Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Fiz uma pesquisa na internet e não encontrei o que eu procurava, gostaria de saber se é possível amplificar o sinal gerado por um Arduino. Estive procurando alguns circuitos inversores simples de tensão DC para AC, vi alguns que utilizam o CI 4047 para gerar dois sinais pulsantes de onda quadrada defasados em 180º, estava pensando em modular esses sinais com o PWM do Arduino para simular uma onda senoidal, pois vi que essa é uma das técnicas de conversão de energia DC-AC senoidal. Isso funcionaria com o Arduino? Preciso usar algum tipo de Amp-Op específico?

Eu fiz mais ou menos como ficaria o esquema usando um Amp-Op com o 741. Vi um circuito que usa o Transistor TIP142 e vi outro que usa o MOSFET IRFZ44, acredito que o MOSFET seja uma melhor escolha. Também gostaria de dizer que tenho pouco conhecimento teórico em eletrônica, e praticamente nenhum conhecimento prático. O desenho abaixo é só ilustrativo:

ideia_inversor.thumb.png.64f52bf6159efae98749c36c37090e6b.png

Eu faria isso com os dois sinais, no caso é como se isso fosse metade do circuito, eu só ligaria os dois amplificadores em paralelo com o sinal PWM do Arduino, pois eu criaria uma programação que simulasse meia onda senoidal, os dois sinais pulsantes estariam defasados em 180º, quando um estiver em HIGH o outro vai estar em LOW, então os sinais nas saídas dos amplificadores funcionariam alternadamente. Se alguém tiver alguma dica de como melhorar alguma coisa, ficaria agradecido.

Esse é um dos circuitos que se encontra na internet:

bb1ec3b45fa56878999ea92a575a4e2f.png

• Membro VIP
Postado

Pra aprendizado tá valendo. Mas não vai conseguir algo mais barato que

889332839.jpg

... tem no m.l. por menos de 50,00 conto

E não,,, não precisa de ampop...

arduino-3.png

• Curtir 3
Postado

Acabei nem me ligando que eu poderia usar Arduino sem necessidade de um CI oscilador, só pensei em implementar o Arduino usando o outro circuito como base, mas posso ligar os 5V do Arduino direto nos transistores e amplificar para os 12V conectados no transformador. Acho que não consegui achar muita coisa na internet porque pesquisei da forma errada. Vou começar com algum simples e ir melhorando conforme me aprofundo nas pesquisas e estudos, qualquer coisa volto para tirar alguma dúvida. Agradeço mais uma vez pelas respostas.

• 3 semanas depois...
Postado

Gostaria de pedir sugestão de programas para simulação de circuitos. Estava tentando desenvolver alguma forma de realimentação para esse projeto com uma especie de chaveamento para reduzir a tensão e mandar de volta para o Arduino, porém gostaria de verificar como ficaria simulando. Só tenho o Multisim instalado e tenho muitos problemas quando tento fazer algum circuito usando um transformador, na maioria das vezes dá erro.

Postado

@GuilhermeGB ,

Só existe outro bom simulador além do Multsim : o Proteus.

Existe a versão demo gratuita que pode ser baixada do site dele, mas não vai conseguir salvar seu projeto feito nele.

Pesquisa na Net que tem muita coisa sobre ele com links para download ok ?

Paulo

• Curtir 1
Postado

@aphawk estive testando o Circuit Wizard, porém encontrei alguns bugs também. A simulação desses programas parece ser um pouco limitada em alguns sentidos. Infelizmente fica meio complicado para eu ficar testando componentes na prática porque na minha cidade (moro numa cidade pequena) não encontro componentes eletrônicos a venda, então teria que comprar tudo de uma vez pela internet pra aproveitar o frete (que tem o preço salgado). Mas vou testar o Proteus pra ver se tenho melhores resultados, obrigado pela sugestão.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Black Week Clube do Hardware

CLIQUE AQUI E CONFIRA!