Ir ao conteúdo

Memória do sistema compartilhada, o que seria isso?

Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Postado

Então, eu já pesquisei por isso, para saber o que era, porém n entendi. Seria a memória RAM que é utilizada como memória de vídeo?, e no meu computador essa memória é 767 mb, e a memória de vídeo dedicada é 128 mb, da pra aumentar a dedicada?, e fazendo isso, a memória do sistema compartilhada diminuiria?, e teria algum problema?
Obrigado a quem me responder

• Solução
Postado

Memoria compartilhada é a memoria RAM do PC que pode ser compartilhada com o video integrado, ou seja tanto o video onboard quanto o PC podem usar essa memoria, no caso de um jogo, se a memoria reservada pro video on board, ou a memoria dedicada da placa de video off-board não for suficiente ai o jogo vai usar essa memoria compartilhada, isso se ela já não estiver ocupada por programas ou pelo próprio jogo.

Memoria dedicada seria a memoria que vem soldada em uma placa de video offboard, ou vem soldada em algumas placas de notebook com GPU dedicada, é de uso exclusivo pra placa de video. 

Ja a memoria reservada que as vezes é chamada erroneamente de dedicada, é uma porção da RAM do PC que é permanentemente alocada pro video integrado e não pode ser usada pelo windows, se o video integrado não estiver usando essa memoria ela fica desperdiçada.

Dependendo do seu chipset e video integrado da pra aumentar a memoria reservada pra rodar jogos que exijam certo minimo de VRAM pra rodar, alguns videos integrados aceitam reservar ate 2GB ou mais... mas ao fazer isso você fica com menos RAM pra usar no PC no dia a dia; alem do fato que se for um jogo exigente ou o video integrado for fraco, o jogo não vai rodar mesmo com mais memoria reservada.

• Obrigado 1
Postado

@F4b10 Valeu pela resposta, mas se um jogo necessita  de 256 mb de vram, por exemplo, quer dizer que eu teria essa quantidade de vram em meu pc para rodar sem travar? Considerando a memória compartilhada também.

Postado

@BernardoCastro Se o instalador do jogo exigir uma placa com 256MB você teria que ter pelo menos 256MB reservado pro video integrado, ou o jogo pode se recusar a instalar ou rodar.  isso é claro se seu video integrado der conta de rodar o jogo.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...