Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. Tenho um ultrabook samsung np530u3c,e segundo o programa cpu-z ele é i3, tem 2gb de ram, ddr3, single channel e frequência de 665.1MHz. Antes que eu o quebre, gostaria de tirar umas dúvidas.

Compensa colocar mais uma memória ram de 4gb? No caso, elas se somariam totalizando 6?

Resolveria o problema de lentidão e vontade de destruí-lo? Se sim, uma memoria com 4gb e 1333mhz ajudaria ou não?

Obrigado desde já!!

Postado

Vai ajudar sim, visto que 2 GB hoje é um valor muito pequeno. Porém você precisa antes descobrir onde está o gargalo. Quando o notebook estiver lento, observe no gerenciador de tarefas no gráfico Desempenho se CPU, Ram ou Disco estão em 100 %. Um SSD poderia também resolver seus problemas .

• Curtir 1
Postado

Depende pra o que você quer fazer, se for só pra uso de internet, ver vídeo e tudo mais acho que compensa sim. Não precisaria nem ser um pente de 4 gb, pode ser um de 2gb mesmo pra ficar 4gb no total. Outra coisa que melhoraria muito é se pudesse colocar um ssd, que hoje em dia tá bem barato e muda completamente o pc.

Postado
5 minutos atrás, ThomasArielxl disse:

Depende pra o que você quer fazer, se for só pra uso de internet, ver vídeo e tudo mais acho que compensa sim. Não precisaria nem ser um pente de 4 gb, pode ser um de 2gb mesmo pra ficar 4gb no total. Outra coisa que melhoraria muito é se pudesse colocar um ssd, que hoje em dia tá bem barato e muda completamente o pc.

Concordo parcialmente. Em relação ao SSD, sim, muda (pra melhor) e muito mas se é que vai aumentar a memória porque só colocar +2GB? Por que não colocar +4GB (no mínimo) ou mais 8GB?

Postado
19 minutos atrás, vinijorge12 disse:

Tenho um ultrabook samsung np530u3c,e segundo o programa cpu-z ele é i3, tem 2gb de ram, ddr3, single channel e frequência de 665.1MHz.

Ainda é um computador até razoável e pode ser usado até como central multimídia se o wifi estiver bom.

Como já falaram, aumentando a RAM e se colocar um SSD a usabilidade vai melhorar muito. O atual problema de lentidão ´pode ter várias causas, eu aconselho a fazer um pendrive de recuperação(precisa 8GB) e aí reinstalar com a opção "manter pastas e arquivos".

Postado
7 minutos atrás, ThiagoLuiz disse:

Concordo parcialmente. Em relação ao SSD, sim, muda (pra melhor) e muito mas se é que vai aumentar a memória porque só colocar +2GB? Por que não colocar +4GB (no mínimo) ou mais 8GB?

Claro que quanto mais memoria melhor, se puder colocar mais um pente de 4gb ou até mais, só vai. Mas acho que os preços não estão muito legais. Eu sinceramente não pagaria 189 reais em um pente de 4gb ddr3

Postado

No gerenciador o cpu está em 3,4, no máximo 10%. Já a memória fica em 1,28gb. Se abro mais alguma coisa então...

A dúvida seria se mudaria mesmo sendo 1333mhz, já que tem uns mais altos e tal.

O ssd seria tipo um HD? influenciaria tanto assim? Uso 160gb de 411 no disco D:.

Postado

48 minutos atrás, vinijorge12 disse:

O valor de frequência das memórias não vão trazer o desempenho esperado.
No seu caso, o importante é a quantidade.

48 minutos atrás, vinijorge12 disse:

O ssd seria tipo um HD? influenciaria tanto assim? Uso 160gb de 411 no disco D:.

Exato, o HDD é um dispositivo que utiliza um disco magnético e para a leitura dos dados, uma agulha mecânica.
O processo de leitura é lento (para os dias de hoje). Já o SSD é uma unidade eletrônica (de forma muito medíocre, seria um pendrive de grande capacidade), seu tamanho é feito para que encaixe no slot do HDD e utiliza a mesma conexão (SATA).

Por não haver dispositivos mecânicos, ele é bem mas rápido (tanto leitura quanto escrita).

Há SSD de 120GB, 240GB, 480GB, etc (há variações mais o importante é entender o básico, certo?).

Seguem os preços aproximados dessas unidades:

image.png.373e4dc85ef291a1cee44a51f2865d6a.png

Sugiro que consulte os valores no site Cissa Magazine e no Kabum, há muitas lojas online mas essas são de bastante confiança.

Postado
55 minutos atrás, vinijorge12 disse:

No gerenciador o cpu está em 3,4, no máximo 10%. Já a memória fica em 1,28gb. Se abro mais alguma coisa então...

Realmente 2gb de ram é muito pouco. o minimo que vejo hoje em dia caso use o pc apenas para laser, é 4 gb. Pra jogos hoje em dia 8gb. Questão de velocidade só é perceptível em games.
 SSD é um disco de armazenamento. Basicamente é 10x mais rápido que um HD. E muda completamente a forma de mexer no pc sem exagero. E hoje até que eles estão acessíveis. Um ssd de 240gb você acha por uns 200 reais menos até

Postado

Interessante, não sabia dos detalhes sobre ele. 

Não vou usar pra jogos, mas às vezes tenho que abrir o word, alguns pdfs e o chrome, e geralmente na hora que abre o chrome que vem a pequena grande vontade de quebrar o notebook, porque fica insuportável de mexer de tão travado que fica.

Enfim, então a conclusão é que o interessante seria uma memoria de 4gb, pelo menos, e o SSD?

Postado
1 minuto atrás, vinijorge12 disse:

Interessante, não sabia dos detalhes sobre ele. 

Não vou usar pra jogos, mas às vezes tenho que abrir o word, alguns pdfs e o chrome, e geralmente na hora que abre o chrome que vem a pequena grande vontade de quebrar o notebook, porque fica insuportável de mexer de tão travado que fica.

Enfim, então a conclusão é que o interessante seria uma memoria de 4gb, pelo menos, e o SSD?

Exatamente, 4GB é sofrido dependendo do uso.

Já foi o tempo que abríamos uma página web, fechava, abria o Word, editava e fechava... Hoje trabalhamos de forma muito mais dinâmica e ampliada. Com 4GB não há dúvidas que haverá uma folga no uso mas uma aquisição de + um módulo de 2GB não seria uma escolha inteligente pois se já vai investir (e não é barato) que invista de forma a não sofrer menos mas sim de resolver.

Recomendo, no mínimo, +4GB RAM + SSD (240GB estaria pouco acima do que você usa hoje, 160GB, Logo, se possível em 480GB) 

Postado

@vinijorge12 Caso venha a fazer tais aquisições/substituições e acréscimo, deixe-nos saber sua opinião ;)

adicionado 1 minuto depois

Outra coisa, você pode comprar um Case e transformar o seu atual HDD em um HD externo para salvar backups (cópias de seus arquivos).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...