Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de ajuda para resolver um problema, tenho um roteador Wireless N 300Mbps TL-WR849N - TP-LINK, e queria conecta-lo a entrada Ethernet do PC para usá-lo para compartilhar arquivos pelo wifi. No meu computador recebo internet via rádio, através daquela antena de grade que é conectada através de um adaptador usb que fica conectado no pc. No caso queria usar as duas conexões, continuar com o adaptador wifi para internet e usar a Ethernet para compartilhar arquivos do pc pelo roteador.  Obs: tenho pouco conhecimento no asunto.

Postado

Funciona sem problemas. Estou entendendo que quer compartilhar seus arquivos via wifi --- ou cabo --- na rede local e não pela internet. Para compartilhamento via internet tem uns passos a mais mas é perfeitamente possível.

Se for esse caso, apenas ligue seu  PC numa das portas LAN do TP-Link e vai poder compartilhar seus arquivos na rede local, via wifi ou cabo, tanto faz.

Agora se quer compartilhar também a conexão com a internet com os outros computadores, via wifi ou cabo, também pode: apenas ative nesse caso o compartilhamento de conexão com a internet do Windows. Compartilhe sua conexão usb através da conexão de rede. É bem simples, só um formulário. Aí você liga o PC na porta WAN do TP-Link e configura o roteador normalmente, como se estivesse ligado a um provedor qualquer.

Seu PC vai ser seu gateway para a rede oferecida pelo TP-Link. Eatravés do endereço do TP-Link os outros PCs vão poder acessar os arquivos compartilhados usando o endereço dele no Explorer, tipo http://192.168.10.20/pasta, Claro, poderá mapear as pastas para unidades de rede se precisar.

Naturalmente, para seus outros dispositivos acessarem a internet seu computador, adaptador e antena deverão estar todos ligados...

Escreva com o que quer fazer e as versões de sistema que usa e assim poderá ter instruções mais precisas, se for o caso

Postado

@arfneto

37 minutos atrás, arfneto disse:

Funciona sem problemas. Estou entendendo que quer compartilhar seus arquivos via wifi --- ou cabo --- na rede local e não pela internet. Para compartilhamento via internet tem uns passos a mais mas é perfeitamente possível.

Se for esse caso, apenas ligue seu  PC numa das portas LAN do TP-Link e vai poder compartilhar seus arquivos na rede local, via wifi ou cabo, tanto faz.

Quero fazer exatamente isso, compartilhar arquivos na rede local. Uso o Windows 10. Porém o roteador aparece como rede não identificada quando conectado no pc pela Wan, e quando conecto na lan do roteador a luz fica piscando. Também não sei como deixar o roteador, wifi, ponto de acesso, etc.

Postado

Olá!
Bom que usa Windows 10. Fica mais fácil de explicar. Por outro lado, nunca usei isso nessa versão de Windows. :(

Você está vendo esse cenário ao contrário: seu computador não vai "ver" o roteador. Seu roteador sim  vai usar seu computador. E você não "vê" o roteador. Isso vai fazer parte de sua infraestrutura de rede.

Será mais pratico se você tiver um outro computador para configurar o roteador porque vai perder conectividade ao mudar o papel de seu computador inicial. Explico: Seu adaptador USB vai criar uma conexão de rede que você vai compartilhar usando o adaptador internet do micro. E nessa posição você vai ter dificuldades em conectar seu roteador para configurar algo. Então ou você configura antes e tem experiência e não esquece nada, ou vai ficar indo e voltando até funcionar.

É como programar esses nanorouters como o TL-WR702N que só tem uma porta LAN e o wifi: você usa a porta LAN para ligar no micro e programa o aparelho. Quando reinicia como router a porta LAN vira porta de entrada e você não consegue mais acessar do mesmo jeito para mudar algo que esqueceu... Um inferno...

Por essa mesma razão você vê essas coisas estranhas no seu micro Windows 10. Ele não vai receber um endereço de rede estando ligado na porta WAN do seu roteador, certo? Mas vai tentar, porque assim é a vida. Por um minuto ao menos, acho que é o padrão. E claro que as luzes vão piscar. E claro que ele não vai ter sucesso... Espero que tenha entendido. Pergunte de novo se não fui claro.

De volta ao tema: Hoje em dia se usa muito colocar o adaptador em modo bridge direto na central de redes e compartilhamento do Windows 10. E deve funcionar também já que você tem um roteador para usar na rede. Algo assim:

1231948807_pontewindows10.png.0889d89af4970944390ccf82046dc23f.png

Você cria uma ponte de rede como acontece em alguns cenários de virtualização, mas não tem NAT nem DHCP nem nada. Só uma ponte transparente.

Mas o funcionamento do compartilhamento desde o Windows 98 é assim: você tinha um serviço, ICS, que rodava o compartilhamento. Hoje não sei se existe ou se tem outro nome. E você escolhe a conexão que irá compartilhar e a conexão de saída. Naquelas tempos era sempre a conexão dial-up de 56k bps!

Retificando, vejo agora que isso não mudou desde '98 :D 

Estou usando um laptop hoje, estou viajando e com pouco tempo. Ele está conectado via wifi, então vai servir bem como exemplo porque não preciso "zoar" minha conexão via cabo. Minha conexão wifi vai ser como sua conexão USB que no fundo é wifi --- rádio --- também. Vou selecionar minha conexão e habilitar o compartilhamento dela via Ethernet em 3 cliques:

1310347159_ics1.thumb.png.70331fa29cdf6145d5133bdcbb210392.png1102075854_ics2.thumb.png.50ada4e2a4c894561d61f4a3c74118cf.png159416695_ics3.png.ab98c3baf0a9a3086ed09a616820b074.png

Notou que ao digitar ok meu adaptador passou a ter esse endereço 137.1 que é o mesmo desde '98 :D. E habilitou um serviço no Windows 10 chamado...

2087870710_ICSservice.thumb.png.d920ed358071bc15110c825aecd4558a.png

Pois é. Não tenho mais modem 56k nem conexão dial-up mas tenho o serviço ICS como no Windows 98.

Então ao ligar um outro micro nessa placa de rede ele vai receber um endereço IP nessa rede, 192.168.137/24 e vai ter acesso a internet.

E assim você vai ligar seu roteador com DHCP habilitado e tudo normal. Ele vai receber um endereço IP do seu micro, nessa rede aí, tipo 192.168.137.45 e vai ter acesso a internet. E vai compartilhar esse endereço com qualquer coisa ligada nele via wifi ou Ethernet nas portas LAN.

E as pastas compartilhadas pelo seu micro? Elas estarão disponíveis abrindo 192.168.137.1 no explorer em qualquer micro na rede local.

ics 1.png

adicionado 5 minutos depois

Note que SE não precisa compartilhar a conexão com a internet e quer apenas compartilhar arquivos, basta usar um endereço IP fixo pro Ethernet no seu micro Windows 10, por simplicidade. Imagine que seu TP-Link tenha endereço 192.168.1.1 e o DHCP habilitado entre 192.168.1.100 e 192.168.1.149. Configure wi-fi e tudo normal. Fixe o seu micro original em 192.168.1.10 e ligue ele numa porta LAN do roteador e pronto. Pode usar as impressoras e compartilhar arquivos e drives entre todos eles com simplicidade

Postado

@arfneto  Muito obrigado ✌️, consegui resolver o problema deixando o IP da Ethernet no automático, desconectando o adaptador USB do PC e configurando o roteador pelo celular. Assim, com o PC conectado em uma LAN do roteador comecei a fazer os compartilhamentos das pastas e só depois disto conectei novamente o adaptador USB. Agora está funcionando as duas conexões de boa, valeu :tw_mrgreen:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...