Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
15 horas atrás, Forense disse:

3º Você que drones não teriam a capacidade de executar comandos embarcados e eu te respondo, se a informação e transmitida através de radiofrequência e chega no drone, você ta imaginando que chega o que? Um sistema operacional? Meu jovem, o que chega vai ser o numero 1 para acender 1 Led, depois outro comando para andar na coordenada X, Y, Z, você percebe que são pequenos comandos que o sistema vai dar, por exemplo, ande para tal coordenada e faça sleep de 100 milissegundos, acenda o LED, entende? São coisas simples. Você fala como se O DRONE NÃO VAI AGUENTAR GALERA, ta chegando o numero 1 pra acender o led, realmente ele não vai aguentar. Jovem, o drone já esta programado para fazer INPUT, os comandos via sinais só são injetados.

E a mecânica de fluidos? Movimentos de ar, pequenas brisas e as correções necessárias, a influência que o movimento de ar gerado pelo próprio drone exerce nos demais que estão próximos, etc? Isso sem falar das questões eletromagnéticas que já foram mencionadas e fogem do meu conhecimento. Tá longe de ser "liga desliga, move x, y, z". Rapaz, a gente foi pra lua, criou a internet, fez a bomba atômica, sequenciou o DNA humano, etc... Antes de ser capaz de fazer 100 drones voarem simultaneamente desse jeito.

2 horas atrás, misterjohn disse:

Os smarts fone não voam, por enquanto...kkkkkkkkk

😂😂😂

Postado
Citação

E a mecânica de fluidos? Movimentos de ar, pequenas brisas e as correções necessárias, a influência que o movimento de ar gerado pelo próprio drone exerce nos demais que estão próximos, etc? Isso sem falar das questões eletromagnéticas que já foram mencionadas e fogem do meu conhecimento. Tá longe de ser "liga desliga, move x, y, z". Rapaz, a gente foi pra lua, criou a internet, fez a bomba atômica, sequenciou o DNA humano, etc... Antes de ser capaz de fazer 100 drones voarem simultaneamente desse jeito.

Hã? Movimento de ar os próprios drones na atualidade corrigem sozinhos, essa frase respondeu uns 5 questionamento. Em seguida você fala de Internet, Bomba Nuclear, DNA e etc, então você esta dizendo que é mais complexo 100 Drones do que 1 Bomba Nuclear? Explorar o DNA de um jeito específico? A internet começou numa pequena rede que se expandiu, mas e hoje? Me recuso a falar sobre o resto, se não vão apagar meu comentário.

Mas eu peço para você comprar 5 drones e colocar um do lado do outro, drones bons, você volta aqui e me fala o que aconteceu, nem precisa integrar os 5 no mesmo sistema, só deixa os 5 parados, um ao lado do outro.

Mecânica de FLUIDOS, aff, por isso eu falei que eu não ia continuar respondendo.

@Shaman93

Postado
8 minutos atrás, Forense disse:

Hã? Movimento de ar os próprios drones na atualidade corrigem sozinhos

É mesmo? E como é o "corrigir sozinho"? Imagino o programa

Define "corrigir sozinho"
if movimento de ar
corrigir sozinho
else
continuar voando com seus parceiros drones

😂😂

Mas falando sério, uma coisa é um drone com estabilização de voo pra fazer um videozinho.
Outra completamente diferente são centenas ou milhares drones fazendo movimentos acrobáticos sincronizados, passando raspando uns nos outros.

então você esta dizendo que é mais complexo 100 Drones do que 1 Bomba Nuclear? Explorar o DNA de um jeito específico?

É exatamente isso que estou dizendo. Performances como essa dos drones exigem um nível de avanço tecnológico e complexidade técnica semelhante, senão superior, aos feitos da humanidade que eu mencionei. Tanto é que esse tipo de espetáculo só se tornou possível nos últimos anos, enquanto algumas das outras realizações já tem décadas (e, inclusive, propiciaram o desenvolvimento de tecnologias sem as quais não seria possível o feito com os drones). Por curiosidade, você é novo (apesar de curtir chamar os outros de "jovem")? Esses tempos conversei com meu sobrinho sobre drones e ele também demonstrou um certo desentusiasmo, talvez pela tecnologia ter existido desde que ele nasceu. Pra nós, cujo voo de um único drone já foi parte da ficção científica, é outra história.

Mas eu peço para você comprar 5 drones e colocar um do lado do outro, drones bons, você volta aqui e me fala o que aconteceu, nem precisa integrar os 5 no mesmo sistema, só deixa os 5 parados, um ao lado do outro.

Não entendi o comentário... O que tem a ver ligar 5 drones um do lado do outro com centenas de drones num espetáculo acrobático?

Mecânica de FLUIDOS, aff, por isso eu falei que eu não ia continuar respondendo.

Por isso o que? Já estudou mecânica de fluidos? Não entendi de novo...

Postado

1º Eles não estão fazendo grandes movimentos, você tem essa sensação, pois tem muitos, inclusive com as luzes apagadas.

2º Vê os melhores drones do mundo em lugares que tem grande influência de ar, depois volta aqui.

3º Campo Magnético num drone de 100g, haha, grande campo.

Resumo: Vou falar a verdade, não sei se você dispõe desse conhecimento, mas se sim, sabe que em pouco tempo você consegue integrar 1 drone a 1 sistema, programando ele para fazer movimentos, depois 2, 3, 4, vai ter outras pessoas no projeto também. Agora você mencionar DNA, Bomba Nuclear e outros, dizendo que o drone é mais complexo? Eu e você conseguimos fazer 1 drone do zero, mas eu não vi você fazendo 1 Bomba Nuclear, inclusive o Brasil nem tem né? O próprio Albert Einstein estava envolvido no projeto da Bomba Nuclear.

@Shaman93

Postado

@Forense Falsa simetria. Montar um drone não tem absolutamente nada a ver com voar centenas/milhares de drones de forma acrobática, não é disso que estamos falando. O grande feito é exatamente a coordenação simultânea de tantos drones realizando a tarefa complicada e sútil de voar de forma minimamente planejada.

Mas diz aí, se é tão tranquilinho assim fazer, por que só foi feito nas últimas décadas (se tratando do primeiro drone comercial moderno, dos moldes que estamos falando) e espetáculos acrobáticos mais especificamente nos últimos anos? Simplesmente não se tinha interesse...? Até que em meados de 2010 alguém disse "pô, seria mó legal se desse pra controlar um drone pelo celular, filmar as paradas e tal, né não? Como ninguém nunca pensou nisso? Vou fazer!". Aí meia década depois alguém ainda pensou "sabe o que seria maneiro? Se a gente voasse centenas deles formando uma imagem... Que bom que ninguém pensou nisso antes, vou fazer!" 😂. Muito mais que um show estético, uma apresentação dessas é uma demonstração de poderio científico-tecnológico, de maestria técnica, capacidade de coordenação humana na realização de um feito extremamente complexo. Mas entendo que pra alguém que sempre teve fácil acesso aos drones isso possa passar reto. É como a pessoa que não percebe que no bolso tem mais poder de computação do que a NASA há alguns anos atrás, por exemplo.

Postado
Citação
Citação

Falsa simetria. Montar um drone não tem absolutamente nada a ver com voar centenas/milhares de drones de forma acrobática, não é disso que estamos falando. O grande feito é exatamente a coordenação simultânea de tantos drones realizando a tarefa complicada e sútil de voar de forma minimamente planejada.

Falei de criar drones do zero e avançar no projeto.

Citação

Mas diz aí, se é tão tranquilinho assim fazer, por que só foi feito nas últimas décadas (se tratando do primeiro drone comercial moderno, dos moldes que estamos falando) e espetáculos acrobáticos mais especificamente nos últimos anos? Simplesmente não se tinha interesse...? Até que em meados de 2010 alguém disse "pô, seria mó legal se desse pra controlar um drone pelo celular, filmar as paradas e tal, né não? Como ninguém nunca pensou nisso? Vou fazer!" . A realidade é que essa é uma tremenda demonstração de maestria técnica e capacidade tecnológica, mas entendo que pra alguém que sempre teve fácil acesso a drones isso possa passar reto.

O primeiro drone foi feito no século passado.

O drone não foi feito antes, por que deve ser mais interessante estudar DNA, Bombardeamento de núcleo, explorar a Lua, lançamento de foguetes e sondas. O que você me diz? Você ignora tudo isso que eu estou dizendo e coloca "filmar as paradas e tal", como algo mais interessante.

O que você é? Resposta: Piloto de drone;

O que você é? Resposta: Doutorado em Física; Química; Biologia; Ciência/Engenharia da Computação;

rsrs

@Shaman93

Postado
17 minutos atrás, Forense disse:

O primeiro drone foi feito no século passado.

25 minutos atrás, Shaman93 disse:

(se tratando do primeiro drone comercial moderno, dos moldes que estamos falando)

O drone não foi feito antes, por que deve ser mais interessante

Não cara, o drone de que estamos falando (comercial/moderno) não foi feito antes porque não era possível faze-lo. Muitas das tecnologias que desenvolvemos indo pra lua, construindo a bomba atômica, a internet, etc, se tratando de sensores, mecanismos de controle e assim por diante, estão embarcadas em cada uma das unidades desses drones, além da central de controle dos mesmos.
E como não foi feito antes por não ser interessante, por favor... Você acaba de dizer que o primeiro drone é do século passado. E realmente é, mas não estamos falando de drones espiões, caças não tripulados, material militar, etc. Estamos falando do drone comercial moderno, controlado por wi-fi, smartphone, equipado com câmera 4k, capaz de planar no ar, com alta autonomia, etc. E, acima de tudo, barato, acessível para as pessoas comuns. Se é interessante ou não, o uso que já data há mais de século e o mercado de mais de 700 bilhões de dólares em 2018 falam por si só. Pra você ter noção, o gasto pra mandar o homem pra lua no programa Apollo foi de 25 bilhões, na época. Já a segunda atividade, a realmente impressionante, de coordenar remotamente milhares de máquinas numa tarefa complexa e sutil... Acho que colocando assim já fica evidente o interesse/importância.

O que você é? Resposta: Piloto de drone;

O que você é? Resposta: Doutorado em Física; Química; Biologia; Ciência/Engenharia da Computação;

rsrs

Que deselegante... Mas pro seu conhecimento, sou estudante de engenharia, atualmente no 7o semestre, larguei biotecnologia anteriormente na metade do curso. Meu irmão é físico e minha esposa neurocientista ;) 

Postado

No começo do vídeo mostra que os drones sobem em camadas.

Primeiro uma camada, depois outra e assim por  diante... Depois que todos eles sobem, formam um grande cubo. Não dá pra perceber porque o vídeo é cortado em várias partes.

Quando as imagens estão acontecendo, uma parte deste "cubo" formados por linhas e colunas feitas com os drones, estão apagados, por isso não dar pra ver o "cubo" perfeito. Cada drone ascende e apaga de acordo com a imagem a ser formada...

Ou seja, os drones apenas sobem e formam esse "cubo"( acredito que uma matriz 10x10x20 = 2 000 drones), depois o efeito é apenas com as luzes...

Fica fácil entender a execução das imagens vendo um vídeo de um cubo de leds...

Postado
5 minutos atrás, Shaman93 disse:

@Airtonarl Mas e a parte da esfera com alguns drones avulsos e da pessoa correndo? Depois se reorganizam pra formar o ideograma chinês também.

Justamente, esse efeito é feito apagando e ascendendo as luzes dos drones... Eles não estão se movendo, o que acontece é que um apaga e outro que está em outra posição no "cubo" (que estava apagado), ascende.

Um exemplo fácil é aqueles painéis de leds que vemos em algumas lojas ou postos de combustíveis... Os nomes ficam passando da esquerda para direita, da direita para esquerda, de cima pra baixo e vice versa. Esse efeito acontece porque um led apaga e outro acende...

A diferença é que nesses painéis só se conseguem movimentos em duas dimensões (x,y).  Enquanto com um cubo de leds, se conseguem efeitos em 3D ( x,y,z )...

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, misterjohn disse:

Seria sensata essa comparação entre smart fones e drones? Os smarts estão nas mão das pessoas, apenas as ondas que eles emitem que circulam pelo ar, essas são invisíveis e não são físicas; já o drone é um dispositivo físico, em movimento, e que podem se chocar uns com os outros, para isso acontecer, no meu modesto ponto de vista ou até opinião porque não tenho o menor conhecimento do assunto para impor ou me achar o dono da verdade, falo por experiencias em coisas semelhantes.

Você já viu aquele vídeo de soldados chineses ou soviéticos ou qualquer nacionalidade, são muitos, realizam marchas, se cruzam com uma perfeição matemática mas aquilo é coisa de treino, capacidade, etc, agora controlar 2.000 máquinas por controle remoto para interagir e formar figuras no ceu, movimentar, etc, é outra história.

Pode até fazer um ensaio com um valor menor, que seja 5 apenas, cada um não terá que receber um comando para cumprir um trajeto junto com os outros só que irão formar figuras, tem que ser comandos individualizados iguais, mas em tempos diferentes para não se chocarem....

adicionado 1 minuto depois

Os smarts fone não voam, por enquanto...kkkkkkkkk

Também acho que voce não deve se basear no seu conhecimento sobre programação/eletrônica para bater o martelo na dificuldade de controlar os Drones.

Veja como é simples controlar centenas de Drones...

Software drone Show

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado
2 horas atrás, Airtonarl disse:

Justamente, esse efeito é feito apagando e ascendendo as luzes dos drones... Eles não estão se movendo, o que acontece é que um apaga e outro que está em outra posição no "cubo" (que estava apagado), ascende.

Um exemplo fácil é aqueles painéis de leds que vemos em algumas lojas ou postos de combustíveis... Os nomes ficam passando da esquerda para direita, da direita para esquerda, de cima pra baixo e vice versa. Esse efeito acontece porque um led apaga e outro acende...

A diferença é que nesses painéis só se conseguem movimentos em duas dimensões (x,y).  Enquanto com um cubo de leds, se conseguem efeitos em 3D ( x,y,z )...

As luzes dão o ar de movimento, mas os drones tem que estarem "estacionados" de forma precisa para que a sequência de luz forme a imagem.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, vtrx disse:

Também acho que voce não deve se basear no seu conhecimento sobre programação/eletrônica para bater o martelo na dificuldade de controlar os Drones.

Veja como é simples controlar centenas de Drones...

Software drone Show

Eu conheço de eletrônica apenas os nomes dos componentes, mas não tenho formação eletrônica e sim elétrica e ainda nos anos 70 e de lá para cá a coisa mudou até na elétrica, sou eletricista industrial, mas hoje para exercer esse cargo tem que dominar eletrônica, instrumentação, não existe mas a elétrica pura em industria alguma, só a iluminação e a parte de conexão de cabos e motores, o resto, o comando, é tudo eletrônico e eu sai do mercado há mas de 20 anos. Tudo é simples para quem sabe fazer, por não ter a especialização no ramo que eu acho difícil, se perguntar para os caras que fizeram eles vão dizer que fizeram de olho fechado, é óbvio.

Postado
2 minutos atrás, misterjohn disse:

As luzes dão o ar de movimento, mas os drones tem que estarem "estacionados" de forma precisa para que a sequência de luz forme a imagem.

Na verdade, @misterjohn, ambos: tanto os drones estão em movimento quanto os leds se alternam em cores ou apagados.

Veja o site que o @vtrx trouxe. Todos os vídeos são interessantes mas o último explica direitinho: o software que gerencia tanto os movimentos quando os leds importa arquivo criado inclusive pelo Animator, da Adobe. Como diz no vídeo, são apenas pixels que podem se mover.

adicionado 5 minutos depois
1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

...são apenas pixels que podem se mover.

"Apenas", hehe... como se fosse pouco.

E fico pensando no perigo que isso pode representar no caso de um país decidir atacar outro...

A @Isadora Ferraz falou em P.E.M. Mas o efeito desse P.E.M. não discrimina se o equipamento a ser prejudicado é do lado de cá ou do lado de lá...

Bacana mas assustador.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Na verdade, @misterjohn, ambos: tanto os drones estão em movimento quanto os leds se alternam em cores ou apagados.

Veja o site que o @vtrx trouxe. Todos os vídeos são interessantes mas o último explica direitinho: o software que gerencia tanto os movimentos quando os leds importa arquivo criado inclusive pelo Animator, da Adobe. Como diz no vídeo, são apenas pixels que podem se mover.

Eu criei esse post porque para mim isso é algo complexo e de difícil execução, não é algo assim tão corriqueiro como alguns querem fazer passar que é, se for ver por esse modo, não existe nada complicado porque alguém consegue fazer e no meu entender tudo tem seu grau de dificuldade, e isso também tem, quem idealizou detem o conhecimento para isso mas não é por isso que é algo simples e fácil, se pensar assim fazer um satélite é moleza porque alguém já fez, viagem espacial também não é nada porque já fizeram, um transplante de orgão então, que molezinha, fazem todos os dias....isso me lembra o dia que criei um tópico semelhante a esse mas sobre processadores, foi um tal de aparecer nego dizendo que era a coisa mais fácil do mundo, super compreensivel, mas dizer que dentro de um espaço de alguns mm quadrados tem não sei quantos transistores, não sei quantas resistências, não sei quantos capacitores e para piorar fiz uma analogia com um circuito impresso que precisa ter espaço entre as trilhas para não fechar curto, como isso é possível dentro do processador? Como esses "componentes" são ligados e isolados...e ainda sim tem gente que diz que é normal.....

• Coordenador
Postado

Prezados usuários, tendo em vista que foi necessária a intervenção da Equipe de Moderação em vários posts irregulares deste tópico, ele está sendo fechado para ser analisado pelos Coordenadores e Administradores do Fórum. Contamos com a compreensão de todos e em breve daremos uma resposta. Abraços.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!