Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!
Gostaria de agradecer primeiramente pela ajuda e que tenho tido aqui no forum e pela paciência, não sou prático em eletrônica.

Gostaria de colocar 24v com o máximo de 1A em barras de cobre. Após retificar a tensão, o que seria correto, colar a tensão direto nas barras ou passa-las por um Transistor IRF640N?

A corrente de 1A não é uma constante, posso ter que aumenta-la para 2A posteriormente.

Preciso variar esta corrente com um potenciômetro.
Uma outra opção que encontrei mas não sei se seria o correto seria usar um TIP41, isso procede?
Muito obrigado!

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, Marcio Pizano disse:

usar um TIP41

Até que dá. O problema vai ser o calor. Dependendo do que...

6 horas atrás, albert_emule disse:

Vai alimentar o que com esta corrente

... vai ser interessante algo chaveado com mosfet mesmo...

10 horas atrás, Marcio Pizano disse:

um Transistor IRF640N

... tem chance de sucesso.

Postado
11 horas atrás, albert_emule disse:

Vai alimentar o que com esta corrente? 

Obrigado por responder!
Vou alimentar duas barras de cobre que ficaram submersas na água para fazer a Ionização da mesma.

adicionado 0 minutos depois
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Até que dá. O problema vai ser o calor. Dependendo do que...

... vai ser interessante algo chaveado com mosfet mesmo...

... tem chance de sucesso.

Vou pesquisar mais sobre o Mosfet.
Obrigado!

Postado
2 horas atrás, Marcio Pizano disse:

Obrigado por responder!
Vou alimentar duas barras de cobre que ficaram submersas na água para fazer a Ionização da mesma.

adicionado 0 minutos depois

Vou pesquisar mais sobre o Mosfet.
Obrigado!

Um PWM resolve. 

Até o TIP41 funcionaria bem nesta corrente se for PWM. Nem precisa de dissipador.

Com 6 amperes ele apresenta tensão de saturação de 1.5V. 

Significa que com 1A a saturação é bem menor 

Digamos que a saturação fosse de 1.5V a 1A. Daria apenas 1.5W de dissipação no PWM mais alguma besteira em perdas de comutação 

Postado

8 horas atrás, albert_emule disse:

Até o TIP41 funcionaria bem nesta corrente se for PWM. Nem precisa de dissipador.

Com 6 amperes ele apresenta tensão de saturação de 1.5V. 

Significa que com 1A a saturação é bem menor 

As informações que encontrei no datasheet são valores diferentes para o NPN TIP41C, é o que teno aqui.
Sei como gerar um PWM com 555 mas, nesta aplicação não entendi como isso seria porque só consigo imaginar uma tensão contínua.
Obrigado por responder!

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Marcio Pizano disse:

Sei como gerar um PWM com 555 mas, nesta aplicação não entendi como isso seria porque só consigo imaginar uma tensão contínua.

Neste caso lhe cai bem um regulador step down

• Curtir 1
Postado

Caso utilize chaveamento, mosfets IRFZ48N ou IRFZ46N. Irão aquecer apenas 30ºC o que dispensa dissipador. 

Muito boa a sua observação de só enxergar corrente contínua e não a pulsada na sua aplicação. O PWM é excelente solução para motores mas nem sempre para reações.

O cálculo de aquecimento foi feito para 6A, em 1A nem notará o aquecimento.

• Curtir 2
Postado
13 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Caso utilize chaveamento, mosfets IRFZ48N ou IRFZ46N. Irão aquecer apenas 30ºC o que dispensa dissipador. 

Muito boa a sua observação de só enxergar corrente contínua e não a pulsada na sua aplicação. O PWM é excelente solução para motores mas nem sempre para reações.

O cálculo de aquecimento foi feito para 6A, em 1A nem notará o aquecimento.

Muito obrigado pela resposta meu amigo.

Estou pensando em usar o TIP41 justamente pela praticidade e também por ter visto no DataSheet que ele é superior ao que estou querendo, como mencionou o colega Albert, mas vou estudar o Mosfet como sugerido por Isadora.

Mesmo que eu use o Tip ou o Mosfet, ainda ficaria com dúvidas sobre a corrente, sou totalmente confuso em relação a isso.
Fiz um desenho meio tosco abaixo para tentar ilustrar minha confusão, não usei a variação do potenciômetro e simplesmente joguei a tensão direto nas barras de cobre simplesmente para tentar entender a questão da corrente neste caso.
Por favor, veja se meu raciocínio está correto.
Se estiver, então como preciso variar até 1A nas barras, vou ter que repensar algumas coisas como por exemplo a potência do transformador eu acho.
Muito obrigado mais uma vez. Abraço!

Estudo de corrente.png

• Membro VIP
Postado

Olá de novo. Pelo que entendi você quer fazer uma eletrólise, galvanosplastia ou algo do gênero. Desconheço totalmente seu processo mas vejamos...

Como a resistência da água (pura) é alta, penso que sua teoria sobre a influência da R da barra de cobre está equivocada. A R da barra nem deve fazer diferença na matemática da corrente. E tem +: se for água pura mesmo, não sei se 24V vai dar corrente significativa. A não ser que as barras estejam beeeemmmm coladinhas (mas sem contato) ou água com alguma acidez. De novo, só chutes pois desconheço o que se passa no seu sistema e na sua cabecinha...😁

Postado

Erraste feio nas contas. Numa barra de 1/2" vai precisar de um microohmimetro para conseguir ler o valor, o resultado deverá dar menos de 1mR. Para que tenha uma ideia, um fio trançado de telefonia possui de 70R a 90R por quilometro. Quanto a intenção de ionizar com 24V creio que vai conseguir se tanto a eletrólise. 

Postado
5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Olá de novo. Pelo que entendi você quer fazer uma eletrólise, galvanosplastia ou algo do gênero. Desconheço totalmente seu processo mas vejamos...

Como a resistência da água (pura) é alta, penso que sua teoria sobre a influência da R da barra de cobre está equivocada. A R da barra nem deve fazer diferença na matemática da corrente. E tem +: se for água pura mesmo, não sei se 24V vai dar corrente significativa. A não ser que as barras estejam beeeemmmm coladinhas (mas sem contato) ou água com alguma acidez. De novo, só chutes pois desconheço o que se passa no seu sistema e na sua cabecinha...😁

Obrigado por responder Isadora!
Tinha mesmo esquecido da água rs. 
A água não é pura e as barras estão no máximo 4mm de distância uma da outra e eu realmente pretendo conseguir a eletrólise.

2 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Erraste feio nas contas. Numa barra de 1/2" vai precisar de um microohmimetro para conseguir ler o valor, o resultado deverá dar menos de 1mR. Para que tenha uma ideia, um fio trançado de telefonia possui de 70R a 90R por quilometro. Quanto a intenção de ionizar com 24V creio que vai conseguir se tanto a eletrólise. 

Ok, pelo que entendi com sua resposta e a da Isadora, é que a resistência do cobre é quase despresível (nesta aplicação) e eu não deveria me preocupar tanto com estes calculos.
Então somente para fechar o post e eu entender. Se eu não considerar nehuma resistência nem mesmo as perdas nos diodos, colocando por exemplo 10V terei 500ma nas barras? Levando em consideração 24V 1A do trafo.
Muito obrigado mais uma vez. Abraço!

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, Marcio Pizano disse:

Se eu não considerar nehuma resistência nem mesmo as perdas nos diodos, colocando por exemplo 10V terei 500ma nas barras?

Não necessariamente amigo. Pra conseguir os 0.5A com 10V, a "resistividade" da água deve ser de 20Ohms

I=V/R tá ligado ?. O que depende de sua química. No seu caso, parece (parece) que estás a procura de corrente constante. E sim, há circuitos simples pra isso com lm317. Ve se te atende depois você "amadurece" pra potências mais altas com algo como chaveado. O mesmo princípio dos drivers de led (mas você deve providenciar isolação).

De nada...

Postado
15 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Não necessariamente amigo. Pra conseguir os 0.5A com 10V, a "resistividade" da água deve ser de 20Ohms

I=V/R tá ligado ?. O que depende de sua química. No seu caso, parece (parece) que estás a procura de corrente constante. E sim, há circuitos simples pra isso com lm317. Ve se te atende depois você "amadurece" pra potências mais altas com algo como chaveado. O mesmo princípio dos drivers de led (mas você deve providenciar isolação).

De nada...

Você acha que irei precisar de uma fonte simétrica para o processo da eletrólise?

• Membro VIP
Postado

Mesmo não sendo do ramo da química, não vejo motivo pra isso.

6 horas atrás, Marcio Pizano disse:

precisar de uma fonte simétrica para o processo da eletrólise

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!