Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, gente!

Queria ligar um fan da mesma forma que no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=2aqevsjJ8PE&t=329s

Contudo o meu modelo não tem os fios preto e vermelho *todos são pretos*

Segue modelo:

https://www.youtube.com/watch?v=JOBU8geslOU

Como posso fazer para ligar este fan em um botão? Já tenho tudo aqui, ferro de solda, estanho e etc...

Modelo do botão:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-983670095-chave-alavanca-ligadesliga-mts-101-6a-250v-2-terminais-_JM

Grato a todos desde já.

Postado

Boa noite, já verificou se não está escrito no fio?

geralmente quando são da mesma cor, a fabricante coloca um "+" no positivo e um "-" no negativo.

Edit: para fazer como no vídeo (se seu fan só tiver dois fios) você pode usar qualquer um deles como positivo/negativo para colocar o botão. E se ligar invertido na fonte, o máximo que vai acontecer é não ligar ou girar ao contrário.

• Curtir 2
Postado

Já vi dispositivo que, em vez de ter a capa plástica em cores diferentes tinha o cabo metálico mostrando quem é o positivo e quem é o negativo. No caso, o metal do lado positivo era cor de cobre e o do negativo prateado. Mas só dava para saber desencapando, mesmo... se bem que no caso não era tão crítico, era um alto falante.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

Já vi dispositivo que, em vez de ter a capa plástica em cores diferentes tinha o cabo metálico mostrando quem é o positivo e quem é o negativo. No caso, o metal do lado positivo era cor de cobre e o do negativo prateado. Mas só dava para saber desencapando, mesmo... se bem que no caso não era tão crítico, era um alto falante.

Realmente isso é usado em alto falantes, em motores se for corrente contínua o vermelho e preto, isso é padrão.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tem conector?... Siga as cores de um que tem cor...

HTB1tMdzph6I8KJjSszfq6yZVXXag.jpg

https://www.hardware.com.br/comunidade/cooler-fios/1481199/

Via fan 3 fios

Bom dia, gente! Agradeço a todos pelas mensagens, obrigado. Meu fan não é bem como a foto acima. Tentei seguir a dica seguindo as cores conforme a imagem acima,contudo ainda não consegui identificar bem

dfsdfdsfds.jpg

dsdsfdgf.jpg

jjfxdkjxckl.jpg

Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

jjfxdkjxckl.jpg

De acordo com essa imagem:

Repare que tem um número 1 no conector, ele é o negativo. 

O do meio é o positivo e o terceiro é o sensor que marca a velocidade. 

Olá, amigos! Boa tarde! Obrigado, Renato.88. Só mais uma dúvida. Meu botão tem 6 perninhas de metal. Posso escolher qualquer uma delas para ligar o positivo e o negativo? No vídeo que enviei no primeiro post o cara tem um conector com três fases. O meu tem seis.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, igor mds disse:

Posso escolher qualquer uma delas para ligar o positivo e o negativo?

O negativo você liga direto. 

Quanto ao positivo da fonte, você liga ele em um pino do meio. 

O positivo do fan você liga em um terminal da ponta que fique no mesmo lado de onde ligou o outro fio. 

• Curtir 1
Postado
Em 25/01/2020 às 19:58, Renato.88 disse:

O negativo você liga direto. 

Quanto ao positivo da fonte, você liga ele em um pino do meio. 

O positivo do fan você liga em um terminal da ponta que fique no mesmo lado de onde ligou o outro fio. 

Boa noite, gente! Renato.88, muito obrigado! Deu tudo certo. Aproveito para agradecer também a todos os outros que mandaram sus respostas. Consegui ligar o fan no botão. Podem fechar o tópico, grato.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...