Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou precisando de auxilio na configuração do link da vivo que vem por meio de fibra para a empresa, e precisava de auxilio em como configurar sendo que já tenho outras duas internets configuradas como DHCP.

-Uma opt1vivo está com o gateway( dinamico)

-a outra opt2tim está com o ip configurado 

E a lan que está como ipv4 estatico e é por onde acesso a interface do pfsense por acesso remoto.

Eu tentei configurar só pelo basico que eu consegui, colocando gateway, ip e ele até apontou na interface do pfsense, mas quando testei tentando desconectar as outras internets e deixando só o link como principal e unico ele não funcionou a internet.

No inicio tinha testado o link dedicado separado onde eu usava um cabo de rede diretamente do link dedicado para o notebook , então configurei as config que me passaram na internet do notebook, ip,gateway,mascara e dns e funcionou normalmente. O  que eu queria saber é como fazer esse procedimento pelo pfsense.

Postado

@silvacelso Olá, o Link que chega é ip dinâmico?, neste caso você teria que configurar um forward entre as interfaces nas roles do firewall do pfsense, se não ele não compartilha a internet nas interfaces.

Postado
4 minutos atrás, silvacelso disse:

@ederlap eu tenho uma lista de ips para uso então acho que seja fixo. eu tenho de x até y de ips para uso.

ip

gateway

mascara

dns 1

dns 2

beleza, no caso você teria que criar um nat para a interfaces LAN poder acessar a internet.

Vá em firewall > nat > add

Em seguida preencha os campos:

Interface: WAN (a interface onde chega a internet)

Protocolo: TCP/UDP

Destination: Wan address 

Destination Port Range: HTTP 

Redirect target IP: (o ip da LAN)

Redirect target port: HTTP

Description: Descrição da Regra

Filter rule association: Add associated filter rule

Após clicar em salvar caso esteja tudo certo será criado o NAT Foward e também uma nova regra de firewall.

Configurando-NAT-Foward-pfSense.jpg

Postado

1234.thumb.PNG.674ea5b6f22c4a387f3ffc122c1c49cf.PNG123.thumb.PNG.9fbe546b6d7644c12dcb2d8b5ec6c55a.PNG@ederlap

a interface lan eu já possuo, o que fiz agora foi apagar uma wan_net porque pelo que eu percebi só é possivel ter ao maximo 4 interfaces no pfsense certo

adicionado 43 minutos depois

@ederlap Acho que consegui configurar , tudo que me foi passado eu configurei exatamente igual

consegui por o mesmo ip , o gateway , os dns 1 e 2 atribuidos aquele gateway. ele inclusive apareceu na interface do pfsense, mas agora testei desligando as outras internets e deixando só ele para ver se funcionava e nada. aí vi que a internet esta toda para o wan out enquanto as outras ficam meio a meio. Seria esse o problema, sabe como resolver

1234.PNG

Postado
1 hora atrás, silvacelso disse:

@ederlap

a interface lan eu já possuo, o que fiz agora foi apagar uma wan_net porque pelo que eu percebi só é possivel ter ao maximo 4 interfaces no pfsense certo

A quantidade de interfaces de depender da quantidade de placas de rede que você tem no equipamento, a  partir dai é só criar o NAT entre as  interface vivolink e as outras interfaces.

Postado

@ederlap entendi, eu só tenho 4 pois tenho 3 placas de rede + a da placa-mãe, a da placa-mãe é onde está o lan, e os outros consecutivamente.

Então, a ideia é que as configurações que coloquei do link dedicado no pfsense é que quando ele estiver on e os outros estiverem off eles pegam as config que eu coloquei certo, por exemplo : quando eu for em detalhes la na rede, vai aparecer o ip que eu coloquei , dns, gateway ne

Postado
1 minuto atrás, silvacelso disse:

@ederlap sim , tenho 1 da vivo , 1 da live tim e o do link dedicado . a ideia do pfsense era que se caisse uma internet, a outra ja entrava como no grupo de gateway

No caso seria um failover entre as três interfaces.

Isso acho que te ajuda 👍

Postado

@ederlap seria isso

12345.PNG

adicionado 1 minuto depois

basicamente ja tenho  o pfsense rodando com 3 internets diferentes , o que eu queria saber é como remover uma e configurar o link dedicado que foi o que eu fiz , antes tinha uma wan net, removi ela e configurei o link dedicado com as configurações que o tecnico anotou , exatamente iguais, inclusive ela já aparece no ar para mim como se funcionasse . e tem até o grafico onde mostra ela funcionando.

• 1 ano depois...
Postado
Em 24/07/2019 às 16:36, silvacelso disse:

@ederlap seria isso

12345.PNG

adicionado 1 minuto depois

basicamente ja tenho  o pfsense rodando com 3 internets diferentes , o que eu queria saber é como remover uma e configurar o link dedicado que foi o que eu fiz , antes tinha uma wan net, removi ela e configurei o link dedicado com as configurações que o tecnico anotou , exatamente iguais, inclusive ela já aparece no ar para mim como se funcionasse . e tem até o grafico onde mostra ela funcionando.

Conseguiu resolver ? estou basicamente com o mesmo problema tipo de problema, contratei um link da vivo so que ainda não testei, mais ja quero buscar um solução para quando for testar! 

Postado

@Saylentbob Opa tudo certo? Sim consegui resolver, até que foi tranquilo a configuração. 

Basicamente, toda a configuração que o técnico te passar você vai introduzir no sistema. Tanto ip quanto gateway quando mascara.

Então você tem o caminho lá de configurar a gateway com o IP que está no papel.

Quando estiver configurando a gateway, vai colocar a mascará na notação CIDR, se estiver em duvidas só procurar no wikipedia sobre roteamento.

Eu não estou com o caminho de cabeça agora mas é basicamente bem tranquilo, logo depois ele vai aparecer na pagina inicial com a porcentagem de ping entre outros.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...