Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vendo o painel de controle da nvidia descobri que se eu mudar o formato de cor de saida de RBG PARA YcbCr422 fica disponivel 12 bpc, mas no RBG E YcbCr444 so tem  a opção de 8 bpc.  que souber me responder qual seria o mehor me ajude pfv.  Teoricamente, pelo que andei pesquisando, 12 bpc é muito mais profundidade de cor que 8 bpc, mas todos dizem que o padrão 222 1001140658_Semttulo.thumb.jpg.60a74c76c44e7b39ff59d9c861eb06d0.jpgé muito inferior ao RGB.  Só pra constar tenho um monitor ips.

Sem título.jpg

• 1 ano depois...
Postado

O modo RGB Full 444 teoricamente é o melhor, tem menos compactação, no meu monitor é muito melhor de ver cenas escuras, minha escolha foi por tentativa e erro, depois que eu fui pesquisar, eu mudava e via a cena outra vez, comparei até perceber que eu gostei mais do RGB 444 do que do YCrCb 444, que eu achei que é o melhor para representar as imagens e as diferenças entre o preto e o branco, principalmente cenas escuras, que ficam muito melhores no RGB full 444, o 422 e 420 tiram algumas informações dos sinais de luminância e crominância, mas aumentam a velocidade da transmissão e diminuem o tamanho do arquivo, facilitando o tráfego de dados de internet ou broadcast, que em determinadas transmissões pouca informação visual é perdida sem alterar a qualidade.

O primeiro número (neste caso 4), refere-se ao tamanho da amostra. Os dois números a seguir referem-se ao croma. Ambos são relativos ao primeiro número e definem a amostragem horizontal e vertical, respectivamente.

Um sinal com chroma 4: 4: 4 não tem compressão (portanto, não é subamostrado) e transporta os dados de luminância e cor inteiramente. Em uma matriz de pixels de quatro por dois, 4: 2: 2 tem metade do croma de 4: 4: 4 e 4: 2: 0 tem um quarto das informações de cor disponíveis. O sinal 4: 2: 2 terá metade da taxa de amostragem horizontalmente, mas manterá a amostragem completa verticalmente. 4: 2: 0, por outro lado, irá amostrar apenas cores da metade dos pixels na primeira linha e ignorar a segunda linha da amostra completamente.Também é importante notar que a subamostragem em um PC requer o uso do formato *YCbCr / YUV, pois RGB não o suporta, só temos o RGB em 444, se o seu monitor suporta, ok, mas se estiver usando uma Smart TV como monitor, vai obter melhor resultado com o LIMITED RGB por motivos de construção mesmo.

A importância do 444 com textos menores é inegável, mas não com filmes. A subamostragem 4: 2: 0 é um padrão da indústria há muito tempo, e não é sem razão. Os benefícios de ter cores perfeitas em vídeo são discutíveis, especialmente em 4k. Seria difícil reconhecer a diferença entre uma sequência 4: 4: 4 completa e o mesmo conteúdo em 4: 2: 0. Mas a indústria avança, e existem monitores para todos os gostos de 60hz, 120, 240, HDR, e além, vai do bolso de cada um, e da vontade dos produtores de conteúdo. 4: 2: 0 é quase sem perdas visuais, razão pela qual pode ser usado em discos Blu-ray e em muitas câmeras de vídeo modernas.

Praticamente não há vantagem em usar 4: 4: 4 para consumir conteúdo de vídeo. No mínimo, aumentaria os custos de distribuição muito mais do que seu impacto visual comparativo. Isso se torna especialmente verdadeiro conforme avançamos para 4k e além. Quanto mais alta a resolução e a densidade de pixels das exibições futuras, menos aparentes os artefatos de subamostragem se tornam.

*YCrCb – Um formato básico default do HDMI usado por todas fontes. YCbCr é usado para descrever formatos de cores componentes num contexto digital de imagens e processamento de vídeo, como codificadores de imagens JPEG e codificadores de vídeo MPEG. O formato de cores YCbCr é similar ao formato de cores YUV e consiste da componente luminância (Y) e duas componentes de crominância (Cb e Cr). Ambos formatos de cores YCbCr e YUV descrevem as cores usando luminância e crominância entretanto, os coeficientes para conversão das cores para o formato RGB são diferentes.YCbCr não é um espaço de cor absoluto, é uma maneira de codificar informações RGB.

Postado

Sobre cores nos PCs:

Cores diretas:

Quando os valores da profundidade das cores aumenta, se torna inviável manter uma paleta de cores devido à progressão exponencial da quantidade de valores que um pixel pode suportar. Há casos em que se prefere codificar em cada pixel os três valores de intensidade luminosa que compõem o modelo de cor RGB.

Cores de 32 bits:

Uma concepção errada é a de que o sistema de 32 bits produz 4 294 967 296 cores distintas.

Na verdade, uma coloração de 32 bits atualmente se refere a uma coloração Truecolor de 24 bits com um adicional de 8 bits, como espaço vazio para representar o canal alfa. Considerando que R, G e B utilizam a mesma quantidade de bits em suas respectivas cores (com exceção do HighColor de 16 bits), o total de bits utilizado será um múltiplo de 3: HighColor 15 bits (5 cada) e Truecolor 24 bits (8 bits cada). A razão para usar o espaço vazio é que os computadores mais modernos processam dados internamente na unidade de 32 bits. Agora 64, mas compatível com o 32 bits dos antigos PCs.

Profundidade de cores de 30, 36, 48 bits em scanners:

Embora a precisão do olho humano para percepção de cores não atinja valores correspondentes aos da ordem de 30 bits, é muito comum encontrarmos no mercado de materiais de informática scanners de 36, 48 e até 96 bits.

Esses scanners efetivamente capturam imagens a profundidades superiores à da fisiologia humana, mas também não se encontram facilmente programas padronizados para processamento de cores com esta riqueza. O propósito desses scanners é o de proporcionar uma reprodução de cores escuras com mais detalhes e menos imperfeições (ruídos). Uma outra vantagem é que as cores neutras (tons cinza) apresentam maior suavidade em tons contínuos: scanners de 30 bits proporcionam uma escala de cinzas de 1 024 tons; o de 48 bits uma escala de 65 536 tons.

SOBRE BPC e HDR (bpc 12 é muito melhor):

A Intensidade de cor (ou Profundidade de bits) é o número de bits por canal (bpc) usado para representar a cor de um pixel. Quantos mais bits tiver cada canal RGB (vermelho, verde e azul), mais cores cada pixel pode representar.

Os quadros de 8 bpc usam menos memória, mas a troca entre a qualidade e o desempenho pode ser óbvia em algumas imagens com um intensidade de cor de 8 bpc.

O intervalo dinâmico (proporção entre regiões claras e escuras) no mundo físico supera facilmente o intervalo de visão humana e de imagens impressas em papel ou exibidas em um monitor. Os valores de cor de 8 bpc de intervalo dinâmico baixo podem representar somente níveis RGB do preto ao branco, que é apenas um pequeno segmento do intervalo dinâmico no mundo real.

Subindo a resolução para 10 bits, o espectro de cores reproduzido muda radicalmente. Serão no total 30 bits por pixel (3 x 10), dando um total de 2^30 = 1 073 741 824 de cores, o intervalo dinâmico alto (HDR) podem representar níveis de brilho maiores que o branco, incluindo objetos tão brilhantes como uma chama ou o Sol.

É claro que se o seu monitor ou TV suportam o bpc de 12 bits ele será HDR e é melhor usar esse padrão, e se for OLED, melhor ainda, pois é um tipo de monitor que consegue apagar completamente o pixel, gerando um preto muito mais perfeito que as outras tecnologias como LCD ou plasma.

Fontes: Wikipédia, webinsider.com.br, https://www.rtings.com/tv/learn/chroma-subsampling, http://www.transcortec.com.br/interface-hdmi.php

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...