Ir ao conteúdo

SSD + HD, necessária formatação?

Ir à solução Resolvido por Wal SJC,

Posts recomendados

Postado

Seguinte, é uma duvida boba, mas queria tirar desencargo de consciência. 

Então, recentemente adquiri um SSD de 120gb e pretendo deixa-lo apenas com o SO, sem a formatação do meu HD. 

A pergunta seria o seguinte, posso deixar o HD com o SO antigo instalado e somente adicionar o SSD com um SO diferente, e coloca-lo como boot prioritário, ou é necessário formatar o HD também para evitar bugs? Lembrando que o HD não possui partição, então não tem como eu formatar só o SO do HD. 

Postado
41 minutos atrás, yMtsPlay disse:

Seguinte, é uma duvida boba, mas queria tirar desencargo de consciência. 

Então, recentemente adquiri um SSD de 120gb e pretendo deixa-lo apenas com o SO, sem a formatação do meu HD. 

A pergunta seria o seguinte, posso deixar o HD com o SO antigo instalado e somente adicionar o SSD com um SO diferente, e coloca-lo como boot prioritário, ou é necessário formatar o HD também para evitar bugs? Lembrando que o HD não possui partição, então não tem como eu formatar só o SO do HD. 

Dá para fazer de qualquer jeito que você conseguir imaginar, basta usar as ferramentas certas.

você pode instalar o SO + programas no SSD, e guardar os seus arquivos pessoais no HD, por exemplo.

E o HD ainda pode ficar do jeito que está, e voce terá dois boots independentes no seu PC.

É uma das possibilidades. Existem várias outras.

Decida primeiro o que você vai fazer.

Obs.: ter ou não ter partições é um problema facilmente contornável.

Assim como não precisar instalar nada, simplesmente clonar o seu HD e por tudo para rodar no ssd.

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC O HD esta atualmente em uso, e não pretendo formatar ele. Esqueci de citar isso.

A duvida era em relação ao duo boot mesmo.

No caso então, usando o boot do SSD, basicamente o SO do HD ficara "desativado". Estou certo? Sendo assim, posso usar o HD normalmente para jogos/arquivos sem ocorrer interferência do SO do HD?

Postado
1 hora atrás, yMtsPlay disse:

@Wal SJC O HD esta atualmente em uso, e não pretendo formatar ele. Esqueci de citar isso.

A duvida era em relação ao duo boot mesmo.

No caso então, usando o boot do SSD, basicamente o SO do HD ficara "desativado". Estou certo? Sendo assim, posso usar o HD normalmente para jogos/arquivos sem ocorrer interferência do SO do HD?

voce pode ter dois discos rígidos e dois boots independentes no mesmo PC.

Aliás, todos os meus pc's eu faço isso, inclusive este que estou postando agora.

Sem dual boot.

O segredo está na hora da instalação.

Obs.: se for clonagem, é mais simples ainda.

Qual é o seu caso?

• Curtir 1
Postado

@Wal SJC Acho que não estou conseguindo me expressar bem.

O ssd é de 120gb então a clonagem está fora de questão. Já que estou com um HD de 500gb com 390gb de arquivos.

O meu caso seria se o SO do HD poderia dar alguma interferência no SO do SSD. Pois estarei utilizando o HD e o SSD na mesma maquina.

• Solução
Postado
16 minutos atrás, yMtsPlay disse:

@Wal SJC Acho que não estou conseguindo me expressar bem.

O ssd é de 120gb então a clonagem está fora de questão. Já que estou com um HD de 500gb com 390gb de arquivos.

O meu caso seria se o SO do HD poderia dar alguma interferência no SO do SSD. Pois estarei utilizando o HD e o SSD na mesma maquina.

1 - voce pode instalar o SO no SSD direto.

2 - Antes de iniciar a instalação você desconecta o cabo do HD (de dados ou de alimentação, ou os ambos, tanto faz)

3 - voce instala o Windows no SSD

4 - Reconecta o seu HD

5 - Agora você tem dois boots independentes.

6 - voce vai na bios e seleciona o dispositivo de boot preferencial (no caso o SSD)

7 - Quando o PC reiniciar, o principal será o SSD e o HD será o escravo.

8- Se quiser inverter, é só mudar a ordem de preferência na bios

9 - Se quiser trocar na hora do boot, tem uma tecla que você aperta (F2/ Esc / F8, varia dependendo do modelo da placa-mãe).

10 - você aperta essa tecla e vai aparecer as opções de boot, é só selecionar uma e dar "Enter".

11 - você acessa o SSD através do HD e vice versa.

12 - Quando você inicia por um dos dispositivos, o outro fica como secundário (escravo).

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...