Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou por fora sobre isso porque não acompanho, só quando vou comprar, fora isso passo longe, mas o que me chamou a atenção nessa placa é que ela contém conectores PS/2 tanto para mouse como para teclado, e na era do hdmi, ela também tem vga...às vezes, contatando fabricantes de produtos, eles dizem que fazem modificações visando acompanhar as tendências, então essas portas nem deveriam serem instaladas ou ainda são usadas?

https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B450M-GAMING-BR/

Postado

Acontece que a placa-mãe em questão é a versão BR e por aqui ainda é bem comum encontrar muito monitor com conector VGA, mesmo que seja full HD, são mais comuns fora do circulo gamer ou no low end gamer, que é o segmento dessa placa de fato.

Ao meu ver ela é de entrada e o principal fator que denuncia isso é a falta de dissipadores nos VRMs por exemplo.

Postado
25 minutos atrás, Amanda Gonçalo disse:

Acontece que a placa-mãe em questão é a versão BR e por aqui ainda é bem comum encontrar muito monitor com conector VGA, mesmo que seja full HD, são mais comuns fora do circulo gamer ou no low end gamer, que é o segmento dessa placa de fato.

Ao meu ver ela é de entrada e o principal fator que denuncia isso é a falta de dissipadores nos VRMs por exemplo.

Concordo com o que dizes, mas alguns fabricantes que contestei a retirada de linha de produtos ou de partes do produto, alegaram que tinha pouco uso, dou como exemplo o painel traseiro das novas tvs, cada vez tem menos coisas e a desculpa é evolução da tecnologia e outras dizem que seguem boa parte por pesquisa dos consumidores (geladeiras, com a diminuição de prateleiras), isso são assuntos fora de informática, mas é a mesma coisa em qualquer segmento. As últimas placas que comprei, para uso próprio ou não, no máximo tinham um PS/2 apenas.

adicionado 1 minuto depois
22 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Bom dia @misterjohn

Alguns tipo de conexão e componente vão demorar muito tempo para morrer como é o caso da porta PS2, da conexão P2, a bateria CR2032, conexão RJ45.

Conexão "serial" nem me fale, tem muito produtos novos que se conectam por essa conexão.

Tá brincando, conexão serial, aquele conector do tamanho "de um bonde" usado principalmente nas impressoras antigas??? Então logo colocaram o slot ISA também....(brincadeira, ai é forçar demais..)

adicionado 2 minutos depois
12 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Eu, particularmente, prefiro mouse e teclado PS2. Só tenho mouse USB pra uso em note. 

A questão virou moda por causa das frequentes queimas dessas portas nas placas Asus antiga.

Postado
41 minutos atrás, misterjohn disse:

Tá brincando, conexão serial, aquele conector do tamanho "de um bonde" usado principalmente nas impressoras antigas???

Na verdade aquela porta era a paralela. Os seriais são DB9, semelhantes ao conector VGA. Tenho muito hardware aqui onde trabalho que usa esta interface: circuitos eletrônicos de cofre, sistema de gerenciamento do controle de incêndio, do ar condicionado central, da água, da central elétrica, algumas switches... tem hora que dá trabalho achar equipamento com porta serial. Lançamos mão de placas PCI multiserial. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Em 13/08/2019 às 10:41, misterjohn disse:

Concordo com o que dizes, mas alguns fabricantes que contestei a retirada de linha de produtos ou de partes do produto, alegaram que tinha pouco uso, dou como exemplo o painel traseiro das novas tvs, cada vez tem menos coisas e a desculpa é evolução da tecnologia e outras dizem que seguem boa parte por pesquisa dos consumidores (geladeiras, com a diminuição de prateleiras), isso são assuntos fora de informática, mas é a mesma coisa em qualquer segmento. As últimas placas que comprei, para uso próprio ou não, no máximo tinham um PS/2 apenas.

adicionado 1 minuto depois

Tá brincando, conexão serial, aquele conector do tamanho "de um bonde" usado principalmente nas impressoras antigas??? Então logo colocaram o slot ISA também....(brincadeira, ai é forçar demais..)

adicionado 2 minutos depois

A questão virou moda por causa das frequentes queimas dessas portas nas placas Asus antiga.

Serial é igual a VGA como nosso colega @Kleber Peters  falou.

280px-Serial_port.jpg

E a porta LPT1 utilizada nas antigas impressoras é essa da imagem.

3056876c88fbfc8362b59fa65c19e252

Postado
1 hora atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Conexão "serial" nem me fale, tem muito produtos novos que se conectam por essa conexão.

Aquelas impressoras fiscais também usam bastante essa interface. Hoje em dia não se vê muitas placas já com o conector, mas muitas vem com o "header" para elas, como a GA-AX370M-Gaming 3. Na parte dos conectores internos:

Citação

2 x serial port headers

1 x Trusted Platform Module (TPM) header

1 x parallel port header

Aí precisa desse cabo chicote serial para placa-mãe.

Achei também alguns outros links sobre as portas PS2:

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Serial é igual a VGA como nosso colega @Kleber Peters  falou.

280px-Serial_port.jpg

E a porta LPT1 é essa da imagem.

3056876c88fbfc8362b59fa65c19e252

Apenas me equivoquei com os nomes, devido ao tempo que não utilizo isso, obviamente que usando computadores há mais de 20 anos, não iria desconhecer essa nomenclatura, trabalhei em uma grande empresa cujo CPD era monstruoso, com aqueles rolos de fita girando de  um lado para outro, ambiente refrigerado ao extremo, e  cartão perfurado.

adicionado 3 minutos depois
1 minuto atrás, dudaskank disse:

Aquelas impressoras fiscais também usam bastante essa interface. Hoje em dia não se vê muitas placas já com o conector, mas muitas vem com o "header" para elas, como a GA-AX370M-Gaming 3. Na parte dos conectores internos:

Aí precisa desse cabo chicote serial para placa-mãe.

Achei também alguns outros links sobre as portas PS2:

Eu não conheço muito de equipamentos além do computador, e mesmo assim meu foco é apenas no que eu uso e preciso, nos anos 70 trabalhei em uma empresa que tinha muito equipamento à válvula, a qual penso estar super obsoleto, mas se tiver alguma coisa usando hoje essa tecnologia para mim será novidade total...kkkkk😄

adicionado 10 minutos depois
59 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Na verdade aquela porta era a paralela. Os seriais são DB9, semelhantes ao conector VGA. Tenho muito hardware aqui onde trabalho que usa esta interface: circuitos eletrônicos de cofre, sistema de gerenciamento do controle de incêndio, do ar condicionado central, da água, da central elétrica, algumas switches... tem hora que dá trabalho achar equipamento com porta serial. Lançamos mão de placas PCI multiserial. 

Eu me equivoquei na descrição do componente, isso é devido ao tempo que não uso mais essa interface, à última foi na impressora HP-610C se não me engano, como não sou do ramo da informática ou eletrônica falando profissionalmente, não conheço aplicações que usam esses plugues, portanto não me surpreenderia se houvessem equipamentos tocados à válvula por alguma razão específica.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, misterjohn disse:

equipamento à válvula, a qual penso estar super obsoleto

Tem os amplificadores de som, que alguns ainda usam válvulas, e o micro ondas rs.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Faltou mais um detalhe a porta serial nem sempre vem np formato DB9, as vezes vem col RJ45 ou P2.

6 minutos atrás, dudaskank disse:

Tem os amplificadores de som, que alguns ainda usam válvulas, e o micro ondas rs.

@dudaskank

No microondas aquela luz é só para iluminar o interior, não tem nada a ver com funcionamento, igual uma válvula. 

Postado
21 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Faltou mais um detalhe a porta serial nem sempre vem np formato DB9, as vezes vem col RJ45 ou P2.

@dudaskank

No microondas aquela luz é só para iluminar o interior, não tem nada a ver com funcionamento, igual uma válvula. 

Como sou um cara coerente, afirmei conhecer a serial e a paralela, agora que exista porta serial RJ45 ou P2 ai eu não conheço e falo sem problemas porque não milito nessa área, até programas como a suite do office por exemplo, eu só instalo o que preciso, como world, Excel por exemplo, a maioria não instalo e não tenho a menor noção de como funciona, agora se eu precisar de usar algum corro atrás de aprender, assim não encho minha cabeça de informação inútil para mim.

• Curtir 1
Postado

Realmente, escolher uma placa-mãe é problemático, mas eu pensei que essas entradas "já eram" mas não, placas novas, para processador recém lançado e ainda tem PS/2 ou mixto, PS/2 e USB, além da quantidade de portas USB  traseira, fora o lance de qual chipset é melhor, etc, etc,

Placa-mãe Asus Prime X570-p Crossfire Amd Am4 Atx

DpNUuEp.jpg

Placa-mãe Gigabyte X570 Gaming X Pci-e 4.0 Amd Am4 Ddr4

RiRNaSz.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...