Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!
Preciso de alguns resistores de 10 mega ohms 5 Watts para um projeto. Essa é a especificação indicada para o componente.

Porém não localizo esse valor/potência específicos e desejaria, caso não consiga mesmo achar o componente indicado, usar um substituto 100% equivalente.

Até localizei alguns resistores na faixa de mega ohms, mas com potência de 2 watts ou 1/4 watt. Ligando em série eu obteria os 10 mega ohms como resistência equivalente, mas a dúvida que tenho é, genericamente, o que essa potência menor nos resistores pode implicar no funcionamento do circuito? Menos corrente vai ser utilizada ao mesmo tempo pelos componentes com potência menor do que o indicado no projeto?

Se alguém souber onde localizo com 100% de certeza esse resistor, me responda por mensagem privada, por favor. Em site de compras chinês eu localizei, mas demora mais de um mês para chegar.

Postado
26 minutos atrás, rob73 disse:

o que essa potência menor nos resistores pode implicar no funcionamento do circuito?

Em alguns casos até funciona. 

Mas na maioria das vezes os resistores esquentam e podem queimar, pondo o trabalho a perder estragando seu projeto. 

Agora, 10Mohm/5W... Com quantos volts trabalha esse circuito seu? 

Nas minhas contas, pelo menos uns 20KV pra circular uns 2mA e fazer dissipar 2W.

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Pode colocar 10 de 1M 1W+ em série com segurança. Aliás tende a ser até melhor devido à isolação. Alta resistência e alta potência implica em alta tensão envolvida como intuiu corretamente o amigo @Renato.88

7 horas atrás, rob73 disse:

Menos corrente vai ser utilizada ao mesmo tempo pelos componentes com potência menor do que o indicado no projeto?

Retificando... menos tensão em cada (daí a supramencionada questão da isolação). Em série a corrente é a mesma.😏

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, Renato.88 disse:

Em alguns casos até funciona. 

Mas na maioria das vezes os resistores esquentam e podem queimar, pondo o trabalho a perder estragando seu projeto. 

Agora, 10Mohm/5W... Com quantos volts trabalha esse circuito seu? 

Nas minhas contas, pelo menos uns 20KV pra circular uns 2mA e fazer dissipar 2W.

@Renato.88 o resistor recebe a saída de um circuito montado usando um flyback... Então a saída é de alta tensão com baixa corrente. O capacitor usado no mesmo esquema é de 22 nano farad 1,6 kV.

Postado

O problema é a isolação. Pelo capacitor escolhido suponho que a tensão fique no 1kV. Em 1kV o pico de dissipação será de 100mW. Foi sugerido 5W devido ao tamanho maior que suporta maior isolação. Então o que tem que fazer são ligações em série para obter os 10MR desejados e a isolação desejada. Na montagem coloque os resistores na horizontal. Na soldagem coloque uma altura de +- 1mm entre o componente e o PCB, em alta tensão não se deseja o contato entre o capacete do componente e o PCB. Isto é fácil, faça um papelote de papel dobrado. A isolação do resistor escolhido determina o mínimo de componentes em série, procure dar uma margem de pelo menos 20%.

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, rob73 disse:

@Isadora Ferraz Se entendi direito o seu post, um resistor 10M 5W é totalmente equivalente a 5 resistores de 2M 1W ligados em série. É isso? 

@rob73 , não há necessidade de se ter 5W de dissipação pelo simples fato de que não haverá dissipação de tanta potência. A necessidade é de isolação. Dessa forma, 5 resistores de 2MR com 250V de isolação individual já será suficiente. Isso é encontrado em resistores de 1/4W, baratos, pequenos e fáceis de serem encontrados.

Postado
3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@rob73 , não há necessidade de se ter 5W de dissipação pelo simples fato de que não haverá dissipação de tanta potência. A necessidade é de isolação. Dessa forma, 5 resistores de 2MR com 250V de isolação individual já será suficiente. Isso é encontrado em resistores de 1/4W, baratos, pequenos e fáceis de serem encontrados.

Eu entendi sua explicação, Sérgio, e agradeço por esclarecer.

Só quero entender esse conceito que para mim é novo se as potências dos resistores ligados em série se somam. Nos livros de física explicam que os valores das resistências em série são somados para se calcular uma resistência equivalente. Já a análise de como se calcula a potência do resistor equivalente no caso de resistores ligados em série eu nunca vi em livro algum... Ainda mais que alguém pode sair conectando resistores de potências diferentes, e aí como se calcularia...

Postado

Supondo estarem em série e as resistências iguais as dissipações se dividirão igualmente ou de forma proporcional à resistência se diferentes. Durante o cálculo considere apenas o valor resistivo e calcule a potência que será dissipada em cada elemento e a tensão em cada elemento. Depois verifique se o componente escolhido suporta a dissipação e a tensão entre os terminais.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim iguais se somam potẽncias. Tanto faz se em série ou paralelo.

Voltando á realidade prática da tensa alta tensão, de novo prestenção na questão da isolação.

Se achar que deve, fale mais sobre este circuito secreto com mosca retrógrada (vulgo fly back).

Retrocedendo... 1.jpg>1k.txt...

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!