Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, boa noite

Quando conecto meu o USB do meu HD externo Seagate ao computador ele faz o /tantaranam!/ (barulhinho de quando um dispositivo é conectado no windows, o led dele acente, e ele gira, porém não aparece em meu computador, mesmo mostrando a opção para ejetar o hardware com segurança na barra de ferramentas.

Fui no gerenciador de discos e lá está ele, porém como disco desconhecido e não inicializado.

859927386_gerenciamentodedisco..png.bb845b797dcd4357eaf5ee55b2a74f52.png

Quando tendo iniciá-lo com MBR a seguinte mensagem de erro é exibida:

"Gerenciador de Disco Virtual:

Falha na solicitação devido a um erro fatal de hardware de dispositivo.

OK"

Tentei vários programas de recuperação mas sem sucesso. A maioria nem consegue identificar o HD. Um dos poucos que conseguiu foi o do fabricante, porém diz que não há partições nele e portanto não há nenhuma função habilitada.

image.png.42b3b2009f6747a162706de84908a6dc.png

Postado

Já testei em outras máquinas. E o mesmo acontece. Tentei com outro cabo também sem sucesso.

Fui no linux, e mesmo assim nada. Acontece que se reconhece a existência do HD plugado, mas não se monta unidade, nem mesmo se atribui a letra. O que inviabiliza o uso do comando CHKDSK. 

Acredito que o problema tenha sido o MBR que se corrompeu. Mas não sei como recuperá-lo.

Postado

Eu uso o EaseUS para eso, confira o seguinte passo a passo:
Tutorial de Recuperação de Partição com EaseUS Partition Master:

https://br.easeus.com/partition-manager-tips/tutorial-de-recuperacao-de-particao.html

Para montar e desmontar o disco rígido, você precisa fazê-lo desde do gerenciamento de disco:

No menu Iniciar faz click direito, escolha Ferramentas Administrativas do Windows e, em seguida, Gerenciamento do Computador. Em Armazenamento, escolha Gerenciamento de Disco.

Ou alternativamente, pressione Win + X (mantenha pressionada a tecla Windows e pressione X) e escolha Gerenciamento de disco.

Clique com o botão direito do mouse no volume e escolha Alterar letra da unidade e caminhos.

unmount-volume_02.jpg

Selecione a letra da unidade do volume e clique em Remover.

unmount-volume_03.jpg

Você receberá um aviso e o prompt "Tem certeza de que deseja remover esta letra de unidade?" Escolha Sim.

unmount-volume_04.jpg

Para montar novamente, clique com o botão direito do mouse no volume desmontado e escolha Alterar letra e caminhos da unidade.

unmount-volume_07.jpg

Postado

@Seagate Obrigado pela dica, mas já havia tentado isso sem sucesso. Como mostra a primeira imagem do post o disco não foi inicializado, logo a opção de atribuir ou trocar de letra da unidade não esta habilitada. Segundo que o software EaseUS e outros similares não idenificam o meu HD externo.

A exceção é o AOMEI Partition Assistant Professional Edition 8.4 que o identifica. Representado na Figura 1 pelo Disco 2.

image.png

Figura 1: Print do software AOMEI Partition Assistant Professional Edition 8.4 reconhecendo a existência do meu HD externo.

Porém o mesmo não consegue inicializar o disco 2, meu HD externo seagate.

Postado

Aparentemente, o AOMEI também tem a opção de atribuir letras, você já tentou a partir daí?:

image.png.1ff1693ad7234f2a9abbc8887e4cd126.png

image.png.166058aa0c343e31cb494037f35f7f67.png

image.png.2f508ae00ccd586ba788ecf5b2e5319c.png

adicionado 3 minutos depois

Além disso, outra opção que você tem disponível e, se as informações arquivadas não lhe interessam, é fazer uma exclusão segura ou Secure Erase, definir tudo com zero e formatar o disco rígido.

Postado

@Seagate Oi, tentei sim. Mas aparentemente essa opção só está disponível quando o disco é inicializado.

image.png.ce75c6316dfc78c38ae4a7c0b7cbb8e8.png

Figura 2: HD externo não inicializado no programa AOMEI.

E quando tento inicializar o disco, a operação falha.

image.png.14384c22b646e20a3dd9bfc50914a634.png

Figura 3: falha na inicialização do disco 2 (HD externo) pelo programa AOMEI.

image.png.86e95ba8efed96a2f65d9f8135cfcc82.png

Figura 4: falha na inicialização do disco 1 (HD externo) pelo gerenciamento de disco do Windows.

Postado

Bem, tente o seguinte... Por padrão, o Windows monta um novo disco que você conectou ao computador se o sistema operacional conseguir reconhecer o sistema de arquivos desse HDD, ou seja, atribuirá uma letra de à esse unidade. Isso pode travar o sistema operacional inteiro porque enquanto o Windows está tentando montar o sistema de arquivos desse HDD, ele tentará de novo, então, atingirá o tempo limite e será reiniciado e fará isso para sempre sem sucesso, danificando mais o que já é uma unidade danificada.

O bom é que é possível alterar esse comportamento e impedir que o sistema operacional reconheça unidades recém-conectadas automaticamente com algumas linhas de comando e assim o Windows não tentará carregar uma letra de unidade, o que é uma coisa boa para seu caso.

A alteração afetará apenas novas unidades. Os dispositivos que você conectou ao computador anteriormente continuarão sendo reconhecidos automaticamente e receberão as letras de unidade.

Passo a passo: Você deve estar conectado com uma conta administrativa para continuar.

1. Abra um prompt de comando elevado com direitos de administrador.

2. Digite diskpart no prompt de comando elevado e pressione Enter.

3. Digite automout disable no prompt de comando elevado e pressione Enter.

4. Digite automout scrub no prompt de comando elevado e pressione Enter.

image.png.e2ab4debbf29b2464caa412160fe4e35.png

Esse problema é um dano que é melhor não tentarmos reparar, simplesmente o que isso faz, como eu disse antes, é parar o Windows por um momento para que você possa executar algum programa de recuperação e salvar seus dados em um disco rígido diferente. No Disk Management, o disco ja deve aparecer disponível para que ferramentas como Recuva, r-studio, EaseUS possam ajudá-lo a recuperar dados desse disco rígido. Quando a recuperação ou o clone desse disco rígido estiver concluído, formate-o novamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!