Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um notebook recentemente (Lenovo Legion Y540) porém apenas de eu editar os vídeos no Premiere sem renderizar ou exportar nada a CPU já atinge 99ºC, e acho que isso está prejudicando no desempenho dele pelos testes que fiz de velocidade. É uma temperatura normal para "pouco" uso? Se não, quais são as opções para resolver isso? Undervolt?

Fora que a RAM e a CPU atingem facilmente os 100% de uso, não acho que seja normal para um i7 de 9ª geração que nem está sendo usado com algo tão pesado (jogos, render, export...)

O notebook: Legion Y540

Postado

Não é normal nem pra uso intenso, acione a garantia.

Ah, se está atingindo 100% de uso do CPU com facilidade tem altas chances do seu PC estar bichado, sugiro que primeiro abra um tópico na sessão de remoção de malwares.

  • Membro VIP
Postado

Mas se for um trabalho mais intenso e demorado é comum ter o aquecimento, mesmo.

 

Não acho que seja necessariamente um defeito, veja se usando o throttlestop, você consegue criar um perfil com undervolt.

 

  • Curtir 1
Postado

@dwatashi então, já aconteceram algumas coisas desde esse post, vou resumir aqui pois ainda não foi resolvido...

 

A CPU bate 99ºC toda hora, sem eu forçar o computador, fora que monitorei o computador pelo Intel Extreme Tuning Utility e o Thermal Throttling que ele dá é absurdo, cai demais a frequência da CPU, dando umas engasgadas no pc.

Com tudo isso entrei em contato com a Lenovo, um técnico acessou meu computador remotamente, fez diversos testes e disse estar "normal", mas não é nem um pouco normal um computador novo tendo o desempenho prejudicado pelo aquecimento, com Thermal Throttling sem forçar a máquina com tarefas pesadas.

Sendo assim parti pro undervolt, porém mesmo com -0,150V o Thermal Throttling continua pesado, e é o limite do undervolt que consigo chegar.

Na minha opinião é um problema de pasta térmica, pois fisicamente o notebook não esquenta tanto, aparenta estar bem refrigerado, mas ao analisar por dentro a CPU simplesmente frita, prejudicando e muito o desempenho da máquina.

O problema de eu solicitar a garantia é que teria que mandar pra fábrica, e são 20 dias úteis, o note é minha única ferramenta de trabalho, não posso ficar tanto tempo sem, fora que se pro técnico é "normal" capaz que nem resolva.

Pensei em comprar uma MX-4 e trocar a pasta térmica aqui mesmo pra ver no que dá, já que o undervolt não resolveu. Ah já comprei uma base só por desencargo mas não mudou nada também...

A Lenovo diz ter garantia aberta, que eu posso trocar SSD, Memória RAM e tal sem perder a garantia, mas não inclui a troca de pasta térmica... mesmo assim acho que é a única solução, está bem ruim de usar pra mim que trabalho com edição de vídeo, cada render e export é um sofrimento.

Postado

Print do XTU, mesmo com undervolt de -0,150V continua o Throttling, diminuindo a frequência de 4,4GHz pra até 3,4GHz (as vezes cai bem mais do nada).

 

XTU.thumb.png.55120a4da48baeeb0ed5d79683285379.png

 

*lembrando que sou leigo nisso, é meu 1º notebook, estou aprendendo agora com muita pesquisa, se estiver alguma outra coisa que eu possa fazer de configuração ou sei lá ajudaria muito

  • Curtir 1
Postado

E aí amigo, conseguiu resolver seu problema? Estou só esperandoa Black Friday pra comprar o Legion Y540. Perdi uma promoção esses dias por R$5.900. também vou usar pra edição e modelagem 3d. 

Postado

Isso é claramente devido aos altos clocks do CPU. Estou com um problema semelhante e reduzir os clocks resolveu o problema. Porém no meu caso só posso descer para o clock base que é muito baixo. Como seu Note é top de linha, procure alguma função para diminuir os clocks máximos da CPU. Tente 3.5GHz até achar um ponto ideal. Outra coisa muito importante de lembrar é a refrigeração externa. Temperatura ambiente e saídas de ar desobstruídas. Mas a melhor aposta com certeza é reduzir os clocks.@Lucas Alves_742704

Postado

@Gustavo.vt As construções hoje em dia são feitas para serem o mais compactas possíveis e com menor custo. Resultado disso são notebooks trabalhando acima de 80º C sem que o usuário perceba e diminua a vida útil do hardware.

Postado
20 horas atrás, Gustavo.vt disse:

E aí amigo, conseguiu resolver seu problema? Estou só esperandoa Black Friday pra comprar o Legion Y540. Perdi uma promoção esses dias por R$5.900. também vou usar pra edição e modelagem 3d. 

Não consegui resolver, cheguei ao limite do undervolt que ele suporta e continua o Thermal Throttling. Acho que a única solução é abrindo e trocando a pasta térmica, porém com isso eu perderia a garantia.

O notebook em si é bom, as únicas coisas que eu reclamaria além do Thermal Throttling que prejudica bem o desepenho dele é o SSD ser bem fraquinho (fiz testes e a diferença de velocidade da Leitura pra Escrita é gritante, tipo, um chega em 1.200 e o outro a 400, isso dá uma atrapalhada em quem mexe com edição e afins, mas dá pra trocar o SSD sem perder a garantia). E a tela, um notebook desse valor já devia ter uma taxa de atualização maior que 60Hz. Ah e a fonte dele é gigante, parece um tijolo, nada prático para levar e utilizar em ambientes externos.

adicionado 1 minuto depois
3 horas atrás, other2w disse:

Isso é claramente devido aos altos clocks do CPU. Estou com um problema semelhante e reduzir os clocks resolveu o problema. Porém no meu caso só posso descer para o clock base que é muito baixo. Como seu Note é top de linha, procure alguma função para diminuir os clocks máximos da CPU. Tente 3.5GHz até achar um ponto ideal. Outra coisa muito importante de lembrar é a refrigeração externa. Temperatura ambiente e saídas de ar desobstruídas. Mas a melhor aposta com certeza é reduzir os clocks.@Lucas Alves_742704

Cara já fiz tudo que eu poderia fazer em relação a clocks, cheguei no limite do undervolt, em que se eu abaixo mais o computador reinicia, e mesmo assim segue o Thermal Throttling pesado, tanto em jogos quanto em renders... Estou utilizando uma base (notepal) com 6 coolers em baixo, e moro em uma cidade fria, a refrigeração externa está boa. O que é mais estranho é que fisicamente ele não esquenta, mas ao analisar a CPU frita, batendo quase 100ºC sem uso intenso, ou seja, a única explicação pra isso é a pasta térmica de péssima qualidade ou até a falta dela. Provavelmente irei trocar pela MX-4 porém estou com dó de perder a garantia hahaha

Postado

@Lucas Alves_742704 Cara faz o seguinte então. Na opções de energia (W10, espero que esteja com ele) Deixe a barrinha no meio, se tiver quatro pontos deixe de segunda. Em seguida escolha um perfil de energia clicando, clique em alterar e depois em "algumas coisas" avançadas em baixo (não lembro o nome porque to sem pc agora). Lá você vai encontrar Gerenciamento de Energia do Processador, as mínimas deixa igual, as máximas coloque em 99%. Agora com essa configuração, lembrando de deixar a barrinha de energia na metade ou antes dela. E faça de novo os testes de temperatura.

 

Não é uma solução definitiva, mas vai te dar uma ideia se o problema são os clocks ou algo interno. Se o clock base ainda for alto, diminua as máximas para 80% ou até chegar num ponto estável.

Postado

@other2w encontrei essas configurações de Gerenciamento de Energia do Processador, só não entendi a parte do "deixar a barrinha no meio", qual barrinha você está dizendo? As máximas estão em 100%, é para diminuir para 99%, testar, e caso continue com o clock base alto, vai diminuindo mais essa porcentagem, é isso?

Obrigado desde já

Postado

@Lucas Alves_742704 Na barra de tarefas, provavelmente vai existir um ícone de bateria, ao clicar em cima dele, você terá uma barra para deslizar para direita (economia de energia) e para a esquerda (máximo desempenho). Veja se acha se não lhe mostro.

 

Só irá funcionar o 99% caso deixe a barra no meio, que no caso é equilibrado entre economia e desempenho

Postado

Eu ainda acho que esse notebook dele veio bichado.. é so olhar alguns reviews que vai ver as pessoas jogando e testando sem reclamar..

 @Lucas Alves_742704 voce usa o notebook em jogos pesados? Quais? Como é o desempenho dele nos jogos? Se travar também é o notebook, se for só no Premiere, então é realmente o programa que é pesado.. O seu é a versao de 8gb ou 16gb?

 

Ve esse trecho do video.. ele fala: "...ele não chega a bater 100ºC...A lenovo definiu como 95ºC o limite de temperatura..."

https://youtu.be/qQTfn8s2mvU?t=176

Postado

@Gustavo.vt é exatamente esse o problema, esse limite que a Lenovo definiu para o processador não bater 100ºC, pois assim ele chega a 90 e poucos, e para não passar disso, acontece o corte de frequência, fazendo ir de 4,40GHz para 3,40GHz ou até menos. Testei no Fortnite, no Pubg, no novo Call of Duty, e em programas como Premiere, Cinebench, Stress Test da própria Intel. Absolutamente todos reportaram Thermal Throttling, e contínuo. Não acho que esteja bichado, pois entrei em contato com a Lenovo, um técnico acessou meu computador remotamente e disse estar "normal". É erro de planejamento mesmo, pois não é normal um computador novo dar tanto throttling mesmo com undervolt (que nem devia ser necessário né). Garantia provavelmente não resolveria, se pra eles é algo normal, então a solução vai ser abrir o computador, trocar a pasta térmica, essas coisas...

Sobre o desempenho, fiz um teste de render no premiere com alguns amigos meus que tem Avell. Perdi feio para um Avell G1750 Fox 7, que tem um i7 8750H e uma GTX 1060, enquanto o meu é um i7 9750H e uma RTX 2060. E quando eu falo perder feio é feio mesmo, coisa de quase o dobro do tempo. O dele não dá thermal throttling...

* o meu é a versão de 16gb

Postado

@Lucas Alves_742704 Tente usar essa ferramenta da Intel: https://downloadcenter.intel.com/pt-br/download/24075/Intel-Extreme-Tuning-Utility-Intel-XTU-

 

Limite o TDP dos boost. O que causa calor é a energia carregada no processador, teoricamente quanto menos energia, menos calor. Comigo funcionou, de 90º para 70º. Vá testando até achar o ponto ideal.

adicionado 17 minutos depois

Mea culpa, na correria nao vi que ja usava. Já tentou baixar os TDPs?

Postado

@Lucas Alves_742704 Turbo Boost Power Max, está em 90W, é mais alto que TDP de PC, tente diminuir para uns 65W e assim por diante, veja como ficam os clocks e as temperaturas.

Postado

@Lucas Alves_742704 Cara.. estava so esperando a black friday pra comprar ele.. mas pelo visto vou montar um desktop mesmo.. Quando voce comprou? se eu nao me engano você tem ate 30 dias pra devolver, simplesmente pelo fato de nao querer. Comprar um i7 top pra ter que rodar ele assim, eu devolveria..

Postado

@Gustavo.vt é que pro meu trabalho é necessário um notebook, se não com certeza eu teria investido em um desktop, além de ser muito mais barato dá infinitamente menos problema, a durabilidade é absurdamente maior.

@other2w vou fazer uns testes e ir atualizando aqui, muito obrigado pela ajuda!

 

att: diminui para 65W, consegui colocar o undervolt em -0,160 e continuou, segue print:

1660713388_XTU2.thumb.png.4a6fe1507674398ebc6afd447c1639cf.png

adicionado 10 minutos depois

@other2w acho que não tem outra explicação a não ser pasta térmica, deve ser horrível, ter sido mal aplicada, ou nem ter, pois existem diversos relatos de notebooks que vem sem na CPU... complicado

Postado

@Lucas Alves_742704 Era para termos resultados. Hora de chegar o hardware, ventoinhas funcionando e sem obstrução (notebook levemente elevado para entrada de ar por baixo). Fazer a troca da pasta térmica tanto do processador quanto do chip gráfico, com uma pasta decente, geralmente de prata: https://www.kabum.com.br/produto/102146/pasta-termica-corsair-tm30-ct-9010001-ww?gclid=Cj0KCQjwr-_tBRCMARIsAN413WRjko_3O_-PwT81bDSEyZHiiQrY-cai4ajWSo9y1tA-Da7rG6-fpxEaAuaWEALw_wcB

 

Infelizmente a gente paga algo caro para ter o produto bom, e no fim o projeto é falho e temos que nós botarmos a mão na massa e diminuir os problemas.

Postado

@other2w Pois é, um notebook desse valor não devia ter que nós consumidores mexer para resolver os problemas, um absurdo mesmo.

As ventoinhas estão funcionando bem, e o notebook está sobre uma base com 6 coolers em baixo que tem uma inclinação boa, possibilitando um bom fluxo de ar, essa parte está ok.

Sobre a pasta térmica, me recomendam muito a MX-4, que pelo preço não existe outra melhor no mercado brasileiro... essa que você passou seria superior?

Postado

@Lucas Alves_742704 Talvez essa MX-4 seja melhor mesmo (baseado nos preços só). Existe toda a tecnologia por trás desses produtos, como condutividade térmica e etcss, mas ainda não manjo muito dessa parte.

  • 4 meses depois...
Postado

Comprei um Dell Inspiron 5590, i7, mmx 250, e desde que o liguei senti o computador super aquecendo e dando pequenas travadinhas, tipo lags, já sabia que ultimamento todos os notebooks estão vindo com problema de refrigeração, principalmente Dell, quando computador chegou começou minha saga para melhorar sua usabilidade, primeira coisa que fiz foi aplicar undervolting usando throttlestop, melhorou um pouco, mas como o sistema de resfriamento desse notebook é ruim, continuou a dar thermal throttling. comecei a ir mais fundo, diminuindo os clocks dos processadores e o turbo até um patamar que o computador não desse mais thermal throttling, para mim a melhor opção foi deixar o clock máximo em 4.4 GHz e o turbo em 3.6 GHz (config de fábrica 4.9GHz e turmo 3.9GHz), no entanto apesar de não dar thermal throttling, ele continuava dando cpu throttling. formatei o pc com windows limpo e mesmo assim parecia que o throttlestop concorria com alguma configuração da dell, e realmente estava, mesmo nas configurações de energia do windows em alta potência, não estava realmente na máxima, tive que baixar o aplicativo de power manager da Dell, foi aí que descobri que ele estava na opção otimizado, acontece que os algoritmos desse modo otimizado são inconsistentes, a solução foi deixar esse aplicativo para alto desempenho, deixar as configurações do windows também para alto desempenho e regular as limitações via throttlestop. Resultado apesar de o computador consguir chegar ao clock de 4.9GHz single core e turbo de 3.9GHz multi core, limitar nos valores citados mais acima deu resultados de benchmark 20% melhores do que ele dando thermal throttling, (nas config de fábrica o Cinebench r20 1428 na primeira rodade e depois caia para 1200, fazendo as alterações e reduzindo clock máximo a pontuação ficou 1800 e uns quebrados em vários testes seguidos, e sim foi tb com cpu-z... e outros benchmarks ), e as temperaturas não passam de 90 graus em stress ou em longas jornadas de CS GO sem nenhum cpu throttling também.

Sugestão com esses novos notebook, procurem deixar os aplicativos de gerenciamento de energia das marcas e windows sempre em potência máxima e use um aplicativo de undervolting para ajustar as configurações de acordo o gosto de cada um isso melhora a vida útil do notebook, melhora a performance e a usabilidade em todos os aspectos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...