Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modo Bridge TG788v v3 TIM Live + Linksys E2500


Posts recomendados

Fala galera!

 

Infelizmente a TIM Live acabou trocando meu modem por essa porcaria do TG788v v3 que é simplesmente impossivel de colocar em modo Bridge

Depois de muito vasculhar a internet estou recorrendo a vocês em uma saga que já leva mais de 1 semana. Creio que será grande serventia a outras pessoas

 

Tenho meu Linksys E2500, que veio me servindo muito bem até a maldita troca do modem da TIM.

 

Mesmo apos colocar o TG788v v3 em modo bridge o Linksys simplesmente não pega IP externo via PPPoE

Ficaria extremamente grato se a comunidade pudesse me ajudar com essa saga, estou a ponto de desistir dos serviços da TIM por não conseguir utilizar meu modem

 

Abaixo listo minhas configurações e as ações que tentei (sem sucesso) para tentar voltar a utilizar meu Linksys

  1. Ambos modems estão com o IP 192.168.1.1
    • Mesmo mudando para outro IP (192.168.0.1 ou 192.168.1.2) não consigo 
  2. O TG788v v3 quando em modo bridge fica inacessivel via WiFi
    • Consigo conectar nele apenas via cabo
    • a mensagem "No modo bridge, a porta LAN #1 será mantida for a da bridge a fim de que o CPE possa continuar gerenciável." sempre é exibida no modo bridge
  3. Sempre mantenho o cabo saindo da LAN#1 do TG788v v3 para a porta WAN do Linksys
    • Também tentei alterar para as outras portas porém também sem sucesso
  4. No Linksys coloco o modo de conexão como PPPoE porém ele simplesmente não pega IP externo
    • usuário e senha guest (conforme instrução do site da TIM)
  5. até associação de VLAN tentei porém também sem sucesso

 

Abaixo as imagens da minha configuração atual:

  • Configuração do TG788v v3 da TIM

Modem_Tim_Bridge.thumb.png.962ee050ee0be833645720b18e11ed9e.png

  • Configuração do Linksys em PPPoE (user e pass guest)

Linksys_PPPoE.thumb.png.7b3772225817ec1a48022382ad5fe079.png

  • Associação da VLAN

VLAN_Linksys.PNG.21fd8a4b1e5c39c3bfef2f64c069abd3.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Rafael,

 

Não sei se já conseguiu resolver este problema mas, acabei de receber um modem como este e parei para configura-lo no meu roteador.

 

Configurei o TG788v3 em modo Bridge;

Conectei o roteador na porta eth #4 do modem;

Mantive a minha faixa de IP de sempre na rede abaixo do roteador;

Configurei a conexão WAN como PPPoE (user: guest/pass: guest);

 

That's it, funcionou normalmente e estou aqui falando com você. Ainda vou fazer alguns ajustes finos nesta configuração, mas basicamente isto foi o necessário para trabalhar com ele em modo bridge.

 

Um abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá Rafael,

 

Desculpe a demora na resposta.

 

O TG788v3 em modo bridge só aceita uma discagem PPPoE se esta for feita de um dispositivo conectado à porta #4. Você vai precisar mudar a conexão para a porta #1 quando quiser acessa-lo e alterar as configurações.

 

Agora na parte de endereçamento:

 

O modem vai criar a própria rede local dele (no seu exemplo 192.168.1.0/24) e vai assumir um IP dentro desta rede (192.168.1.1). Quando você conecta o roteador a este modem, a porta WAN do roteador vai assumir um IP na rede do modem (ex. 192.168.1.5) e a partir disto vai fazer a comunicação de rede necessária para trafegar informações (acessar a internet, no caso).

 

Abaixo do roteador existe uma segunda rede (10.0.0.0/12 por exemplo) e o roteador vai assumir um IP dentro desta rede (10.0.0.1). Quando você conecta dispositivos neste roteador, cada dispositivo vai assumir um IP na rede do roteador (ex. 10.0.0.2, 10.0.0.5 etc) e a partir disto vai fazer a comunicação de rede necessária para trafegar as informações.

 

Então perceba que são duas redes, uma abaixo da outra. Teoricamente você não precisa alterar nenhuma configuração na rede de baixo (roteador) apenas setar o modem para modo bridge e configurar a porta WAN do roteador para realizar a discagem PPPoE (esta atuará como um dispositivo qualquer, dentro da rede do roteador).

 

No entanto, é importante que estas duas redes (modem/roteador) tenham faixas de endereçamento diferentes, para evitar conflitos de rede. De acordo com suas imagens o cenário é justamente este, então te recomendo mudar o endereçamento utilizado pelo roteador para 192.168.168.254

 

Configuração -> Configuração Básica -> Configuração de Rede -> Endereço IP do Router -> 192.168.168.254

 

PS: Os demais dispositivos abaixo do router terão seu padrão de IP modificado também (ex. 192.168.168.1, 192.168.168.5 etc).

 

Acredito que seguindo estas duas orientações vai ficar mais fácil configurar o modem em modo bridge. Porém, depois de todo este tempo, percebi que é mais prático deixar o modem gerenciando a conexão PPPoE do que o roteador e mudei minha WAN para modo de operação Dynamic IP.

 

Um abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!