Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, parece que venho tendo problemas com o novo processador que adquiri. Peguei um Xeon® E3-1270 (v1) pra trocar pelo meu i5 3330, visto que sofria muito com problemas de gargalo juntamente à minha GTX 1060 6GB. Conclusão: O gargalo foi aparentemente solucionado, no entanto, agora venho obtendo temperaturas bem altas da CPU. Em Iddle/repouso a temperatura varia dos 42ºC~53ºC (com temperatura ambiente hoje de 27º), mas jogando a temperatura rapidamente sobe, se mostra bem inconstante, e estabiliza na casa dos 80º na maioria dos games depois de um tempo. Exemplos: GTA IV, Fallout 4, Rainbow Six Siege, Need For Speed (2015), The Division.

1-Defeito do processador não pode ser, visto que ele se comporta bem exceto nessas ocasiões, e o diagnóstico de processador da intel não me diz nada demais.

2-Instalei ele ontem, e acabei de trocar a pasta térmica, não estava vencida nem nada, e apesar de ser Implastec ela me quebrou um galho boas vezes, tamanha diferença não pode ser por conta disso.

3-Fonte tudo ok.

Minha build:

AsRock DTA-H61

Xeon® E3-1270 (v1)

GTX 1060 6GB

8GB RAM (2x4 1333MHz)

EVGA 500W

Acham que o problema pode ser o fato de eu continuar usando o cooler padrão da máquina que usava junto com meu i5? Ele dificilmente passava dos 70 e poucos graus jogando jogos pesados apesar de ser um processador antigo.

valeu.

Postado

@D4RKS0LD13R Com certeza a culpa disso é o cooler box da Intel que é uma porcaria (desculpe falar, mas é a verdade... já usei e sei como é)...

Experimente comprar um air cooler maior, com certeza irá ajudar. Não sei se ainda fazem o Hyper 212X... tive um desses com um 6700K no passado e era um belíssimo cooler por menos de 130 reais (isso em 2015, não sei hoje)..

Postado
2 horas atrás, simforoso disse:

@D4RKS0LD13R Com certeza a culpa disso é o cooler box da Intel que é uma porcaria (desculpe falar, mas é a verdade... já usei e sei como é)...

Experimente comprar um air cooler maior, com certeza irá ajudar. Não sei se ainda fazem o Hyper 212X... tive um desses com um 6700K no passado e era um belíssimo cooler por menos de 130 reais (isso em 2015, não sei hoje)..

@simforoso Sem problemas! Eu entendo, imaginei que tivesse relação com isso mais fiquei em dúvida, tenho um cooler bem padrão da Cooler Master. O Problema que me resta agora é que tenho um gabinete pequeno, você imagina que coolers como o que você citou caberão na minha máquina, visto também a placa-mãe que possuo? Tenho impressão que coolers maiores ficarão muito perto da minha VGA. O que me recomenda?

OBS: Aqui vão algumas fotos da minha máquina para que tenha melhor noção de espaço. Pelo que ví possuo um cooler 80mm se não estou errado.

WhatsApp Image 2019-10-24 at 14.26.39.jpeg

WhatsApp Image 2019-10-24 at 14.26.40.jpeg

Postado

@D4RKS0LD13R Esse cooler é um pouco melhor que o da Intel. Na frente acho que tem espaço para um de 80mm, já ajuda bastante, mas vai fazer um pouco de barulho. Porém vai diminuir bem a temperatura se colocar um na frente e um atrás... boa sorte qualquer dúvida poste!

Postado
8 minutos atrás, simforoso disse:

@D4RKS0LD13R Esse cooler é um pouco melhor que o da Intel. Na frente acho que tem espaço para um de 80mm, já ajuda bastante, mas vai fazer um pouco de barulho. Porém vai diminuir bem a temperatura se colocar um na frente e um atrás... boa sorte qualquer dúvida poste!

@simforoso Legal, obrigado. A respeito de recomendações, acha que um mais simples como o seguinte resolverá boa parte do problema? Sou leigo quando diz respeito à refrigeração.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704391868-deepcool-cooler-ice-edge-mini-fs-v20-para-intelamd-heat-pi-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=Cj0KCQjwl8XtBRDAARIsAKfwtxDM8sTaNeiK1Ncwr8zpOKXs4LYaZlbLM29-mdMcQg3pcWTh23kUDyUaAt_7EALw_wcB&quantity=1

Caso contrário, você me recomendaria o Blizzard T2 da Coolermaster, ou o Gammaxx 200T da Deepcool?

OBS: Sinta-se livre para outras sugestões, tenho receio de comprar e não caber no gabinete.

Postado
10 minutos atrás, D4RKS0LD13R disse:

@simforoso Legal, obrigado. A respeito de recomendações, acha que um mais simples como o seguinte resolverá boa parte do problema? Sou leigo quando diz respeito à refrigeração.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704391868-deepcool-cooler-ice-edge-mini-fs-v20-para-intelamd-heat-pi-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=Cj0KCQjwl8XtBRDAARIsAKfwtxDM8sTaNeiK1Ncwr8zpOKXs4LYaZlbLM29-mdMcQg3pcWTh23kUDyUaAt_7EALw_wcB&quantity=1

Caso contrário, você me recomendaria o Blizzard T2 da Coolermaster, ou o Gammaxx 200T da Deepcool?

OBS: Sinta-se livre para outras sugestões, tenho receio de comprar e não caber no gabinete.

Dê uma pesquisada nos da Coolermaster, essa marca do link eu não conheço então não me sinto bem te recomendando sabe? Depois é ruim e fica chato pra mim. Coolermaster eu já usei por 2 anos e nunca me incomodou com o 6700K que eu tinha. Procure por 212X ou Hyper T2 ambos da Coolermaster.

Abraços, espero ter ajudado!

EDIT: Ah, esqueci: meça a altura do cooler e veja se cabe no seu gabinete, veja se não pega na tampa lateral do gabinete. E esses coolers maiores é bom ter memórias de perfil baixo. Pela foto as suas são comuns, sem dissipador né? Se for, é tranquilo, não irão atrapalhar o dissipador do cooler. 😃

Postado
13 minutos atrás, simforoso disse:

Dê uma pesquisada nos da Coolermaster, essa marca do link eu não conheço então não me sinto bem te recomendando sabe? Depois é ruim e fica chato pra mim. Coolermaster eu já usei por 2 anos e nunca me incomodou com o 6700K que eu tinha. Procure por 212X ou Hyper T2 ambos da Coolermaster.

Abraços, espero ter ajudado!

EDIT: Ah, esqueci: meça a altura do cooler e veja se cabe no seu gabinete, veja se não pega na tampa lateral do gabinete. E esses coolers maiores é bom ter memórias de perfil baixo. Pela foto as suas são comuns, sem dissipador né? Se for, é tranquilo, não irão atrapalhar o dissipador do cooler. 😃

@simforoso Obrigado, tem ajudado bastante! Vou dar uma pesquisada. Quanto às memórias creio que sim, elas são pequenas, sem nada demais. Creio que não atrapalhe o dissipador. O meu medo maior na verdade é a estrutura do FAN ou coisa do tipo encostar na VGA e não caber, não sei se é possível. Meu gabinete tem mais ou menos 18cm da mãe à tampa do gabinete, quanto a isso acho que não terei demais problemas.

Postado
12 minutos atrás, D4RKS0LD13R disse:

@simforoso Obrigado, tem ajudado bastante! Vou dar uma pesquisada. Quanto às memórias creio que sim, elas são pequenas, sem nada demais. Creio que não atrapalhe o dissipador. O meu medo maior na verdade é a estrutura do FAN ou coisa do tipo encostar na VGA e não caber, não sei se é possível. Meu gabinete tem mais ou menos 18cm da mãe à tampa do gabinete, quanto a isso acho que não terei demais problemas.

Beleza então, quanto à encostar na VGA não se preocupe, existem padrões de distância do socket e do slot PCI-E, não encosta não. Minha preocupação era só que o dissipador pegasse na tampa lateral mesmo, mas se ele tem um bom espaço livre é só instalar um 212X ou Hyper T2 e correr pro abraço. 

Eles já vem com uma pasta de prata muito boa, lembre-se de limpar bem teu CPU e aplicar uma gota grande no centro do processador e apertar o dissipador em cima. Cuide que geralmente na parte do contato do dissipador tem uma lâmina de papel transparente, muita gente esquece de tirar. De resto, é só seguir as instruções de instalação do folheto ilustrado que vem (com a instalação para AMD ou Intel) e pronto. Garanto que resolve o problema do aquecimento do teu Xeon.

Qualquer coisa vai perguntando aí amigo, abração!

Postado

Realmente trocando o cooler acredito que voce resolverá os seus problemas de temperatura...

Mediu a temperatura jogando com o gabinete aberto? Mudou alguma coisa?

voce pode tambem tentar fazer um undervolt(sem fazer underclock). Lembro que eu estava usando um cooler box num Xeon e no meu caso ao diminuir o vcore de 1,150v para 1,050v consegui diminuir a temperatura do processador em 10 graus, sem perder desempenho...

Vai diminuindo a cada 0,01 e depois testa a estabilidade.

Postado
15 horas atrás, gutopereira disse:

Realmente trocando o cooler acredito que voce resolverá os seus problemas de temperatura...

Mediu a temperatura jogando com o gabinete aberto? Mudou alguma coisa?

voce pode tambem tentar fazer um undervolt(sem fazer underclock). Lembro que eu estava usando um cooler box num Xeon e no meu caso ao diminuir o vcore de 1,150v para 1,050v consegui diminuir a temperatura do processador em 10 graus, sem perder desempenho...

Vai diminuindo a cada 0,01 e depois testa a estabilidade.

@gutopereira Boa tarde amigo. Dei uma olhada na temperatura jogando com o gabinete aberto sim, mas na minha opinião não melhorou muito, quase indiferente. Já comprei um Coolermaster T2, espero que sirva. Enquanto não chega vou checar a respeito do VCore como sugeriu. Obrigado.

Postado

@gutopereira @gutopereira  Bom dia amigos. Desculpe a menção, mas quis "reviver" o tópico novamente por enquanto para tirar uma pequena dúvida enquanto meu cooler não chega. Notei que jogando jogos mais pesados como GTA V e The Division em específico, após um tempo de jogo e a temperatura da CPU alta, começo a sofrer com pequenos engasgos levemente semelhantes ao stuttering que eu sofria quando tinha gargalo com meu processador velho. Isso ainda sim é causado pela temperatura excessiva do processador ou é possível que seja uma questão à parte? OBS: Quanto ao USO da CPU, não demonstra nada demais, tudo OK.

• 8 meses depois...
Postado
Em 25/10/2019 às 14:41, D4RKS0LD13R disse:

@gutopereira Boa tarde amigo. Dei uma olhada na temperatura jogando com o gabinete aberto sim, mas na minha opinião não melhorou muito, quase indiferente. Já comprei um Coolermaster T2, espero que sirva. Enquanto não chega vou checar a respeito do VCore como sugeriu. Obrigado.

Olá, amigo. Resolveu seu problema? Desculpe reviver o tópico... mas gostaria de saber, pois um amigo está na mesma situação.

Postado
23 horas atrás, Rafaleleo disse:

Olá, amigo. Resolveu seu problema? Desculpe reviver o tópico... mas gostaria de saber, pois um amigo está na mesma situação.

@Rafaleleo Olá amigo, tudo certo? Resolvi meu problema ao trocar o Cooler pelo Blizzard T2 sim, recomendo bastante. A temperatura caiu bem, cessando os meus stutterings. Hoje estou com outra build utilizando juntamente à um Ryzen 5 1600AF e a temperatura da CPU não passa dos 50º em praticamente nenhuma situação cotidiana. 

Postado
11 horas atrás, D4RKS0LD13R disse:

@Rafaleleo Olá amigo, tudo certo? Resolvi meu problema ao trocar o Cooler pelo Blizzard T2 sim, recomendo bastante. A temperatura caiu bem, cessando os meus stutterings. Hoje estou com outra build utilizando juntamente à um Ryzen 5 1600AF e a temperatura da CPU não passa dos 50º em praticamente nenhuma situação cotidiana. 

Opa. Obrigado pela resposta. Vou aproveitar e perguntar se valeu à pena ter investido no 1270 na época.  Se realmente teve algum ganho pra você. No caso do meu amigo,  ele possui um i3 4xxx e quer pôr o 1270v3

Postado
6 horas atrás, Rafaleleo disse:

Opa. Obrigado pela resposta. Vou aproveitar e perguntar se valeu à pena ter investido no 1270 na época.  Se realmente teve algum ganho pra você. No caso do meu amigo,  ele possui um i3 4xxx e quer pôr o 1270v3

@Rafaleleo Sem problemas. Valeu a pena ter investido nele sim e creio que valerá à pena pro seu amigo também, pois ele tem ainda um processador inferior ao que eu possuía na época e ainda pretende pegar um V3 (o meu era um V1). Eu tinha um i5 3330 e sofria com diversos problemas de uso de CPU fazendo com que chegasse à 100% juntamente da minha GTX 1060 6GB + 8GB RAM. Ao trocar pelo Xeon o problema do alto uso cessou. Em contrapartida, eu ainda sofria com alguns tipos de gargalo devido à minha build ser extremamente antiga, e por esses e outros motivos não posso lhe garantir que lhe trará o desempenho que deseja caso sua intenção seja jogar games extremamente atuais. No mais, ressalto que sim, para a época foi um bom investimento para quebrar um galho enquanto não possuía condição de montar uma build com mem DDR4 e etc.

• Curtir 1
  • 8 meses depois...
Postado

Opa tudo bem, eu tenho um Xeon E3 1270 V1 e to tendo problema de aquecimento também, (tanto que eu preciso deixar o uso máximo do processador em 65% nas configurações de energia) você recomenda esse cooler Blizzard T2? não quero gastar muito, a grana ta apertada, e a pasta térmica que veio com ele é boa?

Postado

Não sei da pasta térmica mas pensando pela concorrência de preços entre vendedores não acredito que usar a pasta que veio seja uma boa, a lei da concorrência me diz que é a mais barata ou uma das mais baratas, melhor comprar uma com boa dissipação, há diferenças entre elas. Já verificou se o problema não é o cooler que vem com o xeon mas a falta de ventoinhas para colocar ar frio no gabinete e tirar o ar quente? O kit xeon é vendido com o cooler adequado, acho mais provável ser um problema de refrigerar o interior do seu gabinete.

• 2 semanas depois...
Postado
Em 22/04/2021 às 20:50, zsoldier1 disse:

Não sei da pasta térmica mas pensando pela concorrência de preços entre vendedores não acredito que usar a pasta que veio seja uma boa, a lei da concorrência me diz que é a mais barata ou uma das mais baratas, melhor comprar uma com boa dissipação, há diferenças entre elas. Já verificou se o problema não é o cooler que vem com o xeon mas a falta de ventoinhas para colocar ar frio no gabinete e tirar o ar quente? O kit xeon é vendido com o cooler adequado, acho mais provável ser um problema de refrigerar o interior do seu gabinete.

Então, o cooler que eu estou usando é um cooler box da intel que veio com o Intel Celeron G1610 (quando comprei o PC montado na época), então acredito que ele seja o "maior culpado" pela temperatura alta, meu gabinete não é muito bem ventilado também o que só piora a situação, enfim eu n queria gastar muito num cooler porque provavelmente não vou dar mais upgrades nesse PC porque pretendo pegar um console no futuro, e deixar esse PC somente para jogos mais leves (ou o que a minha GTX 750 Ti rodar), só queria saber se esse Blizzard T2 daria uma ajudinha

Postado
21 horas atrás, Dorayama disse:

Então, o cooler que eu estou usando é um cooler box da intel que veio com o Intel Celeron G1610 (quando comprei o PC montado na época), então acredito que ele seja o "maior culpado" pela temperatura alta, meu gabinete não é muito bem ventilado também o que só piora a situação, enfim eu n queria gastar muito num cooler porque provavelmente não vou dar mais upgrades nesse PC porque pretendo pegar um console no futuro, e deixar esse PC somente para jogos mais leves (ou o que a minha GTX 750 Ti rodar), só queria saber se esse Blizzard T2 daria uma ajudinha

Cara eu acho melhor você melhorar a ventilação interna do seu gabinete pois você mesmo disse que não é boa e o cooler seja este ou qualquer outro só pode desempenhar sua função se chegar ar frio nele, estude a possibilidade de instalar fans para puxar o ar frio para dentro e mover o ar quente para fora, caso consiga instalar apenas mais uma sugiro que mova o ar quente para fora, o frio entra de forma automática, apesar de não ser o ideal. Seria a solução mais barata e trocar a pasta térmica por outra com maior capacidade de dissipação provavelmente resolve.

• 7 meses depois...
Postado

mano pode ficar tranquilo q esse xeon é quente mesmo, eu tenho o mesmo xeon que voce e ele é quente assim mesmo. (obs: uso cooler box) eu ja cheguei a bater 105 graus fazendo renderização no blender, e o ironico é q foi o unico programa que conseguiu fazer minha cpu usar 100% e bater mais de 85 graus q era o que ele ficava em jogos, e olha q eu jogo F1 2021, GTA V entre outros.

Postado
Em 04/12/2021 às 01:00, HenriqueShirona disse:

mano pode ficar tranquilo q esse xeon é quente mesmo, eu tenho o mesmo xeon que voce e ele é quente assim mesmo. (obs: uso cooler box) eu ja cheguei a bater 105 graus fazendo renderização no blender, e o ironico é q foi o unico programa que conseguiu fazer minha cpu usar 100% e bater mais de 85 graus q era o que ele ficava em jogos, e olha q eu jogo F1 2021, GTA V entre outros.

Sugiro que melhore a refrigeração, esse calor diminui a vida útil do processador, tente troca de pasta térmica por uma melhor, troca do cooler, colocar refrigeração a água se puder, as vezes melhorar o fluxo de ar dentro do gabinete já resolve, priorize retirar o ar quente, o frio entra de forma automática para ocupar o espaço vazio que o quente deixa ao sair.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...