Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, boa tarde! É o seguinte, estou com uma duvida em relação a utilização do meu hd. Ativei a função readyboost no meu pendrive para ver se ganho desempenho no meu pc, e ativando ele, o meu disco sobe bruscamente para entre 90% e 100% de uso, mas eu não sinto gargalos, travamentos ou qualquer coisa do tipo. Gostaria de saber se isso é prejudicial para vida util do meu hd, monitorei no CPUID a temperatura dele, e mesmo com o readyboost ligado ou desligado, ele permanece na casa dos 40º. Aguardo resposta

Postado

Boa tarde, primeiramente, qual seu sistema operacional?

Se você desativar a função o uso do disco estabiliza?

Mande uma captura do gerenciador de tarefas.

mas respondendo sua pergunta. Sim, se o disco está trabalhando o tempo todo no máximo ele vai perder vida útil, além de que nenhum componente poderia ficar a 100% de uso "sem uso", isso vai limitar seu desempenho.

Outra coisa, o ReadyBoost só faz sentido se você tiver pouca memória RAM, uma vez que ele usa o dispositivo flash (pendrive, SSD ou cartão de memória) como cache de memória para o sistema. Ou seja, o SO armazena as informações que ele precisa com certa rapidez no dispositivo que é mais rápido, liberando a memória RAM. Dependendo do seu sistema operacional e da quantidade de RAM no sistema isso é praticamente inútil para um uso doméstico. 

Postado

@Nícolaszz a tendência é que quando falta memória RAM o PC use parte do HD para armazenar arquivos temporários, porém o HD é infinitamente mais lento que uma memória RAM. Para ajudar nisso existe o ReadyBoost que usa um armazenamento externo como espaço reserva, caso precise, mas o pendrive chega a ser até mais lento que um HD. A pergunta é: você realmente precisa do espaço extra que está dedicando para o ReadyBoost? A melhor coisa a se fazer, se você precisa, é comprar mais memória RAM.

Postado

@GuilhermeGB @wolf_king  Grato pela respostas de vocês, desde ontem o disco rigido parou de ser usado 100% e se estabilizou normalmente. Achei estranho, mas pelo menos ele não está mais com este problema. Eu estava experimentando a função do readyboost, para ver se podia dar um ganho a mais no hd, achei que com essa função poderia me aproximar do uso de um ssd, mas não senti muita diferença, como vocês disseram. Eu uso o Windows 10, e tenho 2 pentes de 4gb ddr4 2667mhz (Totalizando 8gb). Creio eu que com essa quantidade de ram, o readyboost não faça diferença em jogos ou no proprio desktop.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...