Ir ao conteúdo

Internet lenta apenas no meu notebook, e apenas com uma rede wifi específica.

Ir à solução Resolvido por ciro-mota,

Posts recomendados

Postado

A internet na minha casa é de 20mbps. O roteador é um TP-Link WR840N. Comprei meu notebook nos EUA em 2016, é um dell inspiron 15 7000 com Intel Core i5 e 6gb de RAM, Windows 10. É um bom computador, nunca tive problemas com seu processamento, sempre procurei mantê-lo limpo e sem vírus. Um problema que persiste nele há mais de 1 ano é o seguinte: o wifi da minha casa nele fica super lento, sendo que em outros computadores/celulares ela é muito veloz. Esse problema ocorre apenas com o wifi da minha casa. Quando, por exemplo, roteio o 4G do celular pra ele, fica normal. Já tentei de tudo para solucionar o problema, sério, já mexi em tanta coisa, atualizei drivers, mudei DNS, alterei o canal de rede do roteador, formatei o notebook, desativei Windows Update, entre outros. Nada funcionou, não sei mais o que fazer, é realmente péssimo ter que usar o notebook com a internet lenta. Vocês tem alguma ideia do que possa vir a ser o problema?? Segue em anexo dois prints que tirei caso ajude em algo.

Sem título.png

Sem título2.png

Sem título3.png

• Membro VIP
Postado

Esse notebook veio nativamente com o Windows 10 ou versão anterior? Você cita que formatou, ao formatar você precisou instalar os drivers wireless ou o Windows conseguiu detectar? Se conseguiu detectar, o problema já ocorria sem a atualização? Esse problema sempre ocorreu ou passou a ocorrer após instalar ou atualizar algo?

• 2 semanas depois...
Postado

@ciro-mota veio nativamente com windows 10. Nao precisei instalar os drivers após a atualizacao, mas atualizei os mesmos. O problema ja ocorria antes da atualização. O problema passou a ocorrer dps q mudei o roteador pra esse tp link.

• Membro VIP
Postado

Clique com o botão direito no ícone do Menu Iniciar, em seguida clique em Gerenciador de Dispositivos. Localize a placa de rede, clique com o botão direito e em seguida Propriedades.

Clique na guia Driver -> Atualizar driver -> Procurar driver no computador -> Permitir que eu escolha em uma lista...

Poste uma imagem desta tela se possível.

Postado

@ciro-mota Boa tarde, Ciro. A internet deu uma leve melhorada porém continua mais lenta q em outros computadores. Segue em anexo a velocidade no meu notebook e em outro computador na mesma rede wifi.

WhatsApp Image 2019-10-12 at 16.31.35.jpeg

Postado

Acabei de colocar o notebook muito próximo ao roteador e a velocidade chegou a 47 mbps. Porém outros notebooks longe do roteador conseguem atingir essa mesma velocidade. 

• Membro VIP
Postado

Pode ser um problema físico com a própria placa wireless ou com drivers. Vamos verificar se existem outros drivers:

Clique com o botão direito no ícone do Menu Iniciar, em seguida clique em Gerenciador de Dispositivos. Localize a placa de rede, clique com o botão direito e em seguida Propriedades -> guia "Detalhes" -> copie e postem as informações existentes na aba detalhes do item "IDs de Hardware".

Basta clicar com o botão direito e em seguida Copiar. Cole aqui na sua resposta.

Postado

Olá, me chamo Nicolas!

Verifiquei que seu problema está persistindo e pensei em dar uma dia. Vai que ajude :)

Você disse que sua internet está bem lenta? certo?

Você também disse que isso ocorre de forma específica com determinado equipamento (no caso, seu PC)

Verifique se a largura de banda pode estar sendo consumida por algum serviço nativo do windows 10 que não sofreu atualização. Mas antes, recomendo você a ver se na aba do windows update, dentro de serviços, está tudo ok, para isso, faça o seguinte:

abra o executar (precionando o botão do windows+ letra R) depois digite "services.msc", navegue na lista até você achar "windows update", escolha a opção "automático" (caso não esteja selecionada na caixa de escolha). depois clique em "aplicar". É importante você reiniciar seu PC daí, depois verifique se tem alguma atualização do windows 10 disponível. Pois muitas vezes, atualizando só o driver, ele pode não puxar as atualizações das ferramentas que usam estes drivers.

Espero ter contribuído!

Caso tenha persistido o erro, faça o seguinte:

abra o gerenciador de tarefas e clica em cima do nome "rede" em cima da linha que comporta a palavra mesmo. O windows vai classificar daí o que está mais consumindo banda de internet no seu PC.

Postado

Notei que a banda de rede do seu notebook é 2.4GHz, e que a internet funciona bem perto do roteador wireless. Logo, suspeito de que possar haver interferência no sinal quando esta com o notebook em outro local (microondas, telefone sem fio, geladeiras mais modernas, etc) Principalmente se morar em apartamento, que sobre interferências dos vizinhos. Veja se o outro notebook trafega dados na banda 5.0GHz, isto é delimitado pela placa wireless e pelo roteador (dual band). Isto pode responder a sua questão.

Att,

• Membro VIP
Postado

Vamos fazer mais um teste, creio que esse seja definitivo.

Baixe essa distribuição Linux e grave-a em um pendrive:

http://mint.c3sl.ufpr.br/stable/19.2/linuxmint-19.2-xfce-64bit.iso

Inicie o notebook com o pendrive e deverá ser iniciada uma sessão live do Linux. Não é necessário instalar.

Teste se o problema com a conexão ainda irá ocorrer.

Postado
Em 17/10/2019 às 12:02, flaviastm disse:

@ciro-mota Boa tarde, Ciro! Consegui instalar o linux mint e fiz o teste. Segue abaixo a velocidade nele feita a partir de dois velocímetros. Aumentou um pouco mas continua bem mais lenta em relação a outros computadores.
2DFD658F-3BBB-4887-ACD2-4F8986749B16.png.2869cc4f3ae09a3ee0e9aeee7ecd80ce.png837E3AB1-E9AF-4382-8996-8CB7B2A35B06.png.b27c62f9f2fb7497ff04f5862b5a2416.png

• Membro VIP
Postado

Boa tarde.

Você já tentou contato com seu provedor para verificações? Em todos os testes, incluindo o dos outros notebook que não estariam com problema, o resultado é discrepante.

Comparando o último driver instalado e o teste realizado no Mint, qual foi a diferença de velocidade? Você teria um outro roteador para testes?

Postado

@ciro-mota Bom dia. Ainda não contatei o provedor. A diferença entre a velocidade com o ultimo driver no windows e o linux mint foi de 7mbps. Não tenho outro roteador, mas estou pensando seriamente em comprar, acho que o problema pode ser nele, já que em outras redes WiFi meu notebook conecta-se perfeitamente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...