Ir ao conteúdo

Trocar i5 3330 por i5 7400 vale a pena?

Ir à solução Resolvido por Kleber Peters,

Posts recomendados

Postado

Bom tenho uma maquina com um i5 3330, 12gb ram, placa de video rx 570 8gb ddr5. Surgiu a oportunidade de pegar um i5 7400 de um amigo que não esta mais usando o processador. minha duvida é se vale a pena já que eu dei um olhada e os processadores são muito parecidos, com o 7400 sendo pouca coisa melhor.

• Coordenador
Postado

@Lucas Antoniazzi Não dá para trocar só o processador. Tem que trocar o kit inteiro (placa-mãe e memórias também). E o Core i5 7400 é consideravelmente superior ao Core i5 3330, mas ainda é um quad core, cada vez mais obsoleto para jogos atuais. 

adicionado 3 minutos depois

Conclusão: não faz sentido trocar.

Postado

Creio que vale mais a pena comprar um i7 de terceira geração do que atualizar toda plataforma para pegar outro i5.

Postado

Não daria para trocar apenas o processador, pois o Socket muda e a pinagem da meória ram também. Então, teria trocar a plataforma inteira, ou seja, placa-mãe, processador e memoria RAM. Só recomendaria pular para um i5 9400f, provavelmente irá gastar menos do que se fosse pegar uma plataforma  para o i5 7400.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Lucas Antoniazzi Está ocorrendo algum gargalo que te incomoda em algum jogo? Porque esse seu processador até empurra a RX 570 bem. Se realmente quiser fazer um upgrade, melhor juntar uma grana e trocar tudo de uma vez, partindo para um kit Ryzen.

• Curtir 1
Postado

@KairanD até agora único jogo que ocorreu gargalo foi com o gears 5 quando tentei rodar ele com tudo no maximo, não testei jogos como metro exodus ainda, mas de resto, dmc 5, gta 5, darksiders 3 rodou tudo no máximo sem problema algum. Então no caso, ou eu troco as peças ou eu compro um i7 da terceira geração?

• Curtir 1
Postado

@Lucas Antoniazzi Sua placa é LGA 1155. Só servem processadores de 2ª e 3ª geração. Os demais mudam de socket. 4ª e 5ª usam LGA 1150, e da sexta pra frente usam LGA 1151. Logo, se não usar 2ª ou 3ª geração, vai ter que trocar de placa-mãe. E se passar para Sexta em diante tem que trocar a memória também, pois deixa de ser DDR3 e passa a ser DDR4. 

Como saber qual a geração do processador? Pelo primeiro número do processador:

i5 3330 - 3ª geração (1155)

i5 7400 - 7ª geração (1151 v1, que não é compatível com 8ª e 9ª geração)

i5 9400f - 9ª geração (1151 v2, que não é compatível com 6ª e 7ª geração)

• Curtir 2
Postado

Core i7 de terceira geração pode sair um tanto caro pro que é aceitável hoje em dia, dependendo da tua placa-mãe você pode conseguir um Xeon equivalente e no Aliexpress sai muito barato.

adicionado 0 minutos depois

@Lucas Antoniazzi Também não, o socket é outro totalmente diferente (AM4) e ele também usa memórias DDR4.

• Solução
Postado
2 minutos atrás, Lucas Antoniazzi disse:

@Kleber Peters E os processadores Ryzen? São compativeis?

Com disse, sua placa só serve para processadores Intel de 2ª ou 3ª geração. A ideia do Xeon E3 que a colega @Amanda Gonçalo citou é boa. Um E3 1230 v2 sai na faixa de uns 280,00~300,00 com frete, no Aliexpress. Vai ter desempenho semelhante à um i7 3770 que os caras pedem absurdos 700,00 por aqui. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...