Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom comprei um nobreak da sms de 1200va, me falaram que devo esperar 12h antes de utilizalo ele ja esta na tomada a 2h pórem quero muito usar o pc haha gostaria de saber se posso utilizalo ou realmente é necessario esperar as 12h

Postado

@Solon Martinez  Use o PC diretamente na tomada. Se você quer proteger o seu computador contra surtos de tensão o correto é utilizar um filtro de linha com tecnologia DPS - como os da Clamper, os muito baratos são só uma régua sem proteção - e aterramento.

O No-Break ou provavelmente um Short-Break - imagino que você não pagou os R$2.000,00 em um no-break de qualidade - só vai manter o seu PC ligado por um curto período de tempo e se muito terá um fusível como forma de proteção.

Postado

@MrNobody

1 minuto atrás, MrNobody disse:

@Solon Martinez  Use o PC diretamente na tomada. Se você quer proteger o seu computador contra surtos de tensão o correto é utilizar um filtro de linha com tecnologia DPS - como os da Clamper, os muito baratos são só uma régua sem proteção - e aterramento.

O No-Break ou provavelmente um Short-Break - imagino que você não pagou os R$2.000,00 em um no-break de qualidade - só vai manter o seu PC ligado por um curto período de tempo e se muito terá um fusível como forma de proteção.

Amigo eu já comprei um sms de 1200va foi mas pela questão da ocilação e não de queda de luz, enfim sem querer ser grosso mas minha pergunta foi mais na questão de se realmente é importante esperar este tempo de carga de 12 horas.

Postado
5 minutos atrás, MrNobody disse:

Pra retificar: shortbreaks são estabilizadores com bateria interna. Não devem ser usados em PCs pelos mesmos motivos que estabilizadores. O único cenário que justificaria o uso seria trabalhar com dados sensíveis, que não podem ser perdidos de jeito nenhum numa queda de luz, e não ter grana pra pagar um nobreak online/senoidal puro. E ainda assim você estaria danificando o PC pouco a pouco. Se comprou há pouco pela internet, aconselho que use seu direito de arrependimento e devolva. Entendo que tenha comprado pensando em proteção, mas na prática o efeito é o oposto.

• Curtir 2
Postado

@Sergio NewSonic

agora, Sergio NewSonic disse:

De qualquer maneira você poderá usar ele direto, a bateria é carregada durante o uso do pc.

Ou seja não tem nenhum tipo de risco eu ligar ele agora no pc? sem esperar essas 12 horas propostas pela empresa.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Pra retificar: shortbreaks são estabilizadores com bateria interna. Não devem ser usados em PCs pelos mesmos motivos que estabilizadores. O único motivo que justificaria o uso seria trabalhar com dados sensíveis, que não podem ser perdidos de jeito nenhum numa queda de luz, e não ter grana pra pagar um nobreak online/senoidal puro. E ainda assim você estaria danificando o PC pouco a pouco. Se comprou há pouco pela internet, aconselho que use seu direito de arrependimento e devolva.

Amigo eu ja comprei esta em minha mão, mais minha pergunta era mais quanto a espera das 12 horas porque como ja respondi a cima para o outro rapaz peguei mais pela ocilação e queda por que trabalho com photoshop,edição e as vezes n posso perder o projeto, de qualquer forma obrigado.

• Coordenador
Postado
agora, Solon Martinez disse:

Ou seja não tem nenhum tipo de risco eu ligar ele agora no pc? sem esperar essas 12 horas propostas pela empresa.

Se sua fonte tiver PFC ativo (imagino que tenha, já que é o básico para ter segurança), ela vai sofrer com esse aparelho e acabará estragando em algum tempo. Portanto, sim, há risco.

2 minutos atrás, Solon Martinez disse:

Amigo eu já comprei um sms de 1200va foi mas pela questão da ocilação e não de queda de luz...

Fontes com PFC ativo operam com qualquer tensão contida na faixa aproximada de 90V a 264V. Oscilação não é um problema. O estabilizador do short-break apenas irá atrapalhar a fonte, e com ele a oscilação vai se tornar sim um problema (a cada "tlec" sua fonte vai sofrer).

image.png

Postado

@Solon Martinez E a resposta foi, use o PC diretamente na tomada enquanto o Short-Break carrega e que o Short-Break não vai substituir um bom filtro de linha com tecnologia DPS + aterramento, se você está procurando proteção.

Postado
1 minuto atrás, MrNobody disse:

@Solon Martinez E a resposta foi, use o PC diretamente na tomada enquanto o Short-Break carrega e que o Short-Break não vai substituir um bom filtro de linha com tecnologia DPS + aterramento, se você está procurando proteção.

A sim perdão, acho meio suicidio a luz daqui de casa é horrivel mesmo que não va proteger muito creio que os "short-breaks" ajudem um pouco

Postado

@Solon Martinez  Já contatou a sua empresa de energia ou ao menos perguntou para algum vizinho se ele também está sofrendo com quedas de energia?

Se o problema for externo é obrigação da companhia de energia resolver o problema, se o problema for interno você teria que verificar a fiação da sua casa/apartamento.

Postado

@KairanD Minha fonte é uma cx550 da corsair realmente agora não sei o que fazer meu primo que morava aqui perdeu 4 placas de video e 3 fontes pela ocilação de energia ele que me indicou a compra do nobreak

54 minutos atrás, MrNobody disse:

@Solon Martinez  Já contatou a sua empresa de energia ou ao menos perguntou para algum vizinho se ele também está sofrendo com quedas de energia?

Se o problema for externo é obrigação da companhia de energia resolver o problema, se o problema for interno você teria que verificar a fiação da sua casa/apartamento.

Ja foi contatada e a empresa alegou não ter nada mas você acredita ser seguro ligar o pc direto na tomada?

Postado

@Solon Martinez  É tão seguro quanto ligar o PC em um no-break. Nenhum eletrônico queima quando há quedas de energia. Eles queimam se houver um surto de tensão quando a energia voltar - desligar os aparelhos da tomada para evitar esse surto é a melhor opção nesses casos se você estiver com medo de perder algo.

Fusíveis por exemplo são as opções mais usadas contra surto de tensão, mas não protegem muito, são lentos e a única coisa que vai impedir é que sua casa pegue fogo ao ocorrer um surto de tensão - o que estiver ligado a ele vai provavelmente queimar junto.

Um Varistor já seria uma opção um pouco melhor que um fusível, por agir de maneira mais rápida impedindo que a energia queime o que estiver ligado junto - mas teria que ser substituído se queimasse.

Um filtro de linha DPS vai causar o desligamento do circuito e mandar o surto de tensão diretamente para o aterramento impedindo que o que estiver ligado a ele queime junto.

Agora como a companhia de energia disse pelo menos que a culpa não é deles, seria interessante chamar um eletricista para verificar a rede elétrica da sua casa - e possivelmente não é a opção mais barata. Se ele não detectasse problema na instalação da sua casa ai você poderia voltar a reclamar com a companhia elétrica porque o problema estaria no transformador da sua rua.

Postado

Pior é a "boa vontade" que essas companhias tem em localizar e corrigir o problema. Aqui na minha cidade quando venta ou chove os fios balançam e a energia cai e retorna, indicando mal contato. Se a gente reclama, o técnico vem em dia de sol e sem vento dizendo que tudo funciona bem...

• Curtir 1
Postado

@MrNobody sou bem leigo, nesse ponto o que seria um surto de tensão e o nobreak iria proteger disso?

30 minutos atrás, Sergio NewSonic disse:

Pior é a "boa vontade" que essas companhias tem em localizar e corrigir o problema. Aqui na minha cidade quando venta ou chove os fios balançam e a energia cai e retorna, indicando mal contato. Se a gente reclama, o técnico vem em dia de sol e sem vento dizendo que tudo funciona bem...

exato é complicado então você que foi o que chegou mais perto da resposta que eu esperava kkkk posso ligar o nobreak no pc mesmo não tendo carregado aquelas 12h faladas pela empresa?

Postado
3 minutos atrás, Solon Martinez disse:

sou bem leigo, nesse ponto o que seria um surto de tensão e o nobreak iria proteger disso?

exato é complicado então você que foi o que chegou mais perto da resposta que eu esperava kkkk posso ligar o nobreak no pc mesmo não tendo carregado aquelas 12h faladas pela empresa?

Sim, pode. A bateria é carregada durante o uso do aparelho.

• Coordenador
Postado
33 minutos atrás, Solon Martinez disse:

A sim perdão, acho meio suicidio a luz daqui de casa é horrivel mesmo que não va proteger muito creio que os "short-breaks" ajudem um pouco

Suicídio seria ligar sua fonte, de PFC ativo, em um estabilizador ou, no caso, no-break que tenha um integrado... Se você pegar o manual do short-break que você comprou (não é um no-break), verá que está escrito para não ligar fontes com PFC ativo nele. Se quiser, pode me passar o modelo exato do aparelho e vou te indicar o manual e onde está. Ou você pode pegar na caixa dele aí e olhar...

30 minutos atrás, Solon Martinez disse:

Minha fonte é uma cx550 da corsair realmente agora não sei o que fazer meu primo que morava aqui perdeu 4 placas de video e 3 fontes pela ocilação de energia ele que me indicou a compra do nobreak

Seu primo não tem conhecimento profundo em elétrica. Se tivesse, não te indicaria um short-break para uso com uma fonte com PFC ativo (como mencionado, o próprio manual deixa isso bem claro). Short-break é ruim para qualquer equipamento, mas é especialmente danoso às fontes com PFC ativo. 

A fonte do computador do seu primo é decente? Esse é o primeiro ponto. Se não for, dá para entender os danos. Se for, então terá PFC ativo. E lidará com oscilações sem problemas. O que pode provocar danos são os surtos, que acompanham as oscilações e a queda e volta da energia. E isso você poderia corrigir fazendo aterramento adequado e utilizando um bom filtro de linha DPS Clamper. 

13 minutos atrás, MrNobody disse:

É tão seguro quanto ligar o PC em um no-break. 

Se o no-break for um short-break, como o que ele comprou, é bem mais seguro ligar direto na tomada. A ligação direta não vai atrapalhar a fonte como o short-break faria.

10 minutos atrás, Solon Martinez disse:

Te indiquei o manual do fabricante do short-break e diversos materiais elaborados por engenheiros que demonstram que você não deve ligar sua fonte aí. Ah, indiquei também um adesivo colado na caixa de uma fonte Corsair dizendo para não fazer isso. Se você não quiser utilizar o direito de arrependimento e for insistir no short-break, esteja ciente dos riscos. Quando até o manual do short-break diz para não ligar seu computador nele... 

Mais um tópico sobre o assunto:

P.S.: a garantia da Corsair não cobre danos por mal uso. E o que você irá fazer é mal uso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...