Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

De uma certa maneira ainda não existe a necessidade por processadores de 128-bits.

 

Uma das principais razões que levaram ao desenvolvimento de processadores de 64-bits, foi o endereçamento de memória, processadores de 32-bits podem endereçar até 2^32 (~4 GB), ao passo que processadores de 64-bit podem endereçar até 2^64 (16 Exabytes), muito embora os processadores atuais usem apenas de 40~52-bits para o endereçamento de memória, o que ainda sim permite que suportem uma quantia absurda de RAM (de 1 Terabyte a 4 Petabytes).

 

Outro ponto seriam novas instruções de 128-bits e registradores, novamente, em tempos atuais não há necessidade, processadores atuais já são capazes de executa-las, instruções AVX são exemplo disso, são instruções SIMD de 128-bits, logo depois vem o AVX2 que expande o conjunto de instruções e ainda a maioria das instruções que lidam com inteiros (integers) passam a ser SIMD de 256-bits.

 

Isso sem falar no AVX512, que é exatamente o que nome sugere, é uma extensão de 512-bits para o conjunto anterior (AVX2//256-bit), atualmente suportado pelos Xeon Phi X200/X205, Skylake-SP, Skylake-X, etc.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!