Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia!

Não tenho muito conhecimento na área, então me desculpem por possíveis uso de termos errados ou etc...

PS.: Moro no Rio Grande do Sul, e aqui na minha cidade a tensão nominal é de 220V

Seguinte, aqui onde trabalho (órgão público, que não tem muita capacidade de aquisições ou modificações na infraestrutura do prédio), a luz caí muito seguido (e muitas vezes acaba queimando as fontes dos PCs, creio eu), e também, existem poucas tomadas a disposição para muitos equipamentos, como por exemplo: impressoras (que operam em 110V), cpu's, monitores, switches de mesa, telefone fixo e etc.

Temos muitos estabilizadores os quais utilizo apenas para ligar as impressoras, e temos nobreaks(ragtech 1400VA), que utilizo para os demais equipamentos.

Um dos problemas que está acontecendo é que uma estação de trabalho onde tem uma impressora samsung m2020 ligada a um estabilizador, sempre ao fazer uma impressão logo após ligá-la, acaba desligando o estabilizador, tenho medo que possa acabar danificando os equipamentos. Gostaria de saber qual é o possível problema e como resolvê-lo. Pode ser o estabilizador que não aguenta a impressora? Pode ser a rede elétrica? Ou, o que pode ser? (Em outro local os equipamentos funcionaram perfeitamente)

Outra dúvida, posso ligar um nobreak em um estabilizador ou vice-versa? (Pelo fato de não haverem muitas tomadas disponíveis e, haverem impressoras que necessitam um estabilizador por serem 110V e também os nobreaks não serem de onda senoidal pura)

• Membro VIP
Postado

Se tiver tempo, leia isso...

Nunca li.

Focando no seu problema...

7 minutos atrás, Cerest disse:

ao fazer uma impressão logo após ligá-la, acaba desligando o estabilizador

Pode ser mau contato tanto nas tomadas como interno. Neste caso, descarte o estabilizador e ligue direto nestas réguas de tomada. A não ser que estejas utilizando o estabilizador como conversor 220-127 aí deve mantê-lo. Algo que podes fazer é aplicar limpa contatos nos plugues, tomadas e botões liga desliga.

Caso insistas no par nobreak-estabilizador, ligue primeiro o nobreak

Além disso, só mesmo com algum conhecimento adicional...

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se tiver tempo, leia isso...

Nunca li.

Focando no seu problema...

Pode ser mau contato tanto nas tomadas como interno. Neste caso, descarte o estabilizador e ligue direto nestas réguas de tomada. A não ser que estejas utilizando o estabilizador como conversor 220-127 aí deve mantê-lo. Algo que podes fazer é aplicar limpa contatos nos plugues, tomadas e botões liga desliga.

Caso insistas no par nobreak-estabilizador, ligue primeiro o nobreak

Além disso, só mesmo com algum conhecimento adicional...

Estou usando para a conversão mesmo!

Sei que não devo usar estabilizadores, mas não tenho opção aqui no trabalho pelo menos...

Postado

O próprio no break faz a função de estabilizador, porém não faz a conversão de 220/110V.

Além do problema de mal contato que causa esse defeito. 

Pode ser também a sobrecarga, como você disse que tem muitos aparelhos na mesma tomada, existe a possibilidade de a tensão cair muito e acabar desligando as coisas. 

Se tiver como usar auto transformador para diminuir a tensão para 110V, eles são menos piores que o estabilizador. 

• Membro VIP
Postado

A solução para resolver seu problema ai é:

1) Ao comprar cuidar para que a tensão de trabalho seja a mesma da rede elétrica dai (essa impressora pode operar em 110V, um modelo, ou em 220 Volts, outro). É simples, é igual quando você compra uma geladeira, ou é 110 ou é 220 Volts..

2) Se alguém comprou mal adote um autotransformador, por exemplo esse dai:

image.png.593c56aed68e205cba7c0484f5c5eed6.png

Se entrar 110 na tomada correta no outra vai aparecer 220 Volts e vice versa..  Adote um com capacidade para 500 a 750 VA´s

Postado
7 minutos atrás, faller disse:

A solução para resolver seu problema ai é:

1) Ao comprar cuidar para que a tensão de trabalho seja a mesma da rede elétrica dai (essa impressora pode operar em 110V, um modelo, ou em 220 Volts, outro). É simples, é igual quando você compra uma geladeira, ou é 110 ou é 220 Volts..

2) Se alguém comprou mal adote um autotransformador, por exemplo esse dai:

image.png.593c56aed68e205cba7c0484f5c5eed6.png

Se entrar 110 na tomada correta no outra vai aparecer 220 Volts e vice versa..  Adote um com capacidade para 500 a 750 VA´s

É um órgão público que precisa de toda burocracia para efetuar uma compra antes, e a cidade e o estado estão meio mal das pernas, então creio que não será possível efetuar esta compra... Mas obrigado mesmo assim!

Sobre a minha segunda dúvida, o que podes me dizer a respeito sr. Feller?

adicionado 1 minuto depois
43 minutos atrás, Renato.88 disse:

O próprio no break faz a função de estabilizador, porém não faz a conversão de 220/110V.

Além do problema de mal contato que causa esse defeito. 

Pode ser também a sobrecarga, como você disse que tem muitos aparelhos na mesma tomada, existe a possibilidade de a tensão cair muito e acabar desligando as coisas. 

Se tiver como usar auto transformador para diminuir a tensão para 110V, eles são menos piores que o estabilizador. 

Somente a impressora fica ligada naquele estabilizador, mas irei investigar se há mal contato! Obrigado!

Postado

Geralmente impressoras a laser puxam muita energia. Um estabilizador padrão de mercado (300 va) não são recomendados para impressoras a laser.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...