Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Data compra: 05/12/19

Data do review: 31/01/20

Marca: Acer

Modelo: A315-41 R4RB

CPU: Ryzen 5 2500U (4c/8t)

GPU: Vega 8 1GB (integrado)

RAM: 8GB + 4GB DDR4 (dual-channel habilitado)

HD: 1TB 5400RPM

Tela: TN 15.6'

Resolução: 1366x768

Sistema: Windows 10 Home

Desde o início de 2019 eu estava a procura de um novo notebook para substituir o antigo na qual apresentava vários problemas, além de ser um tanto ultrapassado, porém era difícil achar um modelo relativamente bom com um preço acessível.

No mês de Dezembro de 2019 surgiu a oportunidade na loja oficial da Acer, bem no embalo da Black Friday. Achei vários modelos legais, mas o A315-41 R4RB me conquistou pelas especificações. Seu preço normal na época era em volta de R$3.000 (full), sendo na promoção R$1.900. Atualmente ele custa em média R$2.400 dependendo da loja.

A seguir, darei minhas opiniões após aproximadamente 2 meses de uso:

Aparência

O produto é leve, design bonito, a carcaça parece de plástico dando a impressão de ser frágil. Layout do teclado meio compacto padrão ABNT2 junto com numérico, tendo funções multimídia. Todas portas USB e demais conexões funcionando sem problemas. O único detalhe foi a tela que em alguns sites citavam como anti-reflexo, mas na real é glossy (lustroso), sendo horrível quando há uma fonte de luz razoável e dificultando a visão principalmente em imagens escura.

Coloquei uma película anti-reflexo (fosca) própria para notebooks, na qual me ajudou e muito este problema com a tela.

Desempenho

De início não me agradei muito, parecia um tanto lento. Como o sistema estava instalado com os programas e padrões de fábrica, a primeira coisa que fiz foi realizar uma instalação limpa do Windows 10 Home.

Depois que instalei novamente o sistema e configurei a meu gosto, devo dizer que o resultado foi excelente, rodando qualquer aplicação comum (navegar na internet, pacote office)  de forma bem ágil a ponto de não pensar em colocar um SSD tão cedo.

Software e drivers

Todos os drivers disponíveis no site da Acer foram aceitos sem problemas. Único inconveniente a princípio é o driver do vídeo integrado Vega 8, porém parece ser algo relacionado diretamente com a AMD.

Dia 29/01/20 atualizei o BIOS e desde então o boot do sistema ficou um tanto lento, mas hoje o boot foi normal... Vou deixar passar mais um tempo e ver se foi algo momentâneo. Qualquer coisa volto na versão anterior para confirmar.

EDIT: Segui os passos de outros que tiveram este mesmo sintoma na troca de BIOS, na qual seria restaurar o sistema/PC. O boot ficou mais ágil agora.

Desempenho em jogos

Se estiver procurando um notebook com foco em jogos, não recomendo este modelo. Testei alguns jogos para medir o desempenho:

Resident Evil 4: Consegui rodar 90% do tempo a 60 FPS com qualidade alta/média em resolução 720p.

Resident Evil 2 Remake: Mesmo em qualidade mínima, menor resolução possível (ainda com escala 50%), a margem de FPS beira entre 30 a 40 e só atinge 60 em locais com poucos detalhes.

CS:GO: Com tudo no mínimo e usando a resolução 768p, a média de FPS varia entre 80 a 150 dependendo do mapa e situação.

League of Legends: Com tudo no máximo em resolução 768p, testando em uma partida contra bots, se alcançou tranquilo a média de 80 FPS.

Crash Bandicoot N. Sane Trilogy: No mínimo se alcança fácil 60 FPS, porém com alguma opção no alto já varia os frames em alguns momentos.

Não sou muito exigente na questão gráfica em notebook e os resultados em jogos até foram satisfatórios, e pelo que pude perceber, o Ryzen 5 2500U usando sua função de processador ele é bastante potente, no entanto peca muito no vídeo integrado, pois grande parte do gargalo se resume a resolução e qualidade gráfica devido a questão da limitação do TDP no notebook para manter a baixa temperatura (não só neste modelo). Se houvesse um meio oficial (Acer ou AMD) de alterar o TDP, haveria um ganho de desempenho interessante, o que é uma pena.

Para jogar casualmente ou apenas passar o tempo, até é bom o desempenho pelo valor pago, mas a meta de 60 FPS cravados mesmo no mínimo não vejo muito futuro.

Considerações finais

Comparando ao meu notebook anterior, as faixas de preço praticadas em modelos atuais, achei este A315-41 R4RB uma excelente escolha devido as especificações pelos R$1.900 pagos, mas acima de R$2.200 já teria me arrependido. Considero o desempenho geral muito bom, mas eu esperava mais do vídeo integrado.

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, Inst_Daniel disse:

@Lost Byte Não consegue habilitar 2GB de memória para o video integrado? Talvez ajuda a dar um pouco mais de estabilidade. 

Isto não é possível, pelo menos não neste modelo. O BIOS do chipset dele é muito limitado e possui poucos recursos para alterar.

A expectativa é que a Acer lance uma versão mais flexível nestas questões, porém não acredito nisto. Há muitos relatos similares com notebooks da HP por exemplo. As empresas alegam que o BIOS é feito assim para manter a segurança do produto.

Há quem diga que é possível se colocando um BIOS modificado por terceiros, mas não vou ser doido de realizar este procedimento duvidoso e perder garantia ou até mesmo o produto.

• 3 meses depois...
Postado
Em 31/01/2020 às 13:16, Lost Byte disse:

Isto não é possível, pelo menos não neste modelo. O BIOS do chipset dele é muito limitado e possui poucos recursos para alterar.

A expectativa é que a Acer lance uma versão mais flexível nestas questões, porém não acredito nisto. Há muitos relatos similares com notebooks da HP por exemplo. As empresas alegam que o BIOS é feito assim para manter a segurança do produto.

Há quem diga que é possível se colocando um BIOS modificado por terceiros, mas não vou ser doido de realizar este procedimento duvidoso e perder garantia ou até mesmo o produto.

Cara, eu tenho esse notebook.
Adicionei um ssd m.2 nele... a unica coisa que eu queria era poder aumentar a memoria de vídeo, infelizmente não é possível, se fosse... 

Postado
11 horas atrás, Flavio DJB disse:

a unica coisa que eu queria era poder aumentar a memoria de vídeo, infelizmente não é possível, se fosse... 

Mesmo assim, aumentar a memória VRAM e continuar com o mesmo clock não resolveria de forma efetiva.

11 horas atrás, Flavio DJB disse:

Adicionei um ssd m.2 nele

Pretendo fazer isto futuramente. Como ficou o resultado com esta unidade? Teve alguma diferença prática fora os loadings em geral?

• 8 meses depois...
Postado

Saudações pessoal!

Também tenho um notebook desse, troquei a memória de 4gb que vem com ele por uma HyperX de 16gb. Troquei também o HD por um SSD SATA há algum tempo. A máquina melhorou bastante, ficando com uma configuração de ponta, gastando pouco mais de 500 reais. Acontece que, como trabalho com desenvolvimento de software, algumas vezes a velocidade de um SSD SATA ainda não é suficientemente alta, percebo uma diferença muito grande quando comparo com maquinas de outros colaboradores da nossa empresa, acredito que tal melhora se deva ao M.2 Nvme instalado nas maquinas deles. 

Gostaria de saber quais os hardwares de armazenamento PCIe M.2 são compatíveis com a máquina e qual a velocidade máxima conseguimos atingir nesse barramento.

Abraço, turma!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...