Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola Pessoal

Gostaria da opiniao de vocês nessa discussao:

As principais placas do mercado hoje suportam em geral memorias DDR4 ate 2666MHZ - e acima disso é so O.C.

Minha duvida é:

Mais vale comprar um par 2666MHz e joga-lo para 3200MHz em OC ou um par 3200MHz?

pergunto isso porque vejo as vezes muitos vendedores instruindo o comprador que adquiriu uma memoria mais rapida - a "fazer o ajuste na placa-mãe" - o que eu entendo que nada mais é que fazer o OC por la.

ou seja - minha preocupacao é - ate que ponto estou recebendo uma memoria "3200" ou estou recebendo uma memoria "2666" e sendo instruido a passa-la pra 3200 em OC.

e se isso é fato - entao compensa mais comprar uma memoria 2666MHZ e fazer o OC nela - pagando muito mais barato - do que comprar uma 3200.

= em outras palavras: 

a= MEMORIA 2666MHz em OC para 3200 = tem a mesma performance = MEMORIA 3200MHz comprada a R$ 100, R$ 200 mais caro?

b= MEMORIA 3200MHz precisa ser "ajustada" pra rodar a 3200? 
c= FALSO: MEMORIA 3200MHz (verdadeira) roda melhor e mais estavel do que uma MEMORIA 2666 colocada em 3200 OC.

- em outras palavras é a mesma discussao do i9 9900K vs i9 9900KS - o KS nao passa do K em OC? - ou seja - você esta pagando R$ 200, R$ 300 a mais pra ter o mesmo desempenho? - e ai outra vertente diz - nao: o KS é mais estavel, esquenta menos e da performance melhor comparado com o K em OC.

valeu pela ajuda pra esclarecer essa duvida.

Postado

@Danielrk geralmente as memórias de 3000MHz estão na melhor faixa de custo x benefício, uns R$10-20 a mais que as de 2666MHz. A diferença de 3000 para 3200MHz na maioria das vezes é quase nenhuma. Veja esse modelo na promoção por R$190:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101187

Quando você colocar a memória para rodar em 3000MHz, mesmo que seja OC para sua placa-mãe, é a frequência padrão da memória, então vai rodar da forma com que ela deveria rodar de fábrica. O chip da memória foi testado e comprovado que roda nessa frequência de forma estável, pois foi um chip "mais bem construído" que os modelos que rodam em uma frequência menor. Mas isso não quer dizer que ele não consiga atingir frequências mais altas de forma estável também, geralmente os fabricantes deixam uma margem.

• Curtir 1
Postado

Valeu @GuilhermeGB !

Entao existe uma "melhoria real" na aquisicao de uma memoria com frequencia maior - mesmo que a placa opere ela em OC. (eu imaginava isso - assim como o processador ela opera de forma mais estavel - ja preparada pra isso)

- meu problema é que estou tendo dificuldade pra achar memorias em frequencia alta do modelo que quero - enquanto as frequencias mais baixas tem de sobra.

- agora a duvida: como eu sei se a memoria que comprei é realmente 3000 ou 3200 MHz e nao uma 2444 com etiqueta de 3200? - essa historia de colocar a memoria na placa e "ajustar a placa" pra reconhecer a velocidade é fato? ou o vendedor esta instruindo você a fazer um OC na memoria de frequencia menor?

Postado

@Danielrk as únicas placas-mãe que trabalham com 3200MHz nativamente sem ajuste são alguns modelos um pouco mais caros preparados para os processador (codinome Matisse) Ryzen 3000 (por exemplo, ASRock B450 Steel Legend). Os processadores Intel 9ª geração trabalham com uma frequência máxima padrão de 2666MHz, acima disso somente com OC.

Uma memória de 2400MHz e uma de 3200MHz são iguais por dentro, o que muda é a otimização do chip (eletronicamente) para trabalhar numa frequência mais alta com a mesma tensão ou com latências mais baixas, etc. Da mesma forma que um processador, tipo um i9 9900K e um 9900KS. Na fabricação de um processador (ou qualquer hardware), aqueles chips que apresentam melhores resultados nos testes são colocados para trabalhar numa frequência maior, os que se saem uma pouco pior são colocados em outra faixa de frequência mais adequada, os componentes não podem ser desperdiçados, portanto é preferível cobrar um preço menor por uma peça "inferior" do que perder o dinheiro investido na produção.

• Curtir 1
Postado

Ola @GuilhermeGB entao mesmo comprando uma memoria 3200 "nativa" - vou recebe-la a uma velocidade menor e ter que coloca-la pra rodar a 3200 na placa? ou o certo é comprar 3200 - e a placa reconhece-la direto como 3200?

minha duvida é essa. pois vejo varios vendedores falando pro cliente que ele deve fazer isso. 

- e dai se for isso - a placa nao reconhece automatico - como eu vou ser capaz de diferenciar uma memoria 3200 "real" de uma 2666 - ja q a placa nao é capaz de identificar isso sozinha? porque nada impede de um vendedor desonesto trocar a etiqueta que vem na memoria de 2666 e vende-la como 3200. se eu nao souber como diferenciar uma da outra.. nao da pra confiar "apenas na caixa"..rs

obrigado pela ajuda e aula!

Postado

@Danielrk então, hoje tem o XMP, que faz o "overclock" automático da memória para a padrão definido pela fabricante. Mas eu não sei exatamente como funciona isso, parece que precisa ser ativado na bios e dizem que na maioria dos casos funciona bem. Ainda uso memórias DDR3 e com a frequência "adequada" para meu processador (1600MHz), então nunca precisei mexer com nada disso.

Pra evitar que o vendedor te engane com troca da embalagem, opte sempre por um produto lacrado. Você também pode saber tudo sobre a sua memória usando o CPU-Z, ele mostra todos as especificações da memória, incluindo o modelo do fabricante, no qual você pode encontrar as informações também no site. Memórias de frequências diferentes vão ter modelos diferentes.

• Curtir 1
Postado

é, entao - isso é uma grande preocupacao..

porque lacre na verdade nao é garantia de nada - se a gente considerar que a industria da falsificacao é poderosa hoje. Se a coisa funciona assim, qq um poderia comprar lotes de memoria 2666 - q é o limite das placas - trocar as embalagens - e vender lacrado como 3200. 4000.. q ele ganhe R$ 200, R$ 300 por modulo.. ja é um baita negocio.

E se a placa nao te avisa da fraude - a maioria nao vai se ligar - vai fazer o OC na memoria e achar que comprou mesmo uma 3200.. e fica por isso mesmo.

e qq esperto com um conhecimento grafico pra fazer as embalagens (ou as vezes nem isso) - faz a fraude.

mas ai vem a historia do CPUZ - que gente mais desconfiada como eu - vai atras.. mas isso é 1%, 5% do cliente .. e detalhe - sera que é confiavel tb? um falsificador mais esperto nao poderia trocar o numero da memoria com algum software (os caras trocam o IMEI do celular.. pra trocar numero de modelo de memoria é o mesmo tapa..)

= a pessoa poderia fraudar 100% a memoria sem ter qq conhecimento de "chip" etc. etc. - so sabendo fazer embalagem - e arrumando um software que renomeie o pente.

= por isso eu achava que a placa deveria de alguma forma identificar de cara a velocidade "DE VENDA" da memoria... se memoria for 2666 ela reconhece 2666 - porque o chip ta setado pra 2666. Se ela é 3200 - a placa reconhece como 3200 porque o chip esta setado em 3200.

- essa é uma duvida q eu tenho - nao sei se isso mesmo.. rs - como você eu tb nunca usei as novas memorias.. so li mensagem de vendedor falando pro cliente fazer o ajuste.. e ai veio essa "desconfiança" .. rss

mas pode ser que nao.. q a memoria REAL - vai sempre entrar na placa com a velocidade real - se a placa suportar.. sem precisar fazer nada.. nao sei. Pra mim era o ideal pra provar que a memoria é realmente 3200.

Postado

@Danielrk Tem um programa chamado OCCT excelente pra testar estabilidade das memórias. Como você sabe que não te venderam uma memória 2400 como 3200? Simples, seta ela em 3200 (sim, a absoluta maioria das memórias fica em 2133 ou 2400 como padrão e você tem que mudar na BIOS, não é lorota de vendedor) e roda um teste no OCCT. Se ela não for 3200 nativa, pode ter certeza que em 2 segundos vai produzir centenas ou milhares de erros. Caso contrário, é 3200 nativa ou ainda uma 2400 binada que poderia ter sido rotulada como 3200 (bem difícil, porque o screening que eles fazem pra rotular as memórias é rigoroso).

• Curtir 1
Postado

@shaman93 legal! 

era essa certeza que eu queria. Entao nao é lorota.. e é fato que nao tem como diferenciarmos as memorias sem testar.

eu comecei a desconfiar quando vi embalagens "supostamente lacradas" - onde os lacres na verdade sao adesivos gigantes - que em nada combinam com o "layout/design" da caixa - mas que na minha opinao servem justamente pra cobrir o lacre original - q deve ser algo muito menor e discreto. 

essa pratica da caixa lacrada com adesivo gigante me lembra outro golpe da era HDMI - com cabos monster que custavam uma fortuna. So que la era mais perceptível porque a qualidade do cabo era visivel - o conector quebrava na sua mao. Mas era uma caixa "monster" lacrada.. com um adesivo gigante..

• Curtir 1
Postado

@Danielrk de qualquer forma, a grana que o cara gastaria pra falsificar uma memória não valeria a pena, pois ele ganharia mais dinheiro vendendo memórias baratas, que tem muito mais giro. Enquanto ele vende dez memórias de R$200 ele vende uma de R$300-400 (não é todo mundo que vai querer pagar tanto numa memória).

• Curtir 1
Postado

Cara, falsificar memória não é tão simples como retirar uma etiqueta de 2666 e colar outra com 3200 por cima não. Memórias que chegam a 3200 vêm gravada internamente o perfil xmp que ela aguenta chegar. Às vezes a placa-mãe não libera automaticamente o perfil xmp, tem que mexer nas configurações da bios, mas internamente ela já vem gravada a velocidade, tensão e latência de funcionamento. Já em uma memória 2666 quando você colocar na sua placa-mãe não vai vir com o perfil xmp gravado, a sua placa-mãe vai reconhecer ela apenas como uma memória de 2666. Se esta memória chega nos 3200 em overclock? Talvez sim, mas você terá que mexer na latência e na tensão manualmente, até chegar em uma velocidade estável, e não é garantido que vai chegar a 3200 estável.

Uma memória 3200 é preparada para chegar nesta velocidade, ela aguenta tensões mais altas, têm dissipadores dimensionados para estas tensões, e os chips que são usados nesta memória são testados para garantir que vão funcionar em 3200. Podem exisitir memórias 2666 que foram retiradas do mesmo conjunto de chips que uma 3200 e foram "rebaixadas" para clocks menores por questão de mercado? Pode existir, mas aí vai da sorte.

• Curtir 1
Postado

@Marco Tada sim - mas concorda que pra chegar ate onde voce chegou você precisa ter uma serie de conhecimentos que a maioria nem imagina que existe? Um dos vendedores que li a resposta chega a dizer: "sim, você precisa fazer alguns ajustes na sua placa - se você nao souber é melhor chamar um tecnico ou comprar uma de 2666"

o que quero dizer é: muitos - talvez a grande maioria - vão comprar e ficar por isso mesmo - na confiança - nem sabem onde ver a velocidade. Outros que conhecem um pouquinho - vão perceber que ela ta rodando em 2666 - e questionar.. ai vem a resposta.. alguns ja vão aceitar que é isso mesmo - faz o procedimento e roda a memoria mesmo capengando - e acha q ta otimo - ate porque ele nao tem muita exigencia de sistema - e nunca vai perceber a deficiencia.. alguns vai dar pau - reclamar q a memoria "ta com defeito" - o vendedor troca/ devolve o dinheiro dizendo q acabou estoque - e resolve -  outros mais desconfiados é q vão atras ... so q ate chegar nesse filtro - vai dar problema em que? 1%, 2%, 5% das vendas?

DA MESMA FORMA --

você ve la nas avaliacoes do vendedor - um usuario negativando ele porque ele "ME VENDEU MEMORIA DE VELOCIDADE ERRADA..."

é verdade ou é mentira? a memoria nao é 3200 como deveria ser? ou é isso - o cara nao sabe como seta-la - e ficou nesse "meio grupo"?

o que quero dizer é que deveria ter um jeito "TECNICO" de você identificar a memoria..

Por exemplo - você disse que "Às vezes a placa-mãe não libera automaticamente o perfil xmp, tem que mexer nas configurações da bios, mas internamente ela já vem gravada a velocidade, tensão e latência de funcionamento"

É isso q eu quero saber.. como temos acesso a essa informacao - pra nao dependermos apenas de "embalagens e etiquetas" - na hora de comprar.. 

Como eu disse - nunca usei - entao nao tenho nem ideia de como funciona - mas você disse que "a placa-mãe NAO LIBERA o perfil XMP" - quer dizer entao que é possivel que ela libere - e de certa forma - nesse caso - confirma-se a velocidade da memoria Nativa - automaticamente?

Tem essa possibilidade? 

Um colega me disse pra usar um programa chamad OCTT ou algo parecido pra testar a memoria.. mas eu nao sei ate q ponto isso é real - porque como você disse - a memoria precisa ser configurada - se a "VERDADEIRA" precisa tb ser configurada - o fato do programa dar erro - nao quer dizer necessariamente que  a memoria é falsa - ela pode so estar configurada errada..

Postado

@Danielrk acredito que com "gravada internamente", ela quer dizer dessa forma:

memoria.png.17dd422ce0992753827112185e93c70d.png

No CPU-Z você consegue ver várias informações na aba SPD, incluindo Part Number, Serial Number, Semana/Ano de fabricação, frequências suportadas, isso é gravado no chip da memória.

Na aba Memory você pode ver a frequência que a memória está rodando no meu PC, aproximadamente 800MHz (que equivale ao clock efetivo de 1600MHz). Esse é um print da minha memória, comprei meu KIT já montado no Mercado Livre em 2015, o cara me mandou tudo encaixado mas me mandou as embalagens originais de todas as peças, tenho guardadas até hoje.

• Curtir 1
Postado

com essa ideia do XMP achei esse video:
- repare que tem muita gente q nem faz ideia de que isso era  possivel.. estão rodando a memoria errada e boa.. 

- pelo video existem as tais configuracoes XMP - que ao serem acessadas - abrem os "PERFIS DISPONIVEIS"

nesse caso - abriu "2666" e "3000" - a memoria era 3000 - ele setou pra 3000.

minha duvida é se o perfil XMP abriu 2666 e 3000 porque a placa-mãe so aceitava essas frequencias - ou seja - vai fazer isso pra "QUALQUER MEMORIA" - entao nao resolve nada.. ou se é porque a MEMORIA ESTA PROGRAMADA para as 2 velocidades - o que indica que ela é uma "3000 REAL"

porque se ela fosse uma 2666MHz - so viria "2666" no perfil.. nao tem porque aparecer um "3000" do nada - sendo que tem outras velocidades tb..

ai fui atras da placa-mãe usada na demonstracao: ASUS RAMPAGE MAXIMUS RANGER VII..

e ela informa que aceita:

3200(O.C.)/3100(O.C.)/3000(O.C.)/2933(O.C.)/2800(O.C.)/2666(O.C.)/2600(O.C.)/2500(O.C.)/2400(O.C.)/2200(O.C.)/2133(O.C.)/2000(O.C.)/1866(O.C.)/1800(O.C.)/1600/1333 MHz

ou seja - confirmando que o "SETTING" do perfil esta na memoria.. se fosse da placa ela so deveria aceitar as 2 velocidades do perfil ou aparecer todos os perfils setados..

se o perfil XMP é setado pelo fabricante na memoria - e ele mostra 2666 e 3000 - acho q podemos considerar q é o metodo mais eficaz de verificar a velocidade nativa da memoria.. porque se ela nao fosse 3000, so estaria 2666 disponivel nos perfis..

certo? acho q é por ai pra se identificar com CERTEZA q velocidade real da sua memoria..

adicionado 10 minutos depois
23 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Danielrk acredito que com "gravada internamente", ela quer dizer dessa forma:

memoria.png.17dd422ce0992753827112185e93c70d.png

No CPU-Z você consegue ver várias informações na aba SPD, incluindo Part Number, Serial Number, Semana/Ano de fabricação, frequências suportadas, isso é gravado no chip da memória.

Na aba Memory você pode ver a frequência que a memória está rodando no meu PC, aproximadamente 800MHz (que equivale ao clock efetivo de 1600MHz). Esse é um print da minha memória, comprei meu KIT já montado no Mercado Livre em 2015, o cara me mandou tudo encaixado mas me mandou as embalagens originais de todas as peças, tenho guardadas até hoje.

@GuilhermeGB sim.. meu medo de usar o CPU-z era aquilo que falei de alterarem essa info de partnumber/nome, etc..porque se o cara consegue mudar IMEI de celular - arrumar um programa q so mude o nome da peça - nao deve ser muito difícil.. ai as infos de frequencia vem da memoria que você ajusta na placa.. se você ajustou ela pra 3200, vai aparecer ai pra você o partnumber "fake", o serial "fake", mas as infos de velocidade ok.. 

claro que ajuda a "verificar" - porque pode ser que nao se faca nada disso e por ai a gente ja descobre a falsidade.. mas nao deve ser difícil alterar nomes apenas.. nao sei..

acho q o caminho do XMP parece ser mais confiavel.. tudo bem, a gente pode falar - ahh.. mas tb pode ter um programa que faca a troca do perfil.. mas ai nao é so trocar o nome de 3000 pra 3200 por exemplo.. tem q mudar as configs todas.. e ai acho q comeca a ficar muito complexo e arriscado pra  um falsificador fazer.. porque ele praticamente vai ter que fazer oc em cada pente, coisa q ja demanda conhecimento (nao apenas saber escrever) - e o risco de voce queimar a memoria e perder o produto - coisa que é a morte pra falsificador - entao pelo risco.. e como a maioria nunca vai chegar ao xmp.. acho q é mais confiavel, verificar se existe o perfil no xmp pra se autenticar a velocidade real da memoria.

acho ne..rs 

Postado

Cara, esse perfil XMP é individual para cada módulo de memória, não tem essa de que a placa-mãe vai atribuir os mesmos valores para módulos diferentes de memória. As memórias 3200 já vão vir com os perfis que ela aguenta rodar, a de 2666 não vai vir com perfil de 3000 ou 3200 gravado, aí vai ter que fazer overclock manual e depender da sorte de conseguir um clock mas elevado.

Tem módulos de memória que funcionam perfeitamente por volta de 3000 sem mexer na tensão, outros já precisam de mais tensão, e isso tudo já vem gravado na própria memória. Não existe um perfil genérico para 2666, 3000, 3200, etc. Cada módulo é capaz de atingir um determinado clock, com determinada tensão e com latências específicas. Para alguém pegar um módulo 2666 e "falsificar" para 3200 ele teria que primeiro testar vários módulos e em várias configurações de tensão e latência diferentes, e se tudo estiver ok, vai conseguir 3200 estáveis. Aí ele teria que gravar essas informações na memória, o que acho difícil, pois provavelmente a parte da memória onde isso fica gravado não é uma EPROM, que dá para ser regravada, pois esse tipo de informação não deveria ter que ser re-escrita durante a vida útil da memória - ou seja, o falsificador teria que desmontar a memória, remover o chip que identifica esses valores, e soldar outro no lugar.

Percebeu que não é uma coisa simples que você estava dizendo, que o vendedor desonesto vai lá e troca um adesivo na memória e pronto?

O que pode ocorrer é de fabricantes de memória inescrupulosos venderem memórias cujas especificações reais sejam bem abaixo do que o publicado, ou fabricantes de memória genérica que falsificam memórias de fabricantes conhecidos; nunca ouvi falar no mercado de memórias RAM, mas no mercado de flash drives e pendrives isso ocorre direto.

Acredito que se você ficar nos fabricantes tradicionais de hardware, e nas lojas tradicionais, você não vai pegar uma memória de qualidade duvidosa ou falsificada.

• Curtir 1
Postado

@Marco Tada obrigado pela ajuda.

- entao essa questao de regravar os dados eu nao tenho a menor ideia - ate por isso pedi ajuda aos universitarios - alguns como você defende que nao tem como mudar - outros - ja me disseram que é so usar um programa pra isso. Realmente nao sei. 

Por isso que levantei o questionamento de que se nao é possivel termos uma forma de saber a qualidade da memoria comprada - e nao depender de "tags" - etiquetas e etc.. q podem ser adulterados. ( podem = nao é uma afirmacao )

Eu nao duvido que com tamanha dificuldade de se ter algo conclusivo - nao tenha vendedores fazendo isso ja. Inclusive vendedores de oportunidade - caseiros - que resolvem fazer um upgrade na sua memoria - compram outra - pegam a caixa da memoria melhor - e vendem a velha nela. A unica coisa que pode ocorrer é ele dar o azar de vender pra alguem que tenha conhecimento pra identificar a fraude - e dai ele devolve o dinheiro - e vende pra outro - ate porque a grande maioria nao faz ideia do que ta comprando..

Ate coisas mais sofisticadas - por exemplo - você fala de "testar" memoria - eu vejo vendedores no ML vendendo quantidades ridiculas de memorias 3200Mhz - 1, 2 unidades - e quantidades gigantes de memorias 2666Mhz - 20 30, 50..

ai ele vende a de 3200MHz - e em alguns dias - ja repoe o estoque - de novo 1, 2 unidades.

- você pode dizer - normal - ele vende pouco de 3200 - nao quer arriscar - etc. etc. etc.

concordo -

ou ele ta testando entre as centenas de 2666 que tem em estoque - qual fica mais estavel em 3200 - e fazendo algum esquema.

nao sei. 

O que eu quero dizer é que meu pensamento é igual de "AGENCIA ANTI-DOPING" - eu nao to preocupado SE o atleta se dopa - SE tem porque - SE é simples - SE é difícil.. como se dopa...

O Lance Armstrong fazia la um baita esquema filtrando sangue, etc etc etc.. Ninguem diria que seria possivel.. que ele.. um campeao, humanitario, homem de  bem... jamais.. 

mas tava fazendo na nossa cara...

Eu to so preocupado em PROVAR que ta tudo ok. 

= se é fácil, se é difícil, se dá, não dá - se tem porque - nao... é que acaba levando a gente a acreditar que ta nao tem doping no esporte - e ta tudo bem.

sera?

- ai olha so o que o vendedor responde - isso é uma - sao varias respostas similares que vi de varios vendedores:

Citação

Todas as placas mãe tem uma frequência máxima nativa , em mhz para leitura de memória, acima desta leitura ela também aceita frequências mais alta mas voce precisará trabalhar em overclock, para chegar na frequência desejada. Se voce utilizar uma memória com frequencia 3000MHz e a leitura nativa maxima de sua placa,for tipo 2666MHz , esta memoria de 3000 mHz irá trabalhar a 2666MHz. Para trabalhar em overclock precisa entrar na bios e alterar a tensão de trabalho da memória, é fácil para quem sabe, se voce não souber , sugiro que procure um tecnico para fazer o serviço ou compre a frequenciqa de memoria a maxima que sua placa-mãe suportar. 

To comprando uma 3200 ou o vendedor ta me vendendo uma 2666 e querendo q eu faça OC?
- ele pode ter explicado de forma equivocada? sim.. mas ai entramos de novo na secao do "pouco importa" - nao importa se é ou nao.. se foi ou nao..

o que importa é se temos ou nao uma forma de conferir a memoria sem depender desses "ooops" tb.

o xmp é seguro? entao beleza. resolvido.
- nao é? o que podemos fazer... a agencia anti-doping trabalha assim tb.. os falsarios estão sempre 1 passo a sua frente assim como quem faz doping - so que sempre tem um rastro.  diuretico? o que podemos checar na memoria que vai mostrar "a verdade" ? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...