Ir ao conteúdo

Overclock em processador e3200

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Bom como não mexo com Overclock e tal e gostaria de aprender peguei um pc antigo meu e fiz um over acho q um tanto robusto e gostaria de saber se esta instável.

Tenho um e3200 2.4ghz, uma p5kpl-am/br, 2 pents de 1 gb cada.

Setei o fsb em 250 assim ficando em 3ghz e não mexendo as tençoes ou alguma coisa parecida deixando tudo no auto.

O windows somente reconhece como celeron e3200 a 2.4ghz mas o hwmonitor e cpu-z fica como 3ghz e como não deu tela azul ou algo do tipo e a velocidade do computador aumentou razoavelmente gostaria de manter mas como não mexo com over gostaria da opinião de outros.

Cooler stock em idle fica 34 Graus, em full oscila entre 50 e 60 graus.

Fonte genérica de 500w (não sei qual a marca) (como não tenho placa de video ligada da e sobra)

• Solução
Postado

Eu até diria pra você rodar um teste de estresse como o do AIDA64, porém com esse cooler box não rola, vai fritar.

O que você pode fazer então é seguir usando normalmente, jogando ou fazendo o que você faria com o computador mesmo.

Na maioria dos casos o Windows não altera o clock exibido quando é no sistema mesmo, embora aconteça com alguns processadores ou placas-mãe, mas é só um detalhe sem muita importância isso.

image.thumb.png.368ccf959d3f405f2cc9a9784f772faa.png

Meu Xeon por exemplo está a 4.50 GHz, mas pro Windows ainda são 3.07 GHz (stock), e no Gerenciador de Tarefas não vai muito além disso também não, a detecção de velocidade do gerenciador é bem tosca, porém no CPU-Z o clock atual é detectado corretamente:

image.png.1cd6d83515e89836c927a9eb614090b4.png

De resto, a julgar pelos dados de overclock que tem desse Celeron por ai, ele faz 3.0 GHz com a tensão no automático sem problemas e embora nenhum processador seja 100% igual ao outro, é capaz que o teu não tenha problemas pra manter 3.0 GHz assim como os demais também.

Eu só não confiaria demais nessa tua fonte por ser genérica.

Postado

@Amanda Gonçalo  vou fazer os teste no ainda64 aqui, mas já havia feito um teste mais simples de estresse pelo cpu-z ele se manteve muito bem a temperatura alcançando no máximo 60 em full.

Mas a minha unica duvida seria das tensões se seria de boas colocar em auto, como tu citou que não haveria problemas melhor.

Postado

Desde que a tensão não passe de 1.4V, está tudo bem pro uso diário.

Se possível manter até 1.35~1.375V também está bom.

Agora, toma cuidado com o teste do AIDA, porque o processador vai esquentar pra caramba e por isso eu não acho aconselhável fazer com o cooler box.

Postado

@Amanda Gonçalo já fiz o teste e a temperatura em full durante +- 5 minutos ficou em minima de 34 e máxima 65 após este tempo e como não vou usar este computador para jogar ou algo mais pesado pois é apenas para o meu irmão mexer.

A tensão ficou bem estável no teste, a tensão minima ficou em 1.272 e a máxima em 1.312 acho que esta boa. Qual a sua opinião sobre estas tensões?

Postado

@carlos felipe0003 as voltagens estão super dentro dos padrões pra essa geração específica de processadores, a temperatura apesar do meio receio com o cooler box também está ótima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...