulação. A sua deve ter só um opto: o "do circuito" regulador.

O verdadeiro

2 horas atrás, Willian_Souza disse:

teste de chaveamento

só com osciloscópio mesmo. Aquele que você viu no ytb é um quebragái que tem boa margem de acerto.

Postado
46 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Perdão amigo mas o abre e fecha me referi a uma chave liga desliga e não ao chaveamento da fonte. É que fonte de pc se você desmontar uma geralmente vai ver 2 optos: 1 é o LD - tipo pra quando você manda o pc desligar só com o mouse - e o outro, por onde passa a informação da regulação. A sua deve ter só um opto: o "do circuito" regulador.

Dois optos é só em fonte "da boa". 

As genéricas e as mais ou menos usam só um e ainda é pra fontezinha do stand by. 

O acoplamento pra ligar a fonte e fazer o retorno é via transformador. 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O verdadeiro

só com osciloscópio mesmo. Aquele que você viu no ytb é um quebragái que tem boa margem de acerto.

Certa vez estava com uma fonte queimada de uma TV LG , testei os mosfetes com o multímetro desses testes que eu comentei que vi na net, e constatei problemas nos mosfetes fiz a troca e a fonte funcionou perfeitamente.. Por isso sempre usei esses testes...como você comentou tem uma boa margem de acerto.. E é bem boa por sinal. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...