Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de saber qual dos dois processadores abaixo apresentam um melhor desempenho. Pois atualmente eu utilizo um Intel Pentium E5800, e me apareceu uma oportunidade de mudar para um Core2 Duo E8400. Vale a pena a troca com o objetivo de ganhar algum desempenho??

Intel Pentium E5800 ou Core2 Duo E8400??

Minha configuração atual:

Processador: Intel Pentium E5800

placa-mãe: MW-G41T-M7

Memória: 4gb DDR3

• Membro VIP
Postado

Hoje em dia não, ambos são limitados atualmente, vai mudar praticamente nada.

Se a troca for pau a pau, vale, mas mesmo assim em alguns aplicativos o 5800 se sairia melhor pois tem clock maior.

Do contrário esqueça isso e vai tocando o barco aí.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Phoenyx disse:

mas mesmo assim em alguns aplicativos o 5800 se sairia melhor pois tem clock maior.

Na verdade, não. O E8400 trabalha com barramento 1333MHz, e o E5800 barramento 800MHz. O E8400 é de um arquitetura mais potente, o IPC dele é melhor que do E5800, além da diferença do cache (6MB vs 2MB).

@Giovanni Guerra se for pra você comprar um processador para sua arquitetura, recomendo um Core 2 Quad no Aliexpress, um Q9550 sai por volta de R$80. Por quanto estão te vendendo esse E8400?

• Membro VIP
Postado

@GuilhermeGB Arquitetura é a mesma, muda o fsb e cache, somente isso.
Aplicações onde o bandwidth não for o gargalo o 5800 será superior. Já tive dezenas de C2D e C2Q, rodando com diversos fsb, e afirmo veementemente que pra hoje tanto faz o cache, o barramento, porque é tudo muito fraco. Estes CPUs já eram fracos há 10 anos atrás, imagine agora.

E como a placa dele não aguenta fsb 1600 aí é que fica ruim recomendar o 8400. Mais fácil fazer OC neste 5800 aumentando o fsb pra 1066, 1333, e mexer no multiplicador.

O esquema é rodar do jeito que dá até possuir dinheiro pra montar um PC melhor, não adianta ficar torrando grana mesmo que seja pouca em PC tão defasado.

• Curtir 1
Postado

@Phoenyx bom é que eu verifiquei uma diferença de ~10% no desempenho single-thread e ~15% no desempenho multi-thread para o E8400, mesmo com clock menor. Mas isso realmente não chega a ser tão relevante, eu não vejo motivo para trocar o processador, só se for para um Core 2 Quad.

• Membro VIP
Postado

@GuilhermeGB Sou mais colocar um C2D rodando em ~3.6GHz do que um quadcore stock nestas placas hein. Claro que vai fritar com o tempo o VRM desta G41 aí... rs
Ele pode fazer isto no próprio 5800 dele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!