Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu sou o tipo de pessoa que adora usar limpa contato em tudo quanto é placa que tenho aqui, já usei na mobo do meu xbox várias vezes e nunca deu problema, mas tecnicamente falando, dá algum problema, e existe algum lugar que não se pode usar limpa contato?

Postado

Tem que ver a formulação do tal "limpa contato" pois pode ser que ele tenha componentes químicos ácidos ou alcalinos pra remover a oxidação do cobre, tipo o que o fluxo de solda faz, porém esses mesmos componentes podem danificar o verniz da placa, logo se for passar passe só nos contatos das placas e nos slots, nada de ficar dando banho na placa com o produto.

Postado

@F4b10 Quer dizer que eu posso acabar removendo com o tempo a proteção que as placas tem? agora deu até um medinho aqui de usar 😕

Postado

@Patrick Sary Polonha Passar na placa você quer dizer nas conexões dos componentes? Por que se for para passar na PCB não tem motivo, seria um desperdício do produto e sem contar que pode tirar a proteção da placa (um tipo de verniz) e essas placas mais recentes tem uma camada fina que protege contra estática, então, eu não recomendo.  

Postado

Na real passar na placa era passar em cima do verniz mesmo hahah, achei que eles não danificavam o PCB não. Mas beleza, vou evitar de passar.

Postado

Como o próprio nome diz, limpa-contato é para ser usado onde ocorre contato (slots, conectores de dados e alimentação) e não para "lavar" a placa. Atente-se pois há basicamente dois tipos de limpa-contato:

- O mais comum pode ser utilizado em praticamente todo tipo de equipamento e é inflamável, por isso só pode ser utilizado em equipamentos que não estão em funcionamento. Porém é sempre bom fazer um teste com o produto em uma pequena área para ver se ele não irá atacar o material a ser limpo.

- O outro tipo é utilizado em equipamentos que estão em operação e não podem ser desligados, como painéis e quadros de energia. Como não pode ser inflamável ele possui cloro na formulação como um dos elementos para limpeza. Cloro ataca diversos tipos de polímeros e borrachas, por isso deve ser evitado.

Postado
12 horas atrás, SenhorBrilhante disse:

@Erso você recomenda algum limpa contato em específico para manutenção de computadores? 

Não sei se é o melhor, já que nunca usei outra marca, mas que nunca me deu problema é o limpa-contato Contactec da Implastec.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...