Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Li uma informação de que utilizar o modo AHCI com SDD é a melhor opção.

Possuo um SSD, mas quando instalei o mesmo, não me atentei a isso. Devo verificar e mudar para AHCI?

Postado
5 minutos atrás, atdrdonato disse:

Olá. Li uma informação de que utilizar o modo AHCI com SDD é a melhor opção.

Possuo um SSD, mas quando instalei o mesmo, não me atentei a isso. Devo verificar e mudar para AHCI?

Sim, em AHCI o PC fica muito mais rápido.

Mas se voce mudar de IDE para AHCI após ter instalado o Windows, o PC não vai iniciar mais.

Tem um jeito de contornar isso com uma mudança no registro do Windows, mas eu não me lembro agora, porque não faço há anos.

Se voce pesquisar e não encontrar essa "fórmula", depois eu vou procurar e postar ela aqui. 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Geralmente os SSDs são automaticamente configurados para rodar em modo AHCI, mas se quiser ter certeza que o modo está ativado, aperte Windows + Pause Break > Vá em Gerenciador de dispositivos > Na guia "Controladores ATA/ATAPI" veja se ali existe o item com o nome AHCI, se existir, o SSD já está configurado neste modo. Se existirem itens IDE, isso indica que o SSD não está no modo AHCI e você deverá configura-lo manualmente.

image.png.5a574514cd66b9434e376b34d0e68bdd.png

Para configurar manualmente, vá em iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização Segura" e reinicie o computador > Entre no BIOS > Procure entre as guias a opção "SATA Mode" ou "SATA Configuration" e mude o modo de Ide para AHCI > salve e inicie o Windows normalmente > Refaça o procedimento do msconfig para sair do modo de segurança e reinicie o PC > Pronto, o Windows estará em modo AHCI.

Importante: Se você utiliza o Windows com uma conta Microsoft ou logando via PIN, você deverá realizar o procedimento acima em uma conta local.

Para criar uma conta local, vá em Iniciar > Configurações > Contas > Família e outros usuários > Adicionar outra pessoa a este PC > Na janela que abrir, clique em "Não tenho as informações de entrada dessa pessoa" > Clique em Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft > Coloque algum nome de sua preferência e clique em Avançar > Pronto, a conta local foi criada, basta apenas iniciar o Windows nesta conta e fazer o procedimento citado acima.

• Curtir 2
Postado
5 minutos atrás, GabrielLV disse:

Geralmente os SSDs são automaticamente configurados para rodar em modo AHCI, mas se quiser ter certeza que o modo está ativado, aperte Windows + Pause Break > Vá em Gerenciador de dispositivos > Na guia "Controladores ATA/ATAPI" veja se ali existe o item com o nome AHCI, se existir, o SSD já está configurado neste modo. Se existirem itens IDE, isso indica que o SSD não está no modo AHCI e você deverá configura-lo manualmente.

Para configurar manualmente, vá em iniciar > Escreva "msconfig" e tecle enter > Vá na guia Inicialização do Sistema > Marque a opção "Inicialização Segura" e reinicie o computador > Entre no BIOS > Procure entre as guias a opção "SATA Mode" ou "SATA Configuration" e mude o modo de Ide para AHCI > salve e inicie o Windows normalmente > Refaça o procedimento do msconfig para sair do modo de segurança e reinicie o PC > Pronto, o Windows estará em modo AHCI.

Importante: Se você utiliza o Windows com uma conta Microsoft ou logando via PIN, você deverá realizar o procedimento acima em uma conta local.

Para criar uma conta local, vá em Iniciar > Configurações > Contas > Família e outros usuários > Adicionar outra pessoa a este PC > Na janela que abrir, clique em "Não tenho as informações de entrada dessa pessoa" > Clique em Adicionar um usuário sem uma conta da Microsoft > Coloque algum nome de sua preferência e clique em Avançar > Pronto, a conta local foi criada, basta apenas iniciar o Windows nesta conta e fazer o procedimento citado acima.

Lembrando que se, por acaso, a instalação do Windows foi "rodada" em modo IDE, ao mudar para AHCI o PC não vai mais iniciar.

Pelo menos era assim no Windows 7. Nunca tentei isso no Windows 10, pode ser que tenha mudado.

• Moderador
Postado
agora, Wal SJC disse:

Lembrando que se, por acaso, a instalação do Windows foi "rodada" em modo IDE, ao mudar para AHCI o PC não vai mais iniciar.

Isso ocorre geralmente por modificações mal realizadas no registro, e o objetivo de colocar em modo de segurança antes de realizar o procedimento é para que, após a alteração no BIOS e a inicialização do Windows, o modo de segurança detecte e instale o driver correto para a configuração AHCI, e após isso basta ir no msconfig e desmarcar a opção da inicialização segura.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, GabrielLV disse:

Isso ocorre geralmente por modificações mal realizadas no registro, e o objetivo de colocar em modo de segurança antes de realizar o procedimento é para que, após a alteração no BIOS e a inicialização do Windows, o modo de segurança detecte e instale o driver correto para a configuração AHCI, e após isso basta ir no msconfig e desmarcar a opção da inicialização segura.

Essa solução dá um pouco mais de trabalho, mas como não me lembro mais da outra, que usava há anos, está valendo!

Depois vou tentar encontrá-la e postar aqui. São duas linhas no registro, e está feito.

Postado
agora, atdrdonato disse:

@GabrielLV Gostei muito do vídeo, já agradeço pela recomendação.

Meu sistema operacional é windows 7. Implica em algum problema tal procedimento ou teria que formatar o SSD novamente?

Não precisa formatar, vou te dar o procedimento e você faz. Depois testa.

Caso não fique satisfeito, você formata.

Fiz isso dezenas de vezes, em muitos PC's, e sempre ficou perfeito.

Mas já faz uns 5 anos que não faço mais, porque agora todo mundo está usando AHCI e esse problema é muito raro de aparecer.

Vou te dar uma pesquisa no Google, que vai te levar direto para a página.

Não posso postar links de outros sites aqui, para não quebrar as regras.

Pesquise: 

"Como mudar a configuração do HD para AHCI depois de instalar o Windows"

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
Em 20/11/2019 às 20:38, Wal SJC disse:

Pelo menos era assim no Windows 7. Nunca tentei isso no Windows 10, pode ser que tenha mudado.

Já testei aqui e funcionou normal.

adicionado 0 minutos depois

E não precisa alterar nada no registro do Windows, basta fazer o procedimento do Gabriel.

Postado
5 horas atrás, mick 07 disse:

Já testei aqui e funcionou normal.

adicionado 0 minutos depois

E não precisa alterar nada no registro do Windows, basta fazer o procedimento do Gabriel.

Sim, só que a mudança no registro eu faço em 1 minuto, então para mim fica mais rápido.

Mas para quem não está acostumado a mexer no registro, e melhor seguir o passo-a-passo mesmo, senão arrisca errar e danificar o registro.

• Curtir 1
  • 9 meses depois...
Postado
Em 20/11/2019 às 20:33, GabrielLV disse:

Cara, cê me salvou demais! Preciso agradecer!

Comprei um SSD e como estava desabilitado o AHCI quando instalei o Windows 10, ao voltar a BIOS para configuração original, dava aquele problema de inicialização e loop eterno!

Descobri que era o AHCI e desabilitei e voltou ao normal. Fiz o procedimento do Gabriel e pude voltar às configurações originais da BIOS.

Eu já estava achando que era defeito do SSD 

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

@GabrielLV Valeu amigo! Criei conta aqui de proposito para lhe agradecer ! Eu estava no modo IDE desde que tinha comprado o meu SSD ha uns bons meses, e eu não sabia como mudar a velocidade, pois ele era rápido mas não atingia a velocidade que dizia atingir na caixa do SSD. Fiz certinho como você disse e agora o PC ficou ainda mais rápido e a velocidade aumentou tambem nos benchmarks. Dá para notar uma boa diferença na velocidade. Valeu a todos. Um abraço !

Em 20/11/2019 às 20:33, GabrielLV disse:

Voltei aqui hoje para lhe agradecer novamente. Eu estava com problema de travamento no PC há quase 2 anos praticamente, e ao alterar do modo IDE para o modo AHCI os travamentos pararam, o PC tá voando de estão rápido e sem travar. Obrigado companheiro.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!