Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas,
gostaria de saber se alguem poderia me ajudar com uma duvida quanto a dois possiveis upgrades.
Gostaria de mudar meu processador Core i5 460M para um i7 640M, ja que esse tipo aparentemente é o suportado pela minha placa. Será que compensa essa mudança?
E quanto a aumentar a memoria Ram de 6gb para 8gb(maximo suportado), compensa tambem?
sou um usuário quase abusivo com meu laptop. Mexo com programação e uso intenso de varios programas abertos ao mesmo tempo, como Excel, SQLServer, Visual Studio, Navegadores(varias abas abertas), programa do trabalho, entre alguns outros que geralmente nao ficam abertos.
Muito obrigado pelo auxilio ;)

CPU-Z  4.jpg

CPU-Z 3.jpg

CPU-Z  2.jpg

CPU-Z .jpg

Postado

@vpmorais São poucos os modelos de notebooks que suportam a substituição do CPU. Geralmente ele é soldado, mas os que não são raramente vão suportar um CPU com TDP maior do que o que já vem instalado, já que a solução de arrefecimento do mesmo é fixa e projetada para aquele modelo específico. Mesmo que esse fator não fosse tão relevante, por você estar ainda na primeira geração de CPUs Core, eu recomendaria que reservasse seu dinheiro para um upgrade mais eficaz. 

Só para você ter uma ideia, seu CPU atual tem 2319 pontos de desempenho pelo PCMARK, o i7 640M tem 2828 pontos de desempenho também pelo PCMARK. Esses eram CPUs de alto nível na época em que foram lançados, mas hoje são tão obsoletos que o Ryzen 2200U que é um processador de entrada tem 4585 pontos de desempenho. Notebooks de qualidade usando este exato CPU, equipados com 8GB de RAM e com instruções mais eficientes (que vão além do seu desempenho bruto ilustrado acima) custam a partir de 1500 reais. 

Isso com memória RAM DDR4 de 2.4 GHz ou mais, com suporte a SSDs do tipo M.2 NVMe.

Mesmo que seu upgrade custasse apenas uns 200 reais, eu ainda consideraria um desperdício de dinheiro, pois você gastaria nesse caso 13% do custo de um notebook que teria 198% do desempenho do seu CPU atual para obter, na melhor das hipóteses, até 22% de desempenho sobre o que tem hoje, isso sem levar em consideração frequência superior das memórias, interface mais eficiente, maior eficiência elétrica, velocidade de armazenamento muito superior, dentre tantas outras coisas.

adicionado 15 minutos depois

Corrigi os dados. Tinha confundido a série de notebooks da linha Ryzen, qual é terminada em U, não em GE.

adicionado 19 minutos depois

Se optar pelo upgrade de plataforma, fica a recomendação: Notebook Acer Aspire 3 A315-41-R4RB AMD Ryzen 5 12GB 1TB Tela 15.6” HD Windows 10

Se optar por fazer upgrade da plataforma atual, aguarde que nossos colegas vão poder aconselhá-lo melhor.

adicionado 23 minutos depois

Comparativo de desempenho bruto entre os dois Intel mencionados e o R5 2500U do modelo que indiquei: https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i5-460M-vs-Intel-i7-640M-vs-AMD-Ryzen-5-2500U/776vs850vs3123

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Primeiramente, muito obrigado pela ajuda e opnião bem detalhada.
Realmente não compensa gastar dinheiro em um processador estão ultrapassado.
Mas e quanto a memoria Ram? 
se eu aumentar para 8gb poderia melhorar para mim? seria significativo o suficiente?
Obrigado desde já.

Postado
13 horas atrás, vpmorais disse:

@WOZ Dods Primeiramente, muito obrigado pela ajuda e opnião bem detalhada.
Realmente não compensa gastar dinheiro em um processador estão ultrapassado.
Mas e quanto a memoria Ram? 
se eu aumentar para 8gb poderia melhorar para mim? seria significativo o suficiente?
Obrigado desde já.

Duas coisas que você poderia fazer que aumentariam o desempenho imediatamente seria a adição de um SSD e o aumento da memória para 8GBs. O SSD vai melhorar o tempo de carregamento do windows e dos programas, e a memória vai aumentar as duas coisas e ainda o uso de navegadores e programas afins.

O SSD você consegue aproveitar depois em um desktop ou outro notebook quando for trocar, mas a memória será só para esse, pois hoje não tem mais nada sendo lançado compatível com DDR3.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...