Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Usei o processador com a pasta que já vem com o cooler por 1 ano, então decidi que era hora de trocar.

Tirei o cooler, desmontei, limpei e substituí a pasta térmica. Também garanti que o cooler estivesse bem preso.

O problema é que a CPU, antes da troca, ficava uns 35 graus em idle e uns 47-55 jogando. Agora fica uns 40-43 em idle e dando picos de menos de um segundo para 47-50 enquanto estou usando normalmente, tipo no Google e tal. Jogando chega à 60-64 graus.

Sei que coloquei uma pasta barata - que, devido a minha ignorância, não pesquisei antes de comprar - e acabei adquirindo uma Implastec Thermal Silver, que descobri ser a pior marca. Será ela a causa disso?

Também uso o cooler padrão da Intel, que dizem ser ruim. Será que de alguma forma eu o danifiquei? Observei as travas dele e estão todas intactas e ele está bem firme.

Com undervolt, ficou em 38-40 graus em idle; 55-57 jogando. Mesmo assim não estou satisfeito, mesmo com undervolt as temperaturas estão piores que antes da troca.

Postado

Você tirou uma foto antes de desmontar? (se não tirou, fica a dica para o futuro).

A maioria dos coolers "não in box" possibilitam a montagem em diversas posições diferentes.

O meu, por exemplo pode ficar com o fan virado para qualquer um dos 4 lados.

E isso faz diferença.

As vezes, bastante diferença.

Postado

A dúvida é: decidiu por quê?

Fui responsável pela manutenção de um parque com mais de 1250 computadores espalhados por todo o estado. Tem micro que foi montado em 2011 e está funcionando, sem abrir, até hoje. Não entendo esta tara por ficar trocando pasta térmica de processador. Se está funcionando, deixa quieto. 

Mas, enfim... 64º não é uma temperatura muito alta, dependendo do seu processador (que você não informou qual é). Totalmente aceitável.

Porém, a pasta que você usou realmente não é boa. Pode ser sim ela a responsável por este aumento da temperatura em relação ao apresentado anteriormente. 

Agora, a menos que comece a passar de 70º, recomendo deixar como está. 

• 2 semanas depois...
Postado

A questão de troca de pasta térmica é uma duvida que divide muito a galera.
No meu caso, quando comprei um novo cooler para o PC lá em 2013, na época eu coloquei uma pasta térmica da Arctic Silver e desde então nunca troquei com medo de queimar a placa-mãe por estática ou quebrar na desmontagem. Lembro que na época a temperatura do PC em idle ficava em 20ºC~25ºC e em full load, mais ou menos 45º a 50ºC. Hoje em dia em idle o PC fica em média 37ºC e em full load a 53ºC (em dias frios) e 60ºC (em dias quentes).

Ninguém recomenda a Implastec por ser a mais "vagabunda " que existe, geralmente é mais indicada como uma alternativa temporária. Eu não consegui encontrar algum tópico totalmente dedicado aqui falando sobre a temperatura ideal de operação dos processadores porque vejo muitos posts sobre gente usando processador em 85ºC e dizem que é normal e outros dizendo que não, que são muito altos, enquanto isso eu tenho medo do meu processador chegar a 67ºC que é a temp do TCase.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!