Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Em relação ao terra do amplificador


Faire

Posts recomendados

Alguém poderia me ajudar? eu estava procurando esquemático sobre amplificadores classe "AB" classe "A", nesses esquemas são montados com 1 transistor e com fonte simples, algo bem básico que eu não sei é... O positivo da fonte se liga lá no 28+, beleza... mas e o negativo? eu ligo ele na onde? porque no caso sai do alto falante 1 terra, 1 terra depois do resistor que tá ligado no emissor...

 

Eu não sei qual é a diferença de Terra x Negativo, no caso, como eu ligo? I'm sorry pela pergunta "besta" kkkk, eu não consigo achar alguém que explique direito.

esquemático.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faire Geralmente se utiliza terra como o negativo. Nas representações se utiliza terra por se tratar de um potencial 0, então a diferença de potencial será sempre o valor colocado no terminal positivo, no seu caso 28V, 28-0 = 28. Se sua fonte/bateria for, por exemplo, +23V e -5V, a diferença ainda continua sendo 28V, 23-(-5) = 23+5 = 28.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Faire Eu não me referi a fonte simétrica, apenas a diferença de potencial. Se você está trabalhando com fonte de notebook, seu "negativo" deve ser 0V devido ao processo de retificação "cortar" a parte negativa da energia da rede.

Porque eu tinha ligado no negativo da fonte de notebook todos os terras, e ai começou-se a subir um cheiro de queimado, e claramente não saía som algum, nenhum sinal, montei tudo com atenção e estava correto, só nessa parte de ligação de "terra/negativo" que deu ruim.

adicionado 0 minutos depois
2 minutos atrás, Ricardov disse:

Sim, o terra é no negativo. Vai fazer uma placa de circuito ou uma montagem aranha? Use cabos curtos e grossos para diminuir a captação de ruídos.

Sem placa alguma, é só um projeto para testar, tudo pendurado rsrsrs com um dissipador no transistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faire Esse capacitor de 470uF logo na entrada ta alto, vai usar um pre amplificador antes? se não for é perigoso sobrecarregar sua fonte de sinal.

 

E capricha no dissipador, Classe A joga fora 75% da energia, pra ter 20W em classe A a fonte vai ter que fornecer 80W, 60W vão pro dissipador, e 20W pro alto-falante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Faire disse:

Porque eu tinha ligado no negativo da fonte de notebook todos os terras

É assim mesmo que faz.

3 horas atrás, Faire disse:

e ai começou-se a subir um cheiro de queimado, e claramente não saía som algum, nenhum sinal

Esse circuito é meio chato de montar, apesar da simplicidade. Qualquer coisinha e não funciona.

De quantos Watts são os resistores que usou?

Qual é o transistor que está usando?

 

Classe A só é bom pra pré amplificador, deixa o som com boa qualidade. Mas pra usar como saída não serve, só nesse caso como aprendizado mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renato.88 disse:

É assim mesmo que faz.

Esse circuito é meio chato de montar, apesar da simplicidade. Qualquer coisinha e não funciona.

De quantos Watts são os resistores que usou?

Qual é o transistor que está usando?

 

Classe A só é bom pra pré amplificador, deixa o som com boa qualidade. Mas pra usar como saída não serve, só nesse caso como aprendizado mesmo.

Transistor 2SC5200, resistor de 22R é de 20w, o resto é 1/4W. Esse mini amplificador seria apenas para eu ouvir um som classe "A", porque até hoje só cheguei a ouvir classe D, quero ver se a diferença é gritante mesmo, sacou? quero colocar o som de uma chuva e parecer que tá chovendo mesmo. Depois disso quero comprar um classe AB bom, montado, com baixa distorção, encontrei um com 0,005% THD, (não é chinês, é de um fabricante caseiro onde se fabrica poucas unidades por encomenda).

adicionado 1 minuto depois
4 horas atrás, Ricardov disse:

Se saiu cheiro de queimado tem coisa errada. Poste foto da montagem.

Não vai dar amigo, foi mal, nem para ser ajudado eu sirvo kkkkkkkkkkk :( eu quebrei o resistor de 1r.

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, F4b10 disse:

@Faire Esse capacitor de 470uF logo na entrada ta alto, vai usar um pre amplificador antes? se não for é perigoso sobrecarregar sua fonte de sinal.

 

E capricha no dissipador, Classe A joga fora 75% da energia, pra ter 20W em classe A a fonte vai ter que fornecer 80W, 60W vão pro dissipador, e 20W pro alto-falante

Eu coloquei em um dissipador que não é muito grande, mas é só pra testar, e não pra eu macetar, sacou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O que fez queimar foi a polarização erradíssima do transistor. Corroboro o que foi dito pelos amigos:

-só pra pré.

-Pra a.f. não é recomendado.

-Só pra curiosidade mesmo.

Coloque o trimpot no mínimo - mais próximo do terra - e aumente aos poucos. E coloque V menor...5... no máximo 12V

 

E com relação à qualidade do som, quase acho que você está confundindo as classes. O A não significa a 'qualidade da classe'.

 

Qualidade A mesmo era isso... mas era AB

amplificador-valvulas-50w.gif

e/ou isso...

Amp+RW+2+x+65+WRMS_canal.jpg

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!